Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 13/07/2023 às 22:04O Criciúma deixou escapar a oportunidade de assumir a liderança da Série B. Jogando em casa, na noite desta quinta-feira, dia 13, o Tigre até fez boa partida diante da equipe de Campinas, mas largou atrás ainda no primeiro tempo, buscou o empate na etapa final e parou em boas defesas de Pegorari e Álvaro - o titular foi substituído ainda no primeiro tempo. Os gols foram marcados por Bruninho, aos 7 minutos da etapa inicial, e Fabinho, aos 11 do segundo tempo.
Com o resultado, o Criciúma é 2° colocado, com 34 pontos. Na próxima rodada, o clube catarinense visita o Botafogo (SP), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O confronto acontece na segunda-feira, dia 17. Já o Guarani é 7° na tabela de classificação, com 26 pontos. Na quarta-feira, dia 19, a equipe de Campinas visita o ABC, no estádio Frasqueirão, em Natal.
Tigre larga atrás no placar
A etapa inicial do confronto entre Criciúma e Guarani foi movimentada na fria noite desta quinta-feira, na Capital do Carvão. Mas foram os visitantes que trataram de esquentar o duelo abrindo o placar logo nos primeiros minutos. Bruninho recebeu ótimo passe de Bruno José, invadiu a área, deu corte seco em Claudinho antes de deslocar Alisson e estufar as redes logo aos sete minutos. Este foi o 4° gol do meio-campista na Série B.
O bonito gol do Bugre deixou o jogo aberto. Aos 13, Marcelo Hermes cruzou na pequena área e o lateral-direito Diogo Mateus quase marcou contra. Três minutos depois, foi a vez de Arilson. Ele roubou bola no meio-campo e da intermediária soltou chute forte contra a meta defendida por Pegorari, que fez a defesa. No lance seguinte, Vizeu recebeu na grande área, girou contra marcação e finalizou, mas o goleiro levou a melhor também contra o camisa 9. E Pegorari, aos 20, ainda defenderia tentativa de Ítalo Melo.
Enquanto a defesa do Guarani encontrava dificuldades em parar o ataque do Criciúma, o ataque da equipe de Umberto Louzer levava perigo aos defensores carvoeiros. Confiante, a dupla Bruninho e Bruno José criou oportunidade para ampliar o marcador aos 24. Bruno José cruzou e o meia desviou de cabeça, porém Rodrigo reduziu o espaço e interceptou a finalização. O lance gerou reclamação da equipe visitante, alegando jogo perigoso do zagueiro.
Lá e cá…
Grande algoz do Criciúma no primeiro tempo, o goleiro Pegorari sentiu problemas musculares e foi substituído por Álvaro aos 29. Esse foi o primeiro jogo do goleiro entre os profissionais. Do outro lado, Alisson seguiu trabalhando. Aos 40, Bruninho recebeu bom passe de Matheus Barbosa, mas parou em grande defesa do goleiro do Criciúma.
O Tigre respondeu aos 43. Ítalo Melo cruzou na área e Fabinho desviou com perigo. A bola passou sobre o travessão. Já aos 44, Bruno José arrancou em velocidade e passou para João Victor. O camisa 19 arrematou com força, por cima do gol defendido por Alisson. Antes do fim da primeira etapa, o Criciúma teve nova chance. Vizeu desviou chute e parou em defesa de Álvaro.
Tigre e Bugre fizeram jogo movimentando no Majestoso. (Foto: Celso da Luz/Criciúma EC)
Marquinhos retorna ao time
Recuperado de lesão sofrida na 9ª rodada, contra o Mirassol, Marquinhos Gabriel retornou ao time na noite desta quarta-feira, entrando no lugar de Ítalo Melo. No mesmo setor, o técnico Claudio Tencati trocou Miqueias por Rômulo.
As substituições melhoraram o Tigre. Logo no primeiro minuto, Fabinho iniciou as tentativas que, mais tarde, terminariam no gol de empate. Na primeira delas, ele recebeu na entrada da área e arrematou no canto, o estreante Álvaro defendeu. Aos 3 minutos, Felipe Vizeu recebeu no meio da grande área e marcaria o gol, mas o chute saiu em cima do goleiro.
O Tigre seguiu melhor e correndo poucos riscos no campo de defesa. Aos 9, Marquinhos Gabriel cruzou na medida para Fabinho, que desta vez cabeceou na trave. Dois minutos depois, o empate. Deslocado na intermediária, o zagueiro Rodrigo achou passe entre os zagueiros, deixando Fabinho na cara do gol. Com categoria, o atacante finalizou por baixo de Álvaro e empatou o duelo.
Tigre acumula chances
A partir do gol, o Criciúma passou a ter ainda mais domínio da partida. Por consequência, seguiu acumulando chances de virar o placar. Aos 20, Fabinho recebeu na entrada da área e chutou para fora. O mesmo expediente foi usado por Marcelo Hermes aos 23, mas o chute também saiu pela linha de fundo. Aos 26, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel se encontraram perto da área e o camisa 10 finalizou com força, também errando o alvo. E aos 27, Fellipe Mateus driblou o adversário na entrada da área e chutou colocado. A bola passou rente à trave esquerda de Álvaro. Fabinho e Hermes também tiveram oportunidades em sequência, só que a bola teimou em não entrar.
Aos 35, Tencati renovou o fôlego na lateral-direita trocando Claudinho por Cristovam. Do outro lado, Hermes seguiu produzindo. Primeiro aos 37, o cruzamento parou nas mãos do goleiro Álvaro. Já aos 40, a bola desviou no pé do defensor e entraria não fosse a defesa de Álvaro.
Tencati ainda tentou uma última investida trocando Arilson, com dores, por Tiago Marques, e Fabinho por João Carlos. A melhor chance saiu após chute cruzado de Fellipe Mateus em que Tiago Marques se atirou em direção a bola, mas não alcançou. Final: Criciúma 1 x 1 Guarani.
Ficha técnica para Criciúma 1x1 Guarani
Competição: Série B do Campeonato Brasileiro (17ª rodada).
Data: Quinta-feira, dia 13 de julho de 2023.
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
Horário: 20 horas.
Público: 12.873 torcedores.
Renda: R$ 252.260,00.
Arbitragem: Denis da Silva Ribeiro Serafim apitou o jogo, auxiliado por Rondinelli dos Santos Tavares e Ruan Luiz de Barros Silva. O trio é de Alagoas (AL). Evandro Tiago Bender (SC) atuou como quarto árbitro, enquanto Rodrigo Nunes de Sá (RJ-Fifa) comandou o VAR, com Clóvis Amaral da Silva (PE) de assistente.
Cartão amarelo: Miqueias (CRI); Bruno José, João Victor, Matheus Barbosa e Álvaro.
Gols: Fabinho (CRI) (11’ 2° T); Bruninho (GUA) (7’ 1°T).
Criciúma: Alisson; Claudinho (Cristovam), Rodrigo, Rayan e Marcelo Hermes; Arilson (Tiago Marques), Miqueias (Rômulo), Ítalo (Marquinhos Gabriel) e Fellipe Mateus; Felipe Vizeu e Fabinho (João Carlos).
Técnico: Claudio Tencati
Guarani: Pegorari (Álvaro), Diogo Mateus, Walber, Lucão e Mayk; Matheus Barbosa, Matheus Bueno (Lucas Araújo), Bruno José (Lucas Silva) e Bruninho (Isaque); Derek e João Victor (Wenderson).
Técnico: Umberto Louzer
Leia mais sobre:
criciuma,
futebol,
esporte,
Série B,
guarani.
Conhecendo Baptista