Campeonato Brasileiro

Juventude x Criciúma: na casa do adversário, Tigre tenta encerrar jejum de vitórias

Time gaúcho ainda não perdeu na Série A como mandante

Por Lucas Renan Domingos -

Em 27/07/2024 às 09:06
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Arquivo/Criciúma E.C.

Com o empate em 1 a 1 contra o Fortaleza na última quarta-feira, dia 24, o Criciúma completou cinco jogos consecutivos sem vitórias na Série A do Campeonato Brasileiro. Para tentar encerrar esta sequência, o Tigre visita o Juventude às 19 horas deste sábado, dia 27, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).

A última vez que o Criciúma venceu foi no dia 3 de julho, quando derrotou o Cruzeiro no estádio Heriberto Hülse pelo placar de 1 a 0. De lá para cá o Tigre foi derrotado pelo Vitória (fora), empatou com o Fluminense (em casa), perdeu para Corinthians (fora) e Flamengo (fora) e teve um novo empate diante do Fortaleza (em casa).

O Juventude também vem de uma sequência sem vitórias. Foram dois empates e uma derrota nas últimas três partidas. A última vez que Tigre e Papo se enfrentaram foi na rodada de abertura do Brasileirão. A partida realizada no estádio Heriberto Hülse terminou empatada em 1 a 1.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Criciúma novamente com desfalques

Na 15ª posição na tabela, o Criciúma tem três pontos de vantagem para a zona de rebaixamento, com dois jogos a menos. Apesar da situação ainda favorável, o Tigre precisa retomar o caminho da vitória para se distanciar do Z4 e encerrar o jejum de vitórias.

O time carvoeiro tem um retrospecto positivo no setor ofensivo. Junto com o Botafogo, o Criciúma é um dos clubes que marcou gols em todos os jogos que disputou no primeiro turno do Brasileirão. Mas tem pecado na defesa. Nas últimas três vezes que entrou em campo, o Tigre saiu na frente do placar e depois sofreu o empate ou a virada.


Bolasie e Allano devem formar o ataque do Tigre em Caxias do Sul - Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

“Acho que a parte ofensiva a gente não tem o que reclamar, estamos marcando em todos os jogos. Temos que buscar equilíbrio maior na competição, porém, é uma marca muito importante que mostra a força do nosso grupo”, afirmou o volante Barreto.

Contra o Fortaleza, Cláudio Tencati tinha seis desfalques. E ele novamente terá baixas no elenco para escalar a equipe para jogar contra o time gaúcho. O atacante Arthur Caíke foi diagnosticado com uma lesão na coxa e não joga. O atacante Eder apresentou desgaste físico e deve ser poupado. O meia Matheusinho ainda segue em recuperação de lesão, também na coxa.

Por outro lado, o treinador terá os retornos de Barreto, Claudinho e Allano, que cumpriram suspensão na última rodada e de Tobias Figueiredo e Ronald, que não atuaram na partida diante do Fortaleza por questão contratual, já que pertencem ao time cearense.

Provável Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Miguel Trauco; Barreto, Newton, Marcelo Hermes e Fellipe Mateus; Allano e Bolasie.

Juventude invencível como mandante

Ao receber o Criciúma no Alfredo Jaconi, o Juventude tenta manter o seu bom retrospecto em casa. Nesta Série A do Campeonato Brasileiro, a equipe gaúcha ainda não perdeu quando atuou como mandante, tendo um aproveitamento de 70%, somando cinco vitórias e quatro derrotas.

O Ju volta a jogar no Alfredo Jaconi depois de três rodadas, depois de mandar jogos no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), onde empatou com Atlético-MG e São Paulo. Depois, fora de casa, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), o Juventude foi derrotado pelo Cruzeiro.


Jair Ventura, técnico do Juventude - Foto: Fernando Alves/ECJ

A volta para Caxias do Sul (RS), também marca o reencontro da torcida alviverde com o técnico Jair Ventura. Depois de sua primeira passagem pelo clube em 2021, quando ajudou a equipe a permanecer na elite do futebol brasileiro, o treinador retornou ao time, mas ainda não comandou a equipe no Alfredo Jaconi.

João Lucas e Zé Marcos serão ausências, pois terão que cumprir suspensão. Por outro lado, Rodrigo Sam e Jadson voltam a ficar à disposição.

Provável Juventude: Gabriel; Gabriel Inocêncio, Rodrigo Sam, Lucas Freitas e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Erick Farias, Lucas Barbosa e Gilberto.

Retrospecto

O Criciúma tem retrospecto negativo contra o Juventude. Nas 33 oportunidades em que se enfrentaram, o Tigre perdeu 14 vezes, ganhou dez jogos e empatou nove. Os números são do site Meu Time na Rede.

Arbitragem

João Vitor Gobi (SP) apitará o jogo. Ele terá Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Leandro Matos Feitosa (SP) como seus auxiliares. O quarto árbitro será Lucas Canetto Bellote (SP). A cabine de vídeo terá o árbitro Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ) e os assistentes Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Antônio Magno Lima Cordeiro (CE).

Transmissão

A partida entre Juventude e Criciúma terá transmissão do Tabelando/Portal Engeplus, com a Jornada Esportiva partir das 16h30. Os detalhes do jogo também poderão ser conferidos em texto no Portal Engeplus logo após o apito final.

Ficha técnica para Juventude x Criciúma:

Competição: Campeonato Brasileiro Série A, 20ª rodada.

Data: Sábado, dia 27 de julho.

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).

Horário: 19 horas.

Arbitragem:  João Vitor Gobi (SP) apitará o jogo. Ele terá Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA) e Leandro Matos Feitosa (SP) como seus auxiliares. O quarto árbitro será Lucas Canetto Bellote (SP). A cabine de vídeo terá o árbitro Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ) e os assistentes Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Antônio Magno Lima Cordeiro (CE).

Juventude: Gabriel; Gabriel Inocêncio, Rodrigo Sam, Lucas Freitas e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Erick Farias, Lucas Barbosa e Gilberto.

Técnico: Jair Ventura.

Criciúma: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Miguel Trauco; Barreto, Newton, Marcelo Hermes e Fellipe Mateus; Allano e Bolasie.

Técnico: Cláudio Tencati.

 

Leia mais sobre:

criciuma,

esporte,

juventude,

Série A,

campeonato brasileiro.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes