Rumo às semifinais

Gustavo pega pênalti no último minuto, e Criciúma está na semifinal do Catarinense

Tigre bateu o Leão do Sul pelo placar de 2 a 1

Por Rafaela Custódio -

Em 17/03/2024 às 21:38
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

Foi com emoção! Com pênalti defendido pelo goleiro nos acréscimos do segundo tempo, o Criciúma venceu o Hercílio Luz e está nas semifinais do Campeonato Catarinense. A equipe carvoeira venceu o Leão de virada por 2 a 1, na noite deste domingo, dia 17, no estádio Heriberto Hülse. No agregado das duas partidas, o confronto do Sul do Estado terminou 3 a 2.

Os gols da partida de hoje foram marcados por Eder e Kayzer pelo Criciúma e Anderson Ligeiro para o Hercílio Luz. Na próxima fase, o Tigre encara o Barra, que venceu o Figueirense, nos pênaltis, na última sexta-feira, dia 15. O primeiro jogo ocorre na quinta-feira, dia 21, às 20h30, no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. A partida de volta ocorre no domingo, dia 24, às 16 horas, no estádio Heriberto Hülse. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Primeiro tempo 

O Hercílio Luz teve a primeira oportunidade do jogo logo aos 30 segundos, após Marcelo Hermes cometer falta no adversário. Na bola parada, Léo Rigo bateu direto e a bola passou longe da meta do goleiro Gustavo. 

No lance seguinte, foi a vez do lateral Marcelo Hermes sofrer falta no lado esquerdo do campo. Trauco alçou bola na área, mas a defesa afastou o perigo. A bola sobrou para Marquinhos Gabriel que voltou a jogada na defesa tricolor. 

Após pressão na saída de bola do Criciúma, o zagueiro Rodrigo conseguiu sair jogando e tocou para Marquinhos Gabriel, que arrancou pelo meio-campo e tocou para Marcelo Hermes, o lateral arrancou pela esquerda, mas no momento do cruzamento foi bloqueado pelo adversário e a bola saiu pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, melhor para a zaga do Hercílio Luz, que afastou o perigo. 
 
A primeira defesa do goleiro Gustavo foi aos 6 minutos. O atacante Ingro arrancou pela esquerda, se aproximou da área, driblou o zagueiro Rodrigo e chutou no lado direito do gol, mas o goleiro Gustavo fez a defesa. 

Tigre quase abre o placar 

O Criciúma quase abriu o placar com Eliedson. O meia Marquinhos Gabriel recebeu pela esquerda, driblou o marcador, entrou área e alçou na medida para o volante tricolor, que desviou de cabeça, mas Guilherme Lazaroni conseguiu tirar a bola para a linha de fundo. Na cobrança do tiro de canto, Marquinhos Gabriel alçou para Kayzer, o atacante tentou de cabeça para o meio da área, mas a zaga afastou mal e a bola sobrou para o zagueiro Rodrigo, que chutou no gol e foi novamente desviada para a linha de fundo. Desta vez, Claudinho cobrou escanteio na primeira trave, mas a zaga conseguiu tirar. 

Gustavo falha e Leão abre o marcador 

O volante Eliedson errou o tempo da bola, não conseguiu cortar e deixou o Anderson Ligeiro sozinho com todo o corretor esquerdo aberto para atacar aos 22. O atacante do Leão do Sul avançou, entrou na área e chutou rasteiro, a bola passou por baixo do goleiro Gustavo e entrou. 

Tigre empata a partida 

O Criciúma não se abalou com o gol sofrido e se lançou ao ataque para empatar a partida seis minutos após sofreu o gol. O lateral Claudinho recebeu pela direita e tocou rasteiro para Marquinhos Gabriel, o meia estava dentro da área, mas deixou a bola para o atacante Eder, o camisa 23 bateu no ângulo direito do goleiro Matheus. 

Pressão carvoeira 

Após empatar a partida, o Criciúma foi para o ataque buscando a virada. Na primeira oportunidade, Eliedson recebeu na entrada da área e tentou chutar, mas a bola desviou e saiu pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, Marquinhos Gabriel rolou para Claudinho, que lançou para Wilker Ángel na esquerda, entretanto, o zagueiro foi derrubado. O atacante Eder cobrou, mas a bola desviou na barreira e deu mais um escanteio para o Tigre. Claudinho bateu na primeira trave, a bola desviou e sobrou para Marquinhos Gabriel ficou com a bola, ajeitou e chutou, mas saiu pelo lado direito do goleiro Matheus. 

A pressão tricolor fez efeito aos 39. Após bola lançada da defesa, o zagueiro Léo Rigo e o goleiro Matheus se atrapalharam e deixaram a bola para o atacante Kayzer sozinho, que teve apenas o trabalho de empurrar a bola para o fundo do gol. 

Depois de virar a partida, a equipe do Criciúma controlou os minutos finais da primeira etapa.

Segundo tempo 

O Criciúma iniciou o segundo tempo buscando ampliar o placar e teve a oportunidade com Kayzer. Após desarme de Meritão no meio-campo, a bola ficou com Eder que tocou para Kayzer. O atacante arrancou pela direita, entrou na área, mas na hora de chutar, se atrapalhou e acabou perdendo a bola. 

No lance seguinte, foi a vez do Leão do Sul assustar o Criciúma. Meritão cometeu falta no lado esquerdo do campo. Guilherme Lazaroni alçou bola na área e Danilo Mariotto subiu mais alto que a zaga carvoeira e cabeceou para o gol, porém a bola saiu pela linha de fundo. 

Aos 17, Marquinhos Gabriel arrancou pelo meio-campo, tocou para Eder, que recebeu e soltou para Claudinho. O lateral foi na linha de fundo e chutou rasteiro, mas a bola saiu pela linha de fundo. 

As primeiras substituições do Criciúma aconteceram aos 19 minutos. O técnico Cláudio Tencati tirou o meia Marquinhos Gabriel e o atacante Eder para a entrada de Fellipe Mateus e Felipe Vizeu, respectivamente. 

O Hercílio Luz quase empatou a partida aos 24. Após troca de passes na entrada da área, a bola sobrou para Paulinho, que arriscou o chute rasteiro no canto esquerdo. 

Aos 30, o Tigre quase ampliou o placar com Meritão. Após cobrança de lateral do Trauco, a bola sobrou para o volante e de perna esquerda, o defensor carvoeiro chutou de longe e a bola passou perto do gol de Matheus. 

O atacante Kayzer arrancou pela direita, mas sofreu falta. O meia Fellipe Mateus levantou a bola no segundo poste, mas o Felipe Vizeu acabou se atrapalhando e mandou a bola para a linha de fundo de cabeça. 

O Criciúma voltou a entrar na área do goleiro Matheus. Após lançamento de Trauco, Kayzer apareceu entre os zagueiros e cabeceou para a linha de fundo. 

A equipe carvoeira mexeu mais duas vezes aos 38. Deixaram o gramado o lateral-direito Claudinho e o volante Eliedson para a entrada de Jonathan e Barreto, respectivamente. Dois minutos depois foi a vez do atacante Adrianinho entrar no lugar de Kayzer. 

Fellipe Mateus comete pênalti 

Aos 47, o Hercílio Luz iniciou uma pressão contra o Criciúma e o meia Fellipe Mateus cometeu pênalti em Paulinho. O atacante Clayton foi para a cobrança, bateu no lado direito, mas o goleiro Gustavo defendeu o pênalti, a bola sobrou para Rodrigo, que mandou a bola para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a zaga tricolor afastou o perigo.

Ficha técnica para Criciúma 2 x 1 Hercílio Luz 

Competição: Campeonato Catarinense - quartas de final

Data: Domingo, dia 17 de março de 2024

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

Horário: 19h30

Público: 14.041 pessoas

Renda: R$ 267.100,00

Arbitragem: O Árbitro FIFA, Ramon Abatti Abel apitou a partida. Ele foi auxiliado por Johnny Barros de Oliveira e Bruno Muller. A partida ainda teve a atuação da arbitragem de vídeo, com Charly Wendy Straub Deretti chefiando a cabine do VAR.

Gols: Eder (28’1’T), Kayzer (39’1’T) (CRI); Anderson Ligeiro (22’1’T) (HER)

Cartões amarelos: Jonathan Cabeça (9’2’T), Vitinho (29’2’T, Paulinho (41’2’T) (HER)

Cartões vermelhos: 

Criciúma: Gustavo; Claudinho (Jonathan), Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Eliedson (Barreto), Meritão, Trauco e Marquinhos Gabriel (Fellipe Mateus); Kayzer (Adrianinho) e Eder (Felipe Vizeu)

Técnico: Cláudio Tencati 

Hercílio Luz: Matheus; Alison, Igor Silva, Léo Rigo e Guilherme Lazaroni; Jean Martim (Paulinho), Jonathan Cabeça, Anderson Ligeiro (Vitinho) e Ingro (Clayton); Carlos Renato e Danilo Mariotto (Vinícius Tanque). 

Técnico: Alexandre Lopes 

Leia mais sobre:

tigre,

criciuma,

campeonato catarinense,

Hercílio Luz.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes