Esperando

Criciúma fica somente pela confirmação da CBF para garantir a vaga na Copa do Brasil

Com fechamento da Séria A do Brasileirão, Tigre alcançou classificação pelo ranking

Por Lucas Renan Domingos -

Em 13/11/2022 às 19:17
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

O Criciúma aguarda apenas a confirmação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para carimbar a sua vaga na Copa do Brasil de 2023. Os resultados da última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro foram favoráveis ao Tigre, possibilitando, pela projeções de cálculos, que o tricolor carvoeiro se classifique pelo Ranking Nacional de Clubes (RNC).

Para que o Criciúma chegasse até a competição mais valiosa do futebol nacional, o Tigre necessitava de que dois times entre América-MG, Fortaleza e São Paulo ficassem dentro do G9 do Brasileirão. E foi o que aconteceu.

O Fortaleza venceu o Santos fora de casa pelo placar de 2 a 0 e terminou em oitavo na tabela. Já o São Paulo goleou o Goiás por 4 a 0 na casa do adversário e garantiu a nona colocação no campeonato. Já o América-MG encerrou a competição em décimo ao tropeçar e empatar em 1 a 1 com o rebaixado Atlético-GO.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

De acordo com o pesquisador do futebol, Adethson Leite Júnior, com a combinação de resultados, os cálculos apontam que o Tigre é o dono da última vaga pelo RNC. Só que o resultado necessita da confirmação da CBF. É que, ainda de acordo com o pesquisador, há uma dúvida sobre a interpretação do Regulamento Específico do Campeonato Paulista de Futebol Profissional.

“É preciso ficar atento ao regulamento do Campeonato Paulista, que foi uma informação que surgiu neste domingo. O regulamento do Campeonato Paulista diz que uma vaga da Copa do Brasil é para o campeão do interior, que foi o Ituano. E não fala nada sobre o Ituano também pode entrar pela classificação como quinto colocado do estadual com a migração do São Paulo, Corinthians e Palmeiras para o critério um da Copa do Brasil", explicou o pesquisador. 

"Resta saber se a vaga do campeão do interior, conforme o regulamento, é do Ituano ou se iria para o vice-campeão, que foi o Botafogo de Ribeirão Preto. O regulamento é omisso neste caso. Pode ser que a Federação Paulista de Futebol decida que a vaga vá para o vice, colocando mais um clube na Copa do Brasil", disse o pesquisador. 

Caso isso prevaleça o São Paulo não abriria vaga para o Guarani e sim para o Ituano. Desta forma, o Guarani retornaria a se classificar pelo RNC, tirando a vaga do Criciúma.

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes