Por Laura Bazzei - laura.bazzei@engeplus.com.br
Em 13/11/2024 às 12:28Com a produção de gelato, Mariana Espíndola e Eduardo Fernandes trazem um pouco da Itália para Criciúma. O casal está junto há dez anos, e desde a união o companheirismo e o empreendedorismo estiveram unidos. Em viagens realizadas para o exterior, a parada em gelaterias sempre estava na rota e isso despertou a vontade de criar o próprio negócio.
A Fioratto Gelato foi inaugurada no início de novembro e, em apenas duas semanas, tem conquistado os criciumenses com seus sabores. O nome da gelateria é uma homenagem ao professor e tio-avô de Mari, Fioravante, que dedicou sua vida ao ensino, além de se empenhar incansavelmente pela comunidade. O Fiora, como é relembrado, foi uma figura que se dedicou a criar memórias para vida das pessoas.
O sonho de abrir uma gelateria surgiu há alguns anos, quando o casal decidiu se aprofundar no universo do gelato. “Fizemos cursos com brasileiros que são grandes nomes no mercado do gelato e também com um italiano extremamente renomado, que possui gelaterias próprias e oferece cursos”, revela Mariana. A busca por conhecimento também incluiu profissionais com ampla experiência internacional, com especializações na França e na Itália. "Escolhemos os melhores para aprender, até para saber se a gente ia levar jeito", conta.
A paixão pelo produto cresceu à medida que iniciaram a criação e se aventuraram com os sabores. “Quando a gente começou a tirar as nossas primeiras receitas, descobrimos que de qualquer alimento a gente pode fazer um gelato, a gente se apaixonou, e não teve volta", relembra.
Artesanal
Desde o gelato até as casquinhas, tudo é produzido no local de maneira artesanal. “Servimos o gelato da forma como é servido na Itália, com todo o processo feito artesanalmente”, explica Fernandes.
Mariana destaca que, embora a maior parte dos insumos seja de origem italiana, alguns ingredientes são locais, como as frutas. “Tudo o que conseguimos aqui vem de produtores locais. O restante produto é italiano de verdade, de empresas italianas que também operam no Brasil e importam”, detalha.
Muitos dos ‘variegatos’ usados nas receitas, como geleias e farofas, também são preparados no local. A vitrine da gelateria é dinâmica e é sempre renovada. “Hoje tenho esses sabores, mas amanhã, se eu decidir incluir um novo, ele estará na vitrine”, explica. Essa flexibilidade traz um diferencial. "Depende do dia. Vou à fruteira e escolho as frutas que estão mais bonitas e frescas. Se encontrar uma boa quantidade, adiciono mais sabores com frutas", conta Mariana. Em dias em que a seleção de frutas não é tão favorável, ele opta por diminuir o número de opções.
Nostalgia no sabor
O seriado mexicano ‘Chaves’ marcou a vida de muitas pessoas que passaram a infância assitindo a programação do canal aberto da televisão e, com o casal, não foi diferente. Um episódio específico se tornou inspiração para o sabor de um dos gelatos produzidos. Nele, o personagem principal, que leva o nome do seriado, vende refrescos em frente a vila onde reside, porém, o refresco é diferenciado. Ele parece limão, tem gosto de abacaxi, mas é feito com tamarindo.
“Como a gente trabalha com essa questão de memórias, trouxemos esse sabor. Na vitrine temos um gelado decorado com limão, então o cérebro associa que aquilo ali é feito com limão. Ele tem abacaxi na formulação dele, só que o gosto dele é tamarindo”, explicou Mariana.
Para Mariana, a sensação almejada em cada receita e sabor é que os clientes se sintam realizados de que estão experimentando o verdadeiro alimento oferecido. “Temos um sabor pipoca de cinema, e é incrível olhar no rosto das pessoas quando eles experimentam pela primeira vez, porque a gente tem essa questão de pensar que é apenas uma decoração. Mas quando as pessoas experimentam e veem que realmente tem o gosto daquela pipoca vendida no cinema, a gente vê o rosto iluminar”, relembrou.
Opções para pet e bebês
A gelateria oferece diferenciais, como o Petcolé, que foi criado a partir das viagens realizadas pelo casal. Durante essas viagens, eles observaram que, muitas vezes, os animais de estimação acompanham seus tutores em momentos de lazer. A ideia de oferecer algo tanto para o animal de estimação quanto para o dono surgiu a partir dessa experiência.
"Os atendentes traziam sorvete ou bebidas para os clientes, e os cachorrinhos nem davam bola. Mas quando o atendente vinha com o picolé para os pets, eles já sabiam o que estava acontecendo. Foi incrível ver a ocorrência deles! Eles perderam malucos de felicidade. Foi uma experiência muito legal de observar”, completa.
Pensando nas necessidades dos bebês, uma opção foi desenvolvida para atender a fase de introdução alimentar, que normalmente acontece até os dois anos. “Percebemos que os pais costumam sair com lanchinhos para os filhos, mas as crianças geralmente querem o que os pais estão comendo”, afirmou Fernandes.
O proprietário destaca que neste período os bebês não consomem açúcar, o que motivou a criação de um produto adequado para esse público. "Por que não oferecer um picolézinho? A criança não sabe que não é o mesmo produto que o pai está comendo, mas vai achar que sim. E, além disso, é um produto natural e sem açúcar", complementou.
Para garantir a qualidade do produto, a equipe buscou por profissionais especializados. Todo o desenvolvimento dos produtos foi realizado com o auxílio de uma nutricionista materno-infantil para a parte dos bebês e de uma veterinária nutróloga para o produto pet.
Viver a experiência
O casal de empreendedores destaca que o gelato é mais do que um produto, é uma experiência. “É criar memória, é vir aqui, passar um momento gostoso, experimentar, ter uma experiência com o gelato”, explica Mari. Ela acredita que o gelato é uma forma de promover momentos especiais. Além do sabor, a experiência inclui o ambiente.
"Queremos oferecer um lugar confortável, onde as pessoas possam vir com a família e criar memórias aqui dentro", complementa Fernandes. O desejo é proporcionar um espaço onde o prazer de saborear o gelato se combine com a criação de lembran
O objetivo do espaço não é ser um local para consumo rápido. "A ideia não é que a pessoa venha, compre e vá embora. Queremos que ela aproveite o ambiente e a diversão do momento", explicou a empreendedora. Ela observa que essa proposta tem dado certo. "Tem sido tão gratificante ver reuniões de amigas, de família. Muitas vezes, as pessoas vêm e passam horas aqui", comenta.
Se você ficou interessado em conhecer a nova gelateria de Criciúma, acesse o Instagram, clicando aqui. O empreendimento está localizado na rua Joaquim Nabuco, n° 755, no bairro Michel, em Criciúma.
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