Por Amanda Ludwig - entrelidasevindas@engeplus.com.br
Em 24/04/2024 às 18:26Quem gosta de ler ou ver filmes provavelmente já se deparou com histórias sobre viagem no tempo em algum momento. E Kindred: laços de sangue, da autora Octavia E. Butler, é mais ou menos outra delas. Só que muito bem escrita e muito diferente do "usual". Isso porque a viagem no tempo é só uma pequena parte da história, usada para fazer o livro funcionar. A temática central de Kindred é outra. Mas vou tentar explicar melhor.
Kindred conta a história de Dana, uma escritora negra que se mudou com seu marido para um apartamento na Califórnia (EUA) nos anos 70. Em determinado momento de sua mudança, Dana sente uma tontura e desmaia. Quando acorda, já não está mais junto com seu marido Kevin, mas sim em meio a uma mata. É quando ela escuta um choro e descobre uma criança se afogando. Ela consegue salvá-la, mas percebe que assustou a mãe e o pai da criança. Pouco depois do ocorrido, Dana volta para casa, em seu apartamento, toda molhada e sem entender o que está acontecendo.
Cenas como essas voltam a acontecer com frequência, e a cada episódio como esse, Dana descobre um pouco mais sobre o lugar para onde ela vai durante essas "viagens": uma fazenda localizada em Maryland, no período de escravidão pré-Guerra Civil.
Ela também descobre que a criança, a quem ela precisa socorrer com certa frequência, é um de seus antepassados. E a partir de então Dana passa a vivenciar como era a rotina daquela comunidade em um tempo e em um mundo totalmente diferente do seu. Ao ser inserida naquele mundo, a protagonista passa a vivenciar de forma real todos os horrores da escravidão que ela conhecia, até então, apenas lendo os livros.
“Impossível terminar de ler Kindred sem se sentir mudado. É uma obra de arte dilaceradora, com muito a dizer sobre o amor, o ódio, a escravidão e os dilemas raciais, ontem e hoje”
Los Angeles Herald-Examiner
Apesar de ser uma temática pesada, Octavia Butler é mestre em prender o leitor. Essa é uma história para aqueles que gostam de começar um livro e só encontrar algum sossego depois de terminá-lo. Eu li em um fim de semana. Conheço pessoas que leram em menos tempo que isso. E recomendo para qualquer um que esteja em busca da próxima leitura!
Sobre a autora
Octavia E. Butler, nascida em 1947, é uma das mais aclamadas autoras de ficção científica e desde 1976 surpreende o mundo com seus romances de ambientações impactantes, personagens densos e dinâmicas que refletem os nossos problemas sociais mais intrincados. Apesar de enfrentar muito preconceito em uma área dominada por homens brancos, foi a autora que abriu caminho para que outras prosperassem na ficção especulativa e um dos nomes mais fortes quando se fala em afrofuturismo.
Ao longo de sua carreira, recebeu prêmios como o Hugo, o Nebula e o Locus, além da honrosa MacArthur Fellowship, concedida a americanos que tenham realizações excepcionais em suas áreas. Em 2010, quatro anos após sua morte, entrou para o Hall da Fama da ficção científica, em Seattle.
Curiosidades:
E a gente segue conversando pelo e-mail entrelidasevindas@engeplus.com.br ou pelo perfil @amandagarcialudwig, no Instagram. O que você acha sobre o assunto? Te espero lá.
Leia mais sobre:
livro,
leitura,
História,
escravidao,
Califórnia,
kindred,
kindred: laços de sangue,
octavia e. butler,
ficção científica,
maryland.
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas
Entre Lidas e Vindas