Por Emanuela Teixeira - emanuela.teixeira@engeplus.com.br
Em 10/07/2025 às 16:49A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Marcilio Dias de San Thiago, localizada na rua Avenida Boa Vista, na Vila Manaus, em Criciúma, vem realizando um projeto com o intuito de incentivar a leitura fluente para os estudantes da instituição. A ideia uniu 10 turmas dos terceiros aos nonos anos do ensino fundamental, sendo um projeto contínuo, que acontecerá ao longo de todo o ano letivo.
Conforme a diretora da instituição, Adriana Johansson, foi criado um desafio em que todas as turmas que conseguissem apresentar a leitura de um texto, coletivamente, de forma uníssona, ganhariam um lanche especial e um recreio estendido. “A fluência leitora é um dos principais fatores que influenciam o desempenho acadêmico e a formação intelectual dos estudantes. Ela permite uma compreensão mais profunda de textos e facilita a aprendizagem nas diferentes disciplinas”, pontuou.
Adriana destacou a importância da leitura no desenvolvimento de cada criança durante a aprendizagem. “A fluência leitora permite uma compreensão mais profunda de textos e facilita a aprendizagem nas diferentes disciplinas. Nesse sentido, a leitura é importante para desenvolver habilidades essenciais na inclusão de estudantes na sociedade, para poderem se aprimorar da função social da cultura da escrita”, contou.
A ideia para a criação do projeto surgiu com uma avaliação diagnóstica no início do ano letivo de 2025. “Verificou se que a grande maioria dos estudantes dominam o código alfabético, mas não a fluência leitora. Nas avaliações externas de larga escala percebeu-se que os estudantes não conseguem atingir os objetivos, visto que as perguntas são basicamente textos e a interpretação”, ressaltou.
A proposta central do projeto é desenvolver a fluência na leitura de forma contínua na rotina dos estudantes. “Desenvolver e aprimorar a fluência leitora dos estudantes por meio de estratégias pedagógicas que incentivem a leitura regular, promovam a compreensão textual e estimulem o gosto pela leitura como ferramenta essencial para o aprendizado acadêmico, sendo capazes de interpretar e refletir sobre o mundo ao seu redor”, evidenciou.
Conforme a diretora, um dos motivos pelos quais essa dificuldade existe, é por conta de metodologias que não atraem a atenção do aluno. “Os estudantes apresentam dificuldade de leitura devido à falta de estímulo, metodologias pouco atrativas ou pelas dificuldades de aprendizagem, assim como pelo fato de sentirem-se ‘acanhados’ em fazer leitura em voz alta”, frisou.
Detalhes do projeto
Os desafios do projeto são divididos em várias etapas e momentos, desenvolvidos com o auxílio dos professores. “Houve o envolvimento dos professores das diferentes disciplinas, ouvindo, estimulando e avaliando os treinos de leitura. Nesta primeira etapa os professores juntamente aos estudantes escolheram o texto que seria lido e todos”, destacou.
Os critérios para participar do projeto são ser uma leitura coletiva, em voz alta, com precisão, velocidade e que se sobressai. A diretora contou que alunos ficaram animados e aceitaram participar imediatamente. “Esperamos desenvolver o letramento, bem como o interesse e o gosto pela leitura. Acreditamos que, nesse contexto, além de melhorar nossos índices, visamos melhorar a aprendizagem dos estudantes”, compartilhou.
Como forma de motivação, a turma que se sair melhor no desafio final, recebera um lanche e direito a um recreio estendido. “Ficou decidido que a turma que passasse no desafio teria direito de participar de um lanche especial, onde serão oferecidos feijão, arroz, carne e saladas diversas. Além disso, teriam o direito a um recreio estendido, momento de confraternização, com música e entretenimentos”, pontou.
Adriana destacou que o projeto pode ser exemplo para outras escolas que sofrem com o problema. “Esse é um caminho que precisa ser percorrido para colaborar com o processo de aprendizagem dos estudantes. Que é preciso pensar em estratégias coletivas, que envolvam toda a escola a fim de dar visibilidade e reforçar a importância da leitura fluente”, ressaltou.
A divulgação do resultado dos desafios, assim como todo o processo, é divulgado pelas redes sociais e mídias da escola.
Segue o vídeo de um ensaio dos estudantes do sétimo ano:
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