Atualização de matéria às 17h53min / Góes obteve 4.286 votos e superou Jairo Celoy Custódio. A diferença de votos entre eles foi de 411
Compartilhe:
Por Ana Paula Cardoso - anacardoso@engeplus.com.br
Em 03/03/2013 às 17:34
Foto: Fotos: Vinicius Alexandre Fabrício
Atualização de matéria às 17h53min / Antes das 17h30min deste domingo, todas as urnas, 26, do Balneário Rincão estão apuradas e apontam a vitória de Décio Góes (PT) e Olírio Lino (PSD) na prefeitura do novo município. Góes, primeiro prefeito do jovem município, superou Jairo Celoy Custódio e Naelti Vianna, obtendo 4.286 votos, 52,2% dos votos válidos, enquanto o peemedebista recebeu 3.875 votos, 47,48% dos votos. A diferença foi de 411 votos. Em outubro de 2012, a diferença entre eles foi de 51 votos.
Neste momento começou a festa dos petistas no Balneário Rincão. Nestas eleições suplementares, Góes e Custódio repetiram as chapas. Em outubro passado, o petista teve a candidatura indeferida por conta da Lei da Ficha Limpa e mesmo assim venceu as eleições, mas o fato de ele ter sido barrado na justiça e ter obtido mais de 50% dos votos, gerou a nova eleição no novo município.
Neste processo eleitoral, novamente Góes enfrentou problemas com o registro de sua candidatura. A chapa de oposição buscou o indeferimento da formalização da participação do petista na disputa, mas Góes obteve o direito de concorrer no Tribunal Regional Eleitoral do Estado. Os advogados do PMDB ainda recorreram da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Conforme o advogado Pierre Vanderlinde, “direito eleitoral é ordem pública. O recurso está em andamento e a coligação nem pode retirá-lo, mesmo que quisesse”. O julgamento deste recurso, que busca o indeferimento da candidatura de Décio Góes – sob a alegação de que ele teria provocado novo pleito – ainda não tem data agendada. “O TSE deve julgar se ele estava apto a participar das eleições suplementares. Caso julgue procedente, Góes segue como prefeito eleito no Rincão, caso contrário, será gerada uma terceira eleição e daí Décio Góes não poderá participar”, explica Vanderlinde.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.