Campeonato Brasileiro

Criciúma e Atlético-GO se enfrentam na abertura da 29ª rodada do Brasileirão

Equipes jogam no estádio Heriberto Hülse em partida agendada para as 19 horas

Por Lucas Renan Domingos -

Em 03/10/2024 às 09:11
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma EC

Criciúma e Atlético-GO abrem a 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Na noite desta quinta-feira, dia 3, as equipes se enfrentam no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC). A partida está agendada para as 19 horas. O Tigre vem de uma derrota contra o Bahia jogando fora de casa, mas pode ganhar três posições na tabela, caso os adversários que estão na sua frente tropecem.

Ao vencer o time goianiense, o Criciúma alcança os 35 pontos e subirá de 14º para 11º na tabela se Grêmio, Juventude e Red Bull Bragantino não ganharem seus jogos. O tricolor gaúcho recebe o Fortaleza na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). O Ju visita o Vasco em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). E o Massa Bruta encara o vice-líder Palmeiras no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).

Por outro lado, caso seja derrotado na noite desta quinta-feira, o Tigre pode ver a distância para a zona de rebaixamento cair de três para um ponto no pior cenário. O Corinthias é quem abre o Z4, com 28 pontos.

Criciúma

O Atlético-GO é o lanterna da competição. Mesmo com o adversário em situação complicada, o Criciúma não acredita que terá vida fácil para vencer o Dragão. No turno da competição, o Tigre construiu um placar de 2 a 1 com um gol no último minuto.

“É um confronto muito difícil, o Atletico-GO está em uma fase ruim, mas melhorou em alguns jogos recentes, até venceu o Fluminense dentro de casa. Nós jogamos contra eles lá [em Goiânia] e foi um jogo bem difícil. Ganhamos no último minuto de jogo. Sabemos da dificuldade, mas sabemos da nossa força em casa também. Com o apoio do nosso torcedor, tenho certeza que vamos conseguir a vitória”, disse Ronald, volante do Criciúma.

Para definir a escalação que iniciará a partida, o técnico Cláudio Tencati contará com os retornos de Newton, Matheusinho e Ronald, que cumpriram suspensão na derrota para o Bahia. No ataque, Arthur Caíke ficará fora. Ele recebeu o terceiro amarelo contra a equipe baiana e não encara o Atlético-GO. Outra dúvida é o atacante Jhonata Robert, que teve uma lesão no ombro na última rodada e deve ser desfalque.


Jogadores do Criciúma no último treino para enfrentar o Atlético-GO - Foto: Celso da Luz

Atlético-GO

O Dragão amarga a última posição na tabela de classificação. Com a pior campanha até o momento no Brasileirão, a equipe possui atualmente 96,9% de chance de cair para a segunda divisão, segundo as estatísticas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência em probabilidades do futebol.

Mas a equipe tem uma motivação extra para vencer o Criciúma. Se conquistar os três pontos, o Atlético-GO pode terminar a rodada fora da lanterna. Para isso, precisa torcer para o Cuiabá perder para o São Paulo no sábado, dia 5, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Na última rodada, o Dragão derrotou o Fluminense pelo placar de 1 a 0. Foto: @ingrydoliveirafotografia

“É importante vencer. Depois de uma vitória contra o Fluminense, uma grande equipe, temos a possibilidade e a esperança de olhar para um futuro melhor. Vai ser um grande jogo. É uma decisão para nós. Estamos trabalhando, estamos estudando o adversário para conquistar a vitória e sair desta situação. Eu acredito muito. Parece impossível, mas eu acredito”, frisou Roni, volante do Atlético-GO, ao falar sobre o jogo contra o Criciúma.

O técnico Umberto Louzer não terá o goleiro Ronaldo à disposição pelo terceiro cartão amarelo. Pedro Rangel, que não pôde enfrentar o Fluminense por cláusula contratual, retorna à equipe. Quem também pode voltar é o atacante Joel Campbell, que cumpriu suspensão na última rodada, assim como Luiz Fernando, recuperado de um desgaste muscular. 

Arbitragem

João Vitor Gobi será o árbitro do jogo, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa, todos de São Paulo. O árbitro de vídeo (VAR) será Carlos Eduardo Nunes Braga, do Rio de Janeiro (RJ), auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios, do Sergipe (SE). Emerson Augusto de Carvalho (SP) vai atuar como observador de VAR e Murilo Ugolini Klein, do Paraná (PR), como quarto árbitro.

Retrospecto

Criciúma e Atlético-GO se enfrentaram 12 vezes na história e o Dragão tem vantagem. O Tigre venceu quatro jogos contra seis vitórias do time goianiense. Os times empataram em duas oportunidades. Os dados são do site Meu Time na Rede. 

Transmissão

A equipe do Tabelando/Engeplus abre a transmissão às 17 horas, sob comando do jornalista Mateus Mastella. Os detalhes da partida também poderão ser conferidos em texto após o apito final em matéria aqui no portal.

Ficha técnica para Criciúma x Atlético-GO

Competição: Campeonato Brasileiro da Série A, 29ª rodada.

Data: quinta-feira, dia 3 de outubro.

Local: estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).

Horário: 19 horas.

Criciúma: Gustavo; Dudu, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Barreto, Newton (Ronald), Fellipe Mateus e Matheusinho; Allano e Bolasie.

Técnico: Claudio Tencati.

Atlético-GO:  Pedro Rangel; Bruno Tubarão, Alix Vinicius, Adriano Martins e Alejo Cruz; Roni, Rhaldney e Baralhas; Campbell (Lacava), Hurtado e Janderson (Luiz Fernando).

Técnico: Umberto Louzer

Leia mais sobre:

criciuma,

esportes,

campeonato brasileiro,

Atlético-GO.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes