Entre Lidas e Vindas

E-book: como usar o livro digital e colocar a leitura em dia

Existem apps que auxiliam o leitor nesta empreitada

Por Amanda Ludwig - entrelidasevindas@engeplus.com.br

Em 28/03/2020 às 18:19
imagem da noticia
Foto: Perfecto Capucine / Unsplash

Bastante gente acha que para ler um livro digita (e-book) é preciso ter um aparelho específico, mas isso não é totalmente verdade. É claro que estes aparelhos (chamados de e-reader) auxiliam neste processo por terem sido pensados exclusivamente para isso. Mas também existem outras formas de ler um livro no computador, no tablet ou até mesmo no celular. Ou seja, acabaram as desculpas. Já podemos começar a colocar a leitura em dia durante a quarentena.

Para aqueles que preferem a tela do computador, a forma mais fácil de ler um livro é em PDF. Existem inúmeros títulos disponíveis na internet. É só procurar, baixar e começar a ler. Mas para aqueles que estão procurando algo com maior qualidade, existem aplicativos específicos que poderão te ajudar. Vamos falar de alguns deles:

 

1 - Amazon Kindle

A Amazon é uma das maiores vendedoras de livros e e-books do mundo. Ela possui seu próprio e-reader, chamado Kindle. Mas através do aplicativo Amazon Kindle os leitores conseguem acessar livros digitais em outros aparelhos também - inclusive em computadores.

Uma dica: quem baixa este aplicativo também pode aproveitar para assinar o Kindle Unlimited, um serviço que é basicamente uma biblioteca online. Por um preço bem baixo mensal, o assinante tem acesso a milhares de livros para baixar e ler em seus dispositivos.

 

2 - Aldiko

O Aldiko foi feito para facilitar sua leitura em smartphones ou tablets e pode ser baixado tanto por usuários de Android quanto de iOS. Ele suporta alguns formatos diferentes de e-books, inclusive ePUB e PDF.

 

3 - EbookDroid

Esse aplicativo é gratuito e não contém propagandas. Então apesar de ser mais simples que outros, acaba sendo a escolha de muita gente. Ele suporta diversos formatos de arquivos de leitura (mas nem todos) e tem algumas funções básicas, mas está disponível apenas em inglês.

 

4 - O próprio aparelho

Estou colocando este item aqui apenas para lembrar que alguns celulares já vêm com um aplicativo próprio para a leitura de livros e PDFs. Os usuários de iOS, por exemplo, encontrarão o Apple Books, que está disponível não apenas nos celulares, mas também nos iPads. Esse app já está conectado com a loja de livros da Apple, o que pode facilitar na escolha e compra de um livro digital (e até mesmo audiobooks).

Já para os usuários de Android, alguns celulares já vêm de fábrica com o app Google Play Livros instalado. Através dele o leitor tem acesso a diversos e-books e audiolivros - alguns deles são, inclusive, gratuitos. Então sempre vale a pena dar uma espiada.

Lembrando apenas que sim, muitas vezes o livro é pago! Os livros gratuitos que encontramos por aí são aqueles que já estão em domínio público ou foram pirateados. Então toma cuidado na hora de baixar o livro. As maiores livrarias do país vendem os e-books em seus sites (e as promoções são ótimas!).

 

É claro que a gama de apps e formatos digitais é ENORME. Essas foram só algumas dicas que podem te ajudar, ainda mais neste período de isolamento social por conta do Covid-19. Com as livrarias fechadas, você pode acabar sendo salvo por um e-book. Até a próxima!

Leia mais sobre:

livro,

ler,

leitura,

pdf,

e-book,

e-reader,

livro digital.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui