Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 15/10/2024 às 11:10O zagueiro Rodrigo é um dos destaques do Criciúma no Campeonato Brasileiro. As atuações do capitão renderam elogios do próprio técnico Cláudio Tencati, que avaliou a importância da espinha dorsal formada pelo camisa 3 e que inclui os goleiros Gustavo e Alisson, o meia Fellipe Mateus e o lateral-direito Claudinho, todos remanescentes da campanha da Série C em 2021 e que seguem performando agora na Série A.
Durante entrevista coletiva na última semana, Tencati elogiou o capitão do Criciúma, que hoje possui a maior nota entre os zagueiros do Brasileirão no Sofascore, aplicativo de resultados e scouts. Vale lembrar que esta é a primeira temporada de Rodrigo na elite do futebol brasileiro, fato que não passou despercebido pelo treinador.
“Hoje o Rodrigo é o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro em números. Quem for buscar todos os números dele, é impressionante. Então, no Campeonato Brasileiro, um zagueiro com 37 anos quebra uma mística que muitos falam que os jogadores da Série C não conseguem jogar na Série A ou fazer essa trajetória. Dando o exemplo do Rodrigo, é um jogador que vem desde a Série C, que tem essa performance e não tinha jogado uma Série A de Brasileiro”, elogiou Tencati.
Na história do Tigre
Rodrigo é o 16° jogador do Brasileirão com maior nota no Sofascore: 7.23. Da linha de defesa, acima dele não há zagueiros, apenas o lateral-direito Willian, do Cruzeiro, os goleiros Cleiton (Red Bull Bragantino), Marcos Felipe (Bahia), John (Botafogo) e Léo Jardim (Vasco). A lista é liderada pelo meia Matheus Pereira, do Cruzeiro, com 7.55.
O capitão do Criciúma deixa para trás nomes importantes do Brasileirão, como os zagueiros Gustavo Gomes e Murilo, ambos do Palmeiras, com notas 7.20 e 7.09, Bastos, do Botafogo, com nota 7.04, e Arboleda, do São Paulo, que aparece com nota 7.02. A nota alta de Rodrigo está atrelada a dados importantes para um zagueiro, como a média de cortes por partida. Segundo o SofasCore, são 6.2 cortes de média, o maior índice entre os atletas do campeonato. O capitão ainda tem uma média de 83% de passes certos por partida, a 4ª maior marca de acerto em bolas longas por jogo, são cinco, e a 15ª melhor média de desarmes, com 1.4. O líder neste quesito é o lateral-esquerdo Bernabei, do Inter, com 1.9.
Tencati explica que a sintonia criada entre grupo de jogadores e comissão técnica é preponderante para o crescimento técnico dos jogadores. “Esses que são remanescentes da Série C, eu acredito que são um exemplo de trabalho de equipe e ao mesmo tempo se prova o modelo de jogo, o sistema e o quanto eles estão bem ajustados com a gente. Porque se mantém uma ideia, se troca pouco, esse é outro processo. Às vezes você troca muito, vêm vários treinadores ao longo de uma temporada e as ideias mudam frequentemente. E tem jogadores que passam a ter performance diferente porque mudam as ideias, os comportamentos e os processos”, argumenta o treinador.
Preferência sim, mas sem lugar cativo
O reconhecimento da importância dos remanescentes da Série C e posteriormente da Série B não significa um lugar cativo entre os titulares. Porém, cabe lembrar que apenas o goleiro Alisson não está entre os 11 iniciais, justamente porque o dono da camisa 1 é Gustavo. Tencati explica que os jogadores com mais tempo de casa, que corresponderam durante todo o período, possuem “uma certa preferência”, mas…
“São atletas que se desafiam em todo o tempo. Quem é campeão conosco, quem tem sequência de trabalho, quem tem trajetória vitoriosa, tem preferência, mas não tem cadeira cativa. Então, o que significa isso? Não é porque o Rodrigo está comigo há quatro temporadas e três anos, é que tem a preferência. Se ele não estiver provando, se ele não estiver performando, se ele não estiver rendendo, vai ficar fora", afirma.
Segundo o site Meu Time na Rede, Rodrigo possui 170 jogos com a camisa do Criciúma, com 77 vitórias, 51 empates e 42 derrotas. O zagueiro marcou seis gols e conquistou os títulos da Série B do Campeonato Catarinense, o bicampeonato da Série A do Campeonato Catarinense e a Recopa Catarinense, além de ter sido peça importante nos acessos para a elite estadual e para a Série A do Campeonato Brasileiro.
Na lista de jogadores com mais jogos pelo Tigre, Rodrigo é o 33°, empatado com Everaldo. Acima dele estão nomes como Paulo Baier, com 173, o goleiro Gustavo com 180 e o volante Barreto com 196. No top 3 da lista estão Vanderlei Mior, com 431, Wilsão Vaterkemper, com 426, e Itá, com 385.
Próximo jogo
Com Rodrigo em campo, o Criciúma enfrenta o Botafogo na sexta-feira, dia 18, no Rio de Janeiro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece às 20 horas, no Maracanã. Com a vitória na última rodada, o Criciúma pulou para a 12ª posição, com 35 pontos, uma margem de seis pontos de distância para a zona de rebaixamento que tem Vitória e Corinthians com 29 pontos, Cuiabá com 26 e Goianiense com 21.
No topo de tabela, o Botafogo lidera a Série A com uma diferença de três pontos para o Palmeiras, que é o segundo colocado. Os cariocas possuem 60 pontos, contra 57 dos paulistas. A última derrota do time carioca no Brasileirão ocorreu no dia 11 de agosto, para o Juventude. Depois disso, foram cinco vitórias e dois empates.
Leia mais sobre:
criciuma,
futebol,
Rodrigo,
esportes,
tencati.
3ª rodada
Reconhecimento
Esportes
Disputa acirrada
Novidades
A banda carvoeira
Reconhecimento
A banda carvoeira