Dia de Tigre

Que loucura! Com pênalti defendido nos acréscimos, Criciúma garante vitória contra o Vila Nova

Em sequência de confusões que resultou em pênalti, Gustavo teve calma para a defesa

Por Amanda Garcia Ludwig - amanda.garcia@engeplus.com.br

Em 22/08/2023 às 23:49
imagem da noticia
Foto: Rafaela Custódio/Portal Engeplus

O gramado do estádio Heriberto Hülse recebeu o duelo entre Criciúma e Vila Nova na noite desta terça-feira, dia 22. A torcida viu entrar em campo uma equipe carvoeira que buscava redenção, após sofrer uma derrota para o Ituano na última rodada. O tricolor garantiu boas jogadas e abriu o placar ainda no primeiro tempo da disputa desta noite. Com o resultado, o Criciúma retornou ao G4, ficando em 3º lugar.

O gol tricolor foi marcado por Felipe Vizeu. Mas o destaque da partida foi dividido também com o goleiro Gustavo, que defendeu um pênalti e ouviu seu nome na boca da torcida após o apito final. O jogo foi válido pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Da pressão, o gol

Continua após anúncio
Fim do anúncio

O Criciúma voltou para casa determinado a mostrar para a torcida que ainda tem domínio da situação na Série B do Campeonato Brasileiro. Foi só o apito soar em campo para a equipe carvoeira avançar em busca da abertura de placar. Nos primeiros dez minutos de cronômetro rolando no Majestoso, o Criciúma chegou à área do inimigo ao menos três vezes.


Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus

A equipe tricolor viu o resultado da pressão aos 23 minutos, quando Vizeu abriu o marcador no Heriberto Hülse. A jogada começou com o zagueiro Rodrigo, que aproveitou para cruzar na área pelas costas da zaga adversária. A bola encontrou Vizeu, que dominou com calma e mandou com precisão para o fundo do barbante.

O Vila Nova tentou dar a resposta na cobrança de uma falta aos 26 minutos. Lourenço levantou para Igor Henrique, que cabeceou direto para  defesa de Gustavo. No fim da primeira etapa, a rede chegou a balançar novamente a favor do Tigre, mas o jogo tinha sido parado segundos antes. A bandeirinha subiu durante uma jogada de Fellipe Matheus e Vizeu, e a arbitragem pausou o jogo a tempo de impedir que o Criciúma ampliasse o placar.

No retorno do intervalo, a administração de resultado

No retorno ao gramado, o Criciúma passou os primeiros minutos da segunda etapa apenas administrando o placar. O Vila Nova começou a gostar do jogo e apareceu um pouco mais em campo, apesar de não ter finalizado nenhuma vez até os 15 minutos. 

O cenário quase mudou com um contra-ataque dos visitantes. O Vila aproveitou um erro do Tigre para trazer a bola para a área tricolor. Gustavo chegou a defender a primeira bola de perigo, mas Marcelo Hermes precisou ajudar para não deixar o rebote igualar o placar.

Distribuição de cartões

A torcida ficou na bronca com a arbitragem, que vinha dando falta a favor do Vila em diversas jogadas. A situação piorou aos 35 minutos de partida, quando Arilson caiu e foi chutado no chão por Luciano Naninho. 


Foto: Rafaela Custódio / Portal Engeplus

 

Depois de uma confusão no meio de campo, o árbitro Bruno Mota Correia distribuiu cartões amarelos entre os jogadores. Sobrou até para o técnico Marquinhos Santos. O volante Arilson saiu de campo em maca.

Uma defesa comemorada como se fosse gol, e a defesa de um pênalti!

Aos 45 minutos do segundo tempo a torcida voltou a vibrar na arquibancada. Dessa vez, não foi por um gol, mas por uma defesa que impediu o empate. Em uma confusão na área do Criciúma, Hiago cabeceou para a linha da trave e Rômulo tirou do perigo. Os jogadores do Vila Nova chegaram a sugerir que a bola havia entrado. O árbitro conferiu no VAR e confirmou que não foi nada.

A comemoração, no entanto, não durou muito. Logo em seguida, a arbitragem marcou pênalti a favor do Vila. A torcida brigou, os jogadores brigaram, o árbitro distribuiu mais cartões, e não adiantou. No VAR, o pênalti marcado. Mas a situação não criou problema para o Criciúma. A bola cobrada por Guilherme Parede parou na mão de Gustavo, e o goleiro viu a torcida inteira gritar seu nome na celebração.

Próximo desafio

O Criciúma entra em campo novamente  no dia 2 de setembro, um sábado, para enfrentar o Ceará. A partida, válida pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, acontece na Arena Castelão, em Fortaleza, às 17 horas.

Ficha técnica para Criciúma 1 x 0 Vila Nova

Competição: Série B do Campeonato Brasileiro (25ª rodada).

Data: Terça-feira, 22 de agosto de 2023.

Local: Estádio Heriberto Hülse

Horário: 21h30

Arbitragem: Bruno Mota Correia apitou o confronto com o auxílio de Daniel do Espirito Santo Parro (RJ) e Sidmar dos Santos Meurer (PR). Luiz Augusto Silveira Tisne (SC) foi o quarto árbitro. Já a cabine do VAR contou com o árbitro Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ), acompanhado de Fernanda Nândrea Gomes Antunes (FIFA-SC).

Cartão amarelo: Felipe Vizeu, Walissom Maia, Arilson, Gustavo, Marquinhos Gabriel, Rodrigo,   (Cri); Guiherme Parede, Luciano Naninho, Hiago, Marquinhos Santos, Ralf (Vila)

Cartão vermelho: Não teve.

Gols: Felipe Vizeu, aos 23'1T

Criciúma: Gustavo, Claudinho (Cristovam), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes, Rômulo, Arilson (Léo Costa), Fellipe Mateus, Eder (Hygor), Felipe Vizeu (Marquinhos Gabriel), Fabinho (Hélder).

Técnico: Claudio Tencati.

Vila Nova: Dênis Júnior, Léo Duarte, Marcondes (Hiago), Eduardo Doma, Marquinhos Pedroso, Ralf, Igor Henrique (Luciano Naninho), Lourenço (Marlone), Guilherme Parede, Henrique Almeida, Caio Dantas (Neto Pessoa).

Técnico: Marquinhos Santos.

Leia mais sobre:

tigre,

criciuma,

esporte,

Vila Nova,

cláudio tencati.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes