Inclusão social

Professores de Criciúma participam de formação sobre cultura africana

Iniciativa visa promover práticas antirracistas e inclusivas

Por Redação Engeplus

Em 18/07/2025 às 17:15
imagem da noticia
Foto: Divulgação/PMEDER

Visando promover práticas pedagógicas antirracistas e inclusivas, a Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, por meio do Programa Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais (PMEDER), iniciou, nessa quarta-feira, dia 16, um ciclo de formações voltadas ao uso de jogos étnico-raciais nas escolas da rede municipal.

A atividade, intitulada “Cultura Africana em Jogo”, aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Érico Nonnenmacher e reuniu representantes das 62 unidades de ensino do município.

A iniciativa visa ampliar o conhecimento dos profissionais da Educação para implementação da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, posteriormente modificada pela Lei nº 11.645, de 2008, que torna obrigatória a abordagem da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo escolar.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A formação surgiu a partir da aquisição de R$ 500 mil em materiais pedagógicos, entre jogos de origem africana, indígena, bonecas negras e brinquedos educativos.

Cada jogo vem acompanhado de instruções detalhadas, com informações sobre o país ou região de origem dentro do continente africano, sua importância cultural e as formas e possibilidades de aplicação em sala de aula.

Os materiais possibilitam o trabalho interdisciplinar em diferentes componentes curriculares, como Matemática, História, Educação Física e Língua Portuguesa, para o desenvolvimento de determinadas competências: o raciocínio lógico, a coordenação motora, a cooperação, o respeito à diversidade e o resgate de saberes antirracistas.

Para a secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette, a iniciativa reforça o compromisso da rede municipal com uma educação antirracista e plural. “Estamos entregando ferramentas que ampliam o olhar dos nossos educadores e valorizam a pluralidade cultural desde a infância. Essa formação representa um passo importante na construção de práticas pedagógicas mais justas e representativas”, ressaltou a secretária.

Conforme a coordenadora do PMEDER, Andreza Fidelis, a proposta é que os participantes multipliquem o conhecimento adquirido para toda a comunidade escolar, dentro de cada unidade de ensino. “Os jogos possuem um forte valor histórico, cultural e educativo. Cada material vem com sua origem, países onde ele é mais jogado e possibilidades de uso interdisciplinar”, destacou a coordenadora.

Programa Municipal de Educação Para Relações Étnico-Raciais

O Programa Municipal de Educação para Relações Étnico-Raciais (PMEDER) foi implantado para combater o racismo e a discriminação nas escolas municipais de Criciúma, além de criar ações para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/8, promovendo uma educação antirracista.

A iniciativa é focada na capacitação continuada de professores, gestores e estudantes para abordar o racismo de forma crítica, assim como compreender e valorizar a diversidade cultural presente na região. Uma das iniciativas de destaque do Programa Municipal é o Protocolo de Prevenção e Enfrentamento ao Racismo (PPER) em Criciúma, lançado em 2023.

Colaboração: Eduarda Salazar

Divulgação/PMEDER

Leia mais sobre:

criciuma,

EDUCAÇÃO.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Educação