Novas vagas

Prefeitura de Criciúma planeja abrir concurso para professor auxiliar de sala de aula

Intuito é atender a demanda na rede municipal de ensino

Por Jessica Rosso Crepaldi - jessica.rosso@engeplus.com.br

Em 22/04/2025 às 16:42
imagem da noticia
Foto: Shaiane Corrêa/Arquivo Prefeitura de Criciúma

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação, planeja abrir um concurso com vagas previstas para professor auxiliar de serviços educacionais, popularmente chamado de segundo professor. O intuito é atender a demanda na rede municipal de ensino. 

O concurso deve ocorrer após a finalização da chamada dos novos professores publicada na última quinta-feira, dia 17, no Diário Oficial. No certame foram convocados professores de diferentes áreas, desde arte até matemática, e uma especialista em assuntos educacionais [professora auxiliar]. 

De acordo com a secretária de educação, Geovana Benedet Zanette,os profissionais farão a escolha das vagas de acordo com a classificação e dentro de 30 dias. “Pode ser que até antes disso já estejam nas escolas atendendo estes alunos”, ressaltou. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Zanette comentou sobre como a Secretaria de Educação está resolvendo a situação com a falta do segundo professor. “A gente pede que os pais tenham um pouquinho mais de paciência, porque nós temos também os monitores. As crianças não estão desassistidas. De alguma forma sempre realocamos algum professor, ou profissional da própria escola para dar esse suporte em sala de aula, porque sabemos que essas crianças precisam de um acompanhamento", afirmou a secretária.

Segundo ela, as escolas contam com o atendimento educacional especializado (AEE), que é no contraturno. “É um professor que está também disponível nas instituições. Estamos tentando realocar e atender o máximo possível”, disse. 

A secretária ainda salientou que há também vagas para estagiários. "Nós temos também a empresa que está chamando os monitores, que são os estagiários. Pedimos que os estudantes que queiram se apresentem na Secretaria de Educação”, frisou.

Zanette ainda comentou sobre as funções das pessoas que ocupam os cargos. “O professor da sala de aula é o professor de todos. Às vezes, a comunidade entende que o [professor] auxiliar de sala ou o monitor [estagiário] são só para aquela criança. Não. Ele é para auxiliar toda a sala. Precisamos ter essa nova visão de que o monitor e o professor auxiliar não são exclusivos do aluno, claro que eles dão esse suporte se o professor precisar, mas precisamos entender que o professor da sala de aula é o responsável pela aprendizagem e pelo desenvolvimento também dessa criança com necessidade específica”, concluiu.

O número de vagas para o concurso não foi informado.

Protesto

Foto: Jessica Rosso Crepaldi/Portal Engeplus

Na última quinta-feira, dia 17, mães e alunos realizaram uma manifestação em frente a EMEB Profª Clotildes Maria Martins Lalau, no bairro Renascer, em Criciúma, alegando a falta do segundo professor, para acompanhar 28 alunos autistas em sala de aula. 

A gerente de assuntos educacionais específicos da Secretaria de Educação, Andreia Berto, admitiu que há uma falta de profissionais na instituição de ensino devido a falta de interesse pelas vagas.

Segundo ela há duas vagas abertas desde fevereiro que não foram preenchidas para o segundo professor, e mais 15 vagas que surgiram após a avaliação da equipe multidisciplinar. Recentemente o Legislativo criciumense aprovou um projeto que cria mais vagas para professores auxiliares para suprir a demanda, que possibilita a realização do novo concurso.

Leia mais sobre:

concurso,

EDUCAÇÃO,

prefeitura de Criciúma,

professor auxiliar,

segundo professor,

auxiliar de serviços educacionais.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Educação