Por Rafaela Custódio -
Em 05/02/2020 às 09:49O lateral-direito Sueliton, de 33 anos, está em Criciúma com a esposa e nos próximos dias deve anunciar novo clube para a temporada 2020. O atleta não está ainda dentro dos gramados por um motivo especial: sua esposa Cássia está grávida de seu primeiro filho e isso fez com que ele ficasse as últimas semanas ao lado dela.
Sueliton tem passagens por Criciúma, São José, Figueirense, Joinville, Athletico Paranaense, Goiás, Paraná, Mirassol, Náutico e Rayo Vallecano (Espanha). Ao olhar seu currículo, as pessoas podem acreditar que o defensor pode ter tido sorte, mas quem o conhece sua história entenderá que não foi assim.
“Sou do estado de Pernambuco e sempre busquei meus objetivos, e tudo sempre esteve muito claro o que eu queria como atleta. Estou com 33 anos, mas busco me cuidar diariamente, não estou com um clube, porém estou treinando normalmente em Nova Veneza. Decidi ficar janeiro com minha esposa por ela estar grávida, entretanto já temos propostas e que deverão ser anunciadas nos próximos dias”, comenta. “Um atleta de futebol precisa, e muito, se cuidar diariamente. Não são apenas treinos, vai além disso. É alimentação, musculação, repetição de treinos”, acrescenta.
Sueliton atualmente está cursando Educação Física em uma faculdade à distância. Ele também já estudou Administração de Empresas, mas não concluiu o curso. Recentemente, esteve na Inglaterra e ficou na casa do atacante Diego Costa e fez cursos no Chelsea. “Já recebi propostas para atuar como diretor de categorias de base de um clube, mas ainda não é o momento. Porém, estou me preparando para continuar trabalhando após o fim da minha carreira dentro de campo. Estudar é fundamental para a mente, para o autoconhecimento. Não é apenas futebol”, garante.
O lateral-direito está na Região Carbonífera porque sua esposa é de Nova Veneza. “Meus familiares estão em Pernambuco, mas a família dela é daqui e, por isso, estou sempre em Santa Catarina”, comenta.
Criciúma Esporte Clube: um amor antigo
Sueliton já vestiu a camisa carvoeira 79 vezes e esteve no elenco carvoeiro que conquistou o último título do Campeonato Catarinense do clube, em 2013. Ele também estava no grupo que salvou o Tigre do rebaixamento para a Série B no mesmo ano e em 2018, quando o tricolor conseguiu escapar da Série C.
Os bons momentos vividos no Criciúma não saem de sua memória e, por isso, Sueliton confessa que pediu para retornar ao elenco tricolor em 2020. “Procurei, sim, a direção para voltar atuar no clube este ano, mas fui informado que, neste momento, o grupo precisava ser rejuvenescido para o estadual”, revela.
“Não me importo de jogar a Série C. Tenho uma identificação muito grande com o clube e com a torcida carvoeira, e isso faz a diferença para um atleta. Minha esposa é daqui e gostaria, sim, de continuar na cidade”.
Sueliton
-------------
Sueliton lembra que quando chegou ao clube carvoeiro pela primeira vez veio da Espanha. “Meu salário diminuiu 80% em 2013 e meu contrato era pequeno, mas depois do Catarinense renovaram e fiquei no clube. Fui muito feliz aqui e não escondo de ninguém”, conta. “Em 2018, quando o técnico Argel me ligou, também não tive dúvidas. Conversei com o presidente do Mirassol, ele me liberou e vim para Santa Catarina. Queria muito voltar a vestir a camisa do Criciúma, mas tudo tem o seu momento”, destaca.
Em Santa Catarina, além do Criciúma, Sueliton atuou no Figueirense e também no Joinville. “Foram dois clubes que me acolheram muito bem. Em Joinville, conquistei o estadual de 2015, porém depois o Figueirense, na justiça, acabou ficando com o título. Mas a minha medalha de campeão está lá em casa”, conta.
Pelo Criciúma, Sueliton disputou 79 partidas, com 31 vitórias, 25 empates e 23 derrotas. Marcou dois gols e conquistou o título do Campeonato Catarinense de 2013.
Projetos e futuro
Sueliton possui uma escolinha de futebol com 300 crianças no estado de Pernambuco. “São 300 crianças que gostam de futebol e que aprendem além das quatro linhas. A intenção é crescer com rumos diferentes. Não existe apenas o futebol, existem cidadãos que precisam estudar, que precisam respeitar o próximo e esses também são valores passados na escolinha”, observa.
O lateral-direito também ministra palestras em escolas e busca passar seu conhecimento como atleta para as pessoas mais novas. O atleta revelou a reportagem do Portal Engeplus que possui sondagens de alguns clubes do Brasil e está estudando a melhor opção para carreira. “Como estou treinando normalmente, estou preparado para assinar um contrato com um novo clube”, finaliza.
Leia mais sobre:
criciuma,
futebol,
Sueliton.
Caiu para a lanterna
Foco
Série B
Brasileiro
Número limitado
Reta final
Vibração esportiva
Caiu para a lanterna