Por Redação Engeplus
Em 12/07/2025 às 16:25Alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de Criciúma que conquistaram medalhas a nível nacional na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) participaram da cerimônia de premiação que ocorreu nessa semana, em Florianópolis. O evento de entrega aconteceu no Auditório Garapuvu, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e reuniu os estudantes medalhistas e professores homenageados de todo o estado.
A celebração teve como objetivo reconhecer os melhores desempenhos entre os mais de 17 milhões de alunos de todo o Brasil que participaram da olimpíada em 2024. Ao todo, 70 estudantes da Rede Municipal de Ensino foram premiados, sendo que oito deles conquistaram medalhas de bronze a nível nacional e representaram Criciúma na cerimônia, outros 62 conquistaram menções honrosas. As professoras Ana Fortunato Rosset e Daiane de Freitas Dalmolin também foram homenageadas pela contribuição e incentivo aos alunos no processo de preparação para a OBMEP.
“Conquistar esse destaque entre mais de 17 milhões de estudantes do Brasil inteiro é motivo de muito orgulho, tanto para os alunos e suas famílias, como para o Município e toda a nossa rede de ensino. Isso representa a força e a qualidade da educação em Criciúma, com o talento dos estudantes e a dedicação diária dos nossos professores”, destaca o prefeito Vagner Espindola.
A secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, também ressalta a importância desse reconhecimento: “É uma grande alegria para a nossa rede ver tantos alunos se destacando nacionalmente. Isso mostra que investir em educação pública de qualidade gera resultados excelentes, não apenas em sala de aula. Esses 70 jovens premiados são exemplos de talento, esforço e do trabalho comprometido dos nossos professores”, pontua Geovana.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma das maiores competições estudantis do país e oferece, também, uma premiação regional. Santa Catarina figura entre os estados com maior número de estudantes premiados anualmente. Em 2025, a primeira fase da OBMEP já foi realizada e as escolas e seus alunos estão em preparação para a segunda etapa, que acontece em outubro.
Confira abaixo os estudantes do município que receberam as medalhas:
Davi Silva de Souza (EMEF Filho do Mineiro);
Alice Reus de Souza (EMEF Hercílio Amante);
Fernando Schmitt Back e Samuel Vieira de Sousa (EMEF Jorge da Cunha Carneiro);
Arthur Notrevesel Batista Silva (EMEF José Contim Portella);
João Miguel Borges Pinho e Ana Luiza Lovera Rosso (EMEF José Rosso);
Rafael Silva da Cruz (EMEF Padre José Francisco Bertero).
Colaboração: Larissa Lopes/Decom.
Leia mais sobre:
criciuma,
EDUCAÇÃO,
OBMEP.
Dia da Psicólogo
12 formações
Conquistas
Panorama detalhado
Projeto-piloto
Encontros gratuitos
Dia da Psicólogo
Projeto-piloto