Por Amanda Ludwig | @entrelidasevindas
Em 04/04/2022 às 10:54Quem gosta de viajar ou sonha em pegar a estranha sem rumo definido, apenas para apreciar paisagens e conhecer novos lugares, deve gostar de "Todos nós adorávamos caubóis". Mas apesar de o livro de Carol Bensimon ter trazido como pano de fundo uma road trip tupiniquim bem escrita, ele também se aprofunda na história de Cora e Julia, duas amigas de infância que se afastaram no início da vida adulta e voltaram a se encontrar depois de alguns anos.
Na maior parte de suas páginas, o livro se passa em terras gaúchas, e as amigas saem do agito de Porto Alegre para explorar novas cidades e locais do Rio Grande do Sul. É explorando novos caminhos que as amigas parecem finalmente se entender melhor e se conhecer de verdade.
Elas aproveitam o tempo viajando para descobrir como realmente funcionam juntas... questões complexas que podem conversar com diversos leitores. Além de amigas, Cora e Julia se descobrem amantes e finalmente colocam os pingos nos "is", tirando conclusões maduras sobre uma história que começou bastante mal resolvida.
Um trecho da sinopse original:
Cora e Julia não se falam há alguns anos. A intensa relação do tempo da faculdade acabou de uma maneira estranha, com a partida repentina de Julia para Montreal. Cora, pouco depois, matricula-se em um curso de moda em Paris. Em uma noite de inverno do hemisfério norte, as duas retomam contato e decidem se reencontrar em sua terra natal, o extremo sul do Brasil, para enfim realizarem uma viagem de carro há muito planejada. Nas colônias italianas da serra, na paisagem desolada do pampa, em uma cidade-fantasma no coração do Rio Grande do Sul, o convívio das duas garotas vai se enredando a seu passado em comum e seus conflitos particulares: enquanto Cora precisa lidar com o fato de que seu pai, casado com uma mulher muito mais jovem, vai ter um segundo filho, Julia anda às voltas com um ex-namorado americano e um trauma de infância.
Spoiler que não entrega nada mas que diz tudo: o extraterrestre brasileiro Bilu "aparece" no livro. Eu não sei nem começar a dizer como me senti lendo isso, porque vivo falando do ET Bilu por aí. Adoro aquela entrevista famosa com ele. E quem não viu, pode correr pro YouTube agora mesmo. Mas no livro, não é ele que participa, viu? Só é citado, mesmo. Adorei o toque brasileiro.
Curiosidades
E a gente segue conversando pelo e-mail entrelidasevindas@engeplus.com.br ou pelo perfil @amandagarcialudwig, no Instagram. O que você acha sobre o assunto? Te espero lá.
Leia mais sobre:
livro,
rio grande do sul,
literatura,
resenha,
todos nós adorávamos caubóis,
carol bensimon.
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas