Tênis de mesa

Criciumense Bruna Alexandre será a primeira atleta paralímpica a disputar os Jogos Pan-Americanos

Campeonato ocorrerá entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro em Santiago, no Chile

Por Patrick Stüpp - patrick.stupp@engeplus.com.br

Em 20/09/2023 às 16:16
imagem da noticia
Foto: Divulgação

Com os resultados obtidos nos últimos jogos, a paratleta criciumense da Seleção Brasileira de tênis de mesa Bruna Alexandre foi classificada para os Jogos Pan-Americanos de Santiago. Por meio da classificação, ela será considerada a primeira atleta paralímpica a disputar os Jogos Pan-Americanos. O campeonato acontecerá entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro na capital do Chile.

De acordo com Bruna, os resultados da classificação foram divulgados no último domingo, dia 17, após o encerramento do Campeonato Pan-Americano em Havana, na capital de Cuba. Atualmente, ela é considerada a terceira melhor jogadora do Brasil no ranking mundial do tênis de mesa. “Em minha opinião, esse novo passo que eu consegui foi devido aos resultados que venho conquistando. Principalmente, porque nos campeonatos anteriores que disputei, eu consegui jogar igualada as outras meninas”, afirmou.

Após a classificação para disputar os Jogos Pan-Americanos, os treinamentos para o campeonato já iniciaram. A preparação da atleta paralimpica está sendo feita tanto no Centro Paralimpico Brasileiro (CPB) quanto em São Caetano, onde treinam as outras atletas que foram classificadas para disputar os Jogos Pan-Americanos.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

“Basicamente, devido ao suporte que recebo todos os dias, meus treinamentos estão bem legais. Tem uma equipe bem grande de técnicos da Seleção Olímpica e Paralimpica que me auxiliam e desenvolvem diversos planejamentos. Além das orientações das nutricionistas, preparadores físicos e o apoio de toda a confederação que está sempre comigo”, comenta.

Primeira atleta paralímpica nos Jogos Pan-Americanos

Conforme Bruna, ela soube da sua classificação após finalizar o último jogo do Campeonato Pan-Americano de tênis de mesa no último domingo. A Seleção Brasileira ficou em segundo lugar ficando atrás da equipe dos Estados Unidos, mas se classificando também para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

“Como eu não esperava ser classificada, quando eu soube do resultado fiquei até sem palavras. A vaga não é fácil de ser conquistada já que temos diversos atletas de alto nível no Brasil, principalmente na modalidade feminina. Mas, eu acredito que estou sempre evoluindo e esse foi mais um grande passo que consegui dar na minha carreira”, destacou a paratleta.


Paratleta é considerada a terceira melhor jogadora do Brasil (Fotos: Divulgação/Centro Paralímpico Brasileiro)

Um pouco da carreira no tênis de mesa

A paratleta começou a jogar tênis de mesa aos 7 anos no bairro Ceará, em Criciúma. No local, era realizado o projeto ‘Detectando Talentos’ desenvolvido pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma. Após os treinamentos do técnico Alexandre Guizi, a criciumense foi destacando e começou a participar de diversos campeonatos. “Tudo isso foi fruto de um sonho e essa vaga mostra que todo esforço é recompensado”, pontuou Bruna.

Além da criciumense, a Seleção Brasileira também será representada por Bruna Takahashi. A atleta está na posição 24 do ranking mundial de tênis de mesa.

Leia mais sobre:

esportes,

tênis de mesa,

jogos Pan-Americanos.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui