Por Rafaela Custódio -
Em 06/05/2023 às 18:09O Criciúma dominou as ações da partida e fez valer o mando de campo na 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Diante do Ituano, o Tigre venceu por 2 a 1 e mantém a liderança e a invencibilidade na competição nacional. A partida aconteceu na tarde deste sábado, dia 6, no estádio Heriberto Hülse. Os gols da partida foram marcados por Arílson e Éder para o time tricolor e Eduardo Person para os visitantes.
O Tigre é líder da Série B com 13 pontos. Já o Ituano continua em 8° lugar, com 6. O próximo jogo da equipe carvoeira acontece na sexta-feira, dia 12, às 19 horas, contra o Vila Nova, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia (GO). Já o Galo de Itu recebe o Sport na segunda-feira, dia 15, às 20 horas, no estádio Novelli Júnior.
Primeiro tempo
Os times iniciaram a partida buscando o ataque e tentando abrir o placar e a primeira oportunidade de gol foi do Criciúma, aos 9 minutos. O volante Arilson lançou Felipe Vizeu dentro da área e o atacante chutou forte, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 13, o Criciúma teve mais uma chance de abrir o placar. Após lance pela direita de Cristóvam, a bola foi cruzada rasteira para dentro da área e Marcelo Hermes pegou de primeira, mas por cima do gol.
Falta de pontaria
Aos 23, após cobrança de escanteio de Fellipe Mateus, o volante Arílson subiu mais do que os zagueiros e cabeceou a bola para o chão, entretanto, ela quicou e passou por cima do travessão. Dois minutos depois, foi a vez do Ituano assustar o goleiro Gustavo. Eduardo Person cobrou escanteio na primeira trave, Lucas Siqueira desviou para trás, mas não apareceu nenhum jogador para chutar ao gol e a zaga do Criciúma conseguiu afastar o perigo.
O Tigre teve a melhor oportunidade do jogo com Felipe Vizeu. O lateral esquerdo Marcelo Hermes lançou o atacante, que ganhou da marcação, porém o goleiro Jefferson Paulino saiu da área e conseguiu tocar na bola antes do atleta carvoeiro finalizar para o gol.
Tigre pressiona
Aos 35, Marcelo Hermes teve a chance de abrir o placar. Felipe Vizeu recebeu na entrada da área e cruzou a bola, que sobrou para o lateral esquerdo. Ele ajeitou e arriscou o chute, mas a bola desviou e saiu pela linha de fundo.
O Criciúma abriu o placar aos 40 minutos com Crystopher. O volante lançou Fellipe Mateus, que arrancou pelo meio-campo, entrou na área, driblou o goleiro, porém não conseguiu chutar ao cair, entretanto, o próprio Crystopher apareceu dentro da área e na sobra chutou a bola para o fundo do gol. A arbitragem marcou impedimento de Fellipe Mateus no início da jogada e anulou o gol carvoeiro.
Os últimos minutos do primeiro tempo foram de pressão da equipe mandante. O Criciúma chegou mais uma vez com Fellipe Mateus. Crystopher fez o lançamento e o meia carvoeiro apareceu de surpresa dentro da área e tentou encobrir o goleiro Jefferson Paulino com uma cabeçada, porém o arqueiro conseguiu espalmar a bola para a linha de fundo.
Após cobrança de escanteio, o Criciúma teve mais uma chance. O volante Crystopher tocou para Felipe Vizeu dentro da área e o atacante tocou rasteiro para Rômulo no segundo poste empurrar a bola para o gol, porém ele estava impedido e o gol do Tigre foi anulado.
Segundo tempo
O Ituano voltou para o segundo tempo determinado a abrir o marcador e com 35 segundos de jogo quase marcou com Diego Quirino. Eduardo Person avançou e tocou para o atacante, ele girou e chutou no lado esquerdo do goleiro Gustavo, mas a bola subiu e saiu pela linha de fundo.
Tigre abre o placar
O Criciúma dominou os primeiros 45 minutos do primeiro tempo, conseguiu marcar duas vezes e ambas foram anuladas por impedimento, mas na segunda etapa o Tigre marcou e valeu. Fellipe Mateus cobrou escanteio e, em jogada ensaiada, Arílson apareceu sozinho e testou para o fundo do gol de Jefferson Paulino.
A segunda oportunidade do Tigre veio com Felipe Vizeu. O volante Rômulo cruzou rasteiro para dentro da área, o atacante carvoeiro tentou dominar, mas a bola escapou e a zaga afastou.
No lance seguinte foi a vez de Crystopher assustar o goleiro adversário. O volante carvoeiro arriscou um chute de fora da área, mas o goleiro fez a defesa em dois tempos.
Éder amplia o marcador
Aos 9, Fellipe Mateus recebeu perto da entrada da área e tocou em profundidade para Éder dentro da área. O camisa 23 recebeu e tocou na saída do goleiro para ampliar o placar.
Ituano desconta
O Ituano descontou o marcador aos 21, com Eduardo Person. Marthã alçou bola na área e o zagueiro Rodrigo afastou de cabeça, mas a bola sobrou para o meia Eduardo Person, que pegou de primeira e chutou no gol de Gustavo, sendo que a bola desviou no zagueiro Rodrigo antes de entrar.
O técnico Cláudio Tencati realizou as primeiras mexidas na equipe carvoeira aos 26. Deixaram o gramado Cristóvam e Rômulo para as entradas de Jonathan e Miquéias, respectivamente.
O Tigre quase marcou mais um gol com Felipe Vizeu. O atacante pressionou a saída do Ituano e pegou a bola de Carlão, mas não conseguiu dominar e tocar para Eder e perdeu a chance de ampliar o marcador.
Aos 35, mais duas substituições no time carvoeiro. Saíram Felipe Vizeu e Crystopher para as entradas de Tiago Marques e Ítalo Melo, respectivamente.
A última mexida do Tigre veio aos 43. Deixou o gramado o atacante Éder para a entrada do lateral direito Claudinho.
Susto no lance final
Aos 49, o goleiro Gustavo se atrapalhou com a pressão de Brayan. A bola sobrou para Neto Berola, o atacante entrou na área, foi na linha de fundo e tentou tocar novamente para Brayan, porém o zagueiro Walisson Maia fez o corte. No rebote, Rafael finalizou colocado da entrada da área e Gustavo se redimiu com boa defesa.
Ficha técnica - Criciúma 2 x 1 Ituano
Competição: 5ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: sábado, dia 6
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
Horário: 16 horas
Público total: 15.062 pessoas
Renda bruta: R$ 282.820,00
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) comandou a partida. O quadro de arbitragem teve ainda Tiago Augusto Kappes e Michael Stanislau como assistentes. O árbitro assistente de vídeo (VAR) foi Rodrigues Nunes de Sá e Silbert Faria Sisquim foi seu assistente.
Cartão amarelo: Arílson (41’2’T) (CRI).
Cartão vermelho: Não teve.
Gols: Arílson (3’2’T), Eder (9’2’T) (CRI); Eduardo Person (21’2’T) (ITU).Criciúma
Gustavo; Cristóvam (Jonathan), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Arilson, Rômulo (Miquéias), Fellipe Matheus e Crystopher (Ítalo Melo); Felipe Vizeu (Tiago Marques) e Éder (Claudinho).
Técnico: Cláudio Tencati
ItuanoJefferson; Guilherme Pacheco, Frazan, Carlão e Mário Sérgio; Marthã (Rafael Carvalheira), Lucas Siqueira (Thiaguinho) e Eduardo Person (Yann Rolim); Hélio Borges, Bruno Xavier (Neto Berola) e Diego Quirino (Brayan).
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Leia mais sobre:
tigre,
criciuma,
campeonato brasileiro,
Série B,
Ituano.
Duelo fora de casa
Preparação
Jogos no domingo
Definidos
Em busca do triunfo
Decisão
Regional da Larm terá final içarense
Duelo fora de casa