Por Lucas Renan Domingos -
Em 01/07/2024 às 11:50Pela primeira vez uma mulher subiu no lugar mais alto do pódio da Fórmula 4 Brasil. O feito foi alcançado por Rafaela Ferreira, piloto criciumense que venceu a segunda corrida da categoria do fim de semana nesse domingo, dia 30, no autódromo de Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).
“É uma sensação de dever cumprido ver que todo o trabalho duro está valendo a pena e dando frutos. É um feito muito importante ser a primeira mulher a vencer. Cria uma imagem de inspiração para outras meninas, mostrando a elas que, com dedicação, podemos disputar de igual para igual com os meninos”, afirmou Rafaela.
Ela já havia conquistado a pole position, largando na frente do grid, e liderou a corrida até a bandeirada final. “A vitória veio sendo construída desde o começo do ano. Na pré-temporada fiz treinos visando a luta pela vitória e pelo campeonato. Na primeira etapa, vimos que tínhamos um ritmo forte e isso seria, sim, possível. Desde o começo do fim de semana eu sabia que tinha chances reais de conquistar a vitória”, enfatizou.
Rafala Ferreira recebendo a bandeirada da vitória - Foto: Rafa Catelan
Esta é a segunda temporada da piloto no F4 Brasil. Depois de um ano de adaptações com o carro, ela está confiante em resultados melhores em 2024. “Evolui bastante desde o ano passado e me adaptei ao carro.Também me dei muito bem com a equipe e temos feito um ótimo trabalho juntos. Meu objetivo é buscar mais vitórias e meu foco com certeza está no campeonato, sempre lutar para conquistar bons pontos durante todo o fim de semana”, completou.
Esta não é a primeira vez que Rafaela coloca as mulheres como protagonistas no automobilismo. Ela já tinha a marca de ser a primeira mulher a conquistar a pole position na Copa Brasil de Kart. A história da piloto criciumense e moradora de Içara foi contada em uma matéria feita pelo Portal Engeplus em 2022, que pode ser lida clicando aqui.
Leia mais sobre:
esporte,
Automobilismo,
rafaela ferreira,
f4 brasil,
primeira mulher a vencer.
2 de agosto
Mercado da bola
84 partidas
Garçom do Tigre
Longe dos gramados
Primeiro lugar
17 a 23 de julho
Sub-17
Garçom do Tigre
Longe dos gramados
17 a 23 de julho