Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 25/04/2024 às 17:09A apresentação do atacante Allano fechou o pacote de reforços do Criciúma para a primeira metade do Campeonato Brasileiro. Com a janela de inscrição fechada até julho, o Tigre disputará o turno da Série A com 39 jogadores, isso contando atletas da categoria de base incorporados ao elenco profissional. A próxima janela de inscrições abre no dia 10 de julho, data em que o Tigre enfrenta o Flamengo pela 18ª rodada, e fecha no dia 2 de setembro, quando o campeonato alcançará a 26ª rodada.
Desde o início do ano, o Criciúma contratou 14 jogadores, entre eles o atacante Renato Kayzer que foi devolvido ao Fortaleza após o clube cearense pedir o retorno do empréstimo. O Tigre ainda contratou o goleiro Matheus Teixeira, os zagueiros Wilker Ángel e Tobias Figueiredo, o lateral-esquerdo Miguel Trauco, os volantes Higor Meritão, Baltasar Barcia, Ronald e Newton, o meia Matheusinho, e os atacantes Yerson Candelo, Yannick Bolasie, Arthur Caíke e Allano.
Contratado neste ano, Higor Meritão é um dos destaques do Criciúma nesta temporada. (Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C)
O narrador do Tabelando/Engeplus, Mateus Mastella, acredita que o plantel entregue ao técnico Claudio Tencati é suficiente para o objetivo do clube na Série A: escapar do rebaixamento. “Esse elenco do Criciúma está bom para o grande objetivo. Com os jogadores que chegaram, Tencati ganha algumas opções. É claro que precisaria ainda de um lateral-direito experiente e um atacante goleador, mas são peças pontuais que podem vir em julho”, explica.
Mastella considera o time competitivo, com destaque para a defesa e o meio-campo, além das opções para o gol. O titular Gustavo ainda não jogou e o reserva Alisson tem dado conta da missão. “O gol, a defesa e o meio são sólidos. Vamos sofrer? Vamos. Mas, com essa Série A onde se gasta muito mais do que arrecada, esse time no papel, com as contas em dia, é bom”, argumenta.
Tigre internacional
O elenco montado pelo departamento de futebol do Criciúma, comandado pelo gerente de futebol Alex Brasil, conta com quatro goleiros, sete zagueiros, três laterais para cada lado, oito volantes, quatro meias e nove atacantes. Os dados fazem parte da ficha do Criciúma no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e também de acordo com a lista de jogadores divulgada nos press kits para os confrontos contra Juventude e Atlético Mineiro, ambos pelo Brasileirão.
O time do Criciúma conta com seis jogadores estrangeiros e 32 brasileiros - entre eles o ítalo-brasileiro Eder. Outro ponto a destacar é a média de idade do elenco, que está em 26,3 anos. Porém, quando o assunto é o time titular, a média aumenta. Contra o Juventude ficou em 31,1 anos, enquanto contra o Atlético ficou em 31,2 anos.
Estrangeiros no elenco: Wilker Ángel (Venezuela), Tobias Figueiredo (Portugal), Miguel Trauco (Peru), Baltasar Barcia (Uruguai), Yerson Candelo (Colômbia), Yannick Bolasie (França/naturalizado congolês).
“Toda a organização do clube atual, com retaguarda financeira, com desempenho de alta performance em todos os setores, nos dá a esperança de o Criciúma fazer um primeiro turno surpreendente, inclusive com a possibilidade de reforços pontuais no mês de julho quando abre a segunda janela. O Criciúma estará no final do turno tendo todo o segundo turno para recuperação em caso de necessidade, mas acredito que o Criciúma irá surpreender muita gente”, avalia o comentarista do Tabelando/Engeplus, Emerson Crippa.
O Criciúma volta a campo neste sábado, dia 25, quando enfrenta o Vasco no estádio São Januário, no Rio de Janeiro, pela 4ª rodada da Série A. As duas equipes se enfrentam às 16 horas. Com um jogo a menos, já que não atuou na terceira rodada, o Tigre é 16°, com 2 pontos. O time carioca é o 15°, com três pontos.
Plantel do Criciúma com a idade de cada atleta
Goleiros: Alisson (28), Gustavo (31), Matheus Teixeira (25) e Kauã (20).
Zagueiros: Wilker Ángel (31), Tobias Figueiredo (30), Rodrigo (37), Walisson Maia (32), Erick (18), Thiago Mina (21) e Jackson (21).
Lateral-direito: Claudinho (23), Jonathan (31) e Kaik (20).
Lateral-esquerdo: Marcelo Hermes (29), Trauco (31) e Guilherme Silva (21).
Volantes: Higor Meritão (29), Baltasar Barcia (23), Barreto (28), Eliédson (21), Léo Gonçalves (22), Ronald (26), Newton (24) e Eliel (21).
Meias: Matheusinho (26), Fellipe Mateus (33), Marquinhos Gabriel (33) e Fabrício Lentz (20).
Atacantes: Yerson Candelo (32), Adrianinho (19), Yannick Bolasie (34), Arthur Caíke (31), Eder (37), Felipe Vizeu (27), João Carlos (22), Eduardo Melo (22), Allano (29) e Petterson (20).
Contratados nesta temporada (14): Matheus Teixeira, Wilker Ángel, Tobias Figueiredo, Trauco, Higor Meritão, Barcia, Ronald, Newton, Matheusinho, Candelo, Bolasie, Renato Kayzer (devolvido ao Fortaleza), Arthur Caíke e Allano.
Total: 39 jogadores.
Média de idade: 26,3 anos.
Próxima janela de inscrições: entre 10 de julho a 2 de setembro.
Leia mais sobre:
tigre,
criciuma,
Série A,
campeonato brasileiro,
Renato Kayzer,
Trauco,
yannick bolasie,
Allano.
Sem acordo
Tigre não deve renovar com atacante
Novidades
Cocal do Sul
Em busca do tri
Herói da noite
Confirmado
Baixas importantes
Protagonista
Em busca do tri
Herói da noite