Tencati elenca Rodrigo entre os melhores do Brasileirão e elogia o capitão: "números impressionantes" - Portal Engeplus
Cheio de moral

Tencati elenca Rodrigo entre os melhores do Brasileirão e elogia o capitão: "números impressionantes"

Zagueiro participou de toda a ascensão do Tigre desde a Série C

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

Em 15/10/2024 às 11:10
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C

O zagueiro Rodrigo é um dos destaques do Criciúma no Campeonato Brasileiro. As atuações do capitão renderam elogios do próprio técnico Cláudio Tencati, que avaliou a importância da espinha dorsal formada pelo camisa 3 e que inclui os goleiros Gustavo e Alisson, o meia Fellipe Mateus e o lateral-direito Claudinho, todos remanescentes da campanha da Série C em 2021 e que seguem performando agora na Série A.

Durante entrevista coletiva na última semana, Tencati elogiou o capitão do Criciúma, que hoje possui a maior nota entre os zagueiros do Brasileirão no Sofascore, aplicativo de resultados e scouts. Vale lembrar que esta é a primeira temporada de Rodrigo na elite do futebol brasileiro, fato que não passou despercebido pelo treinador.

“Hoje o Rodrigo é o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro em números. Quem for buscar todos os números dele, é impressionante. Então, no Campeonato Brasileiro, um zagueiro com 37 anos quebra uma mística que muitos falam que os jogadores da Série C não conseguem jogar na Série A ou fazer essa trajetória. Dando o exemplo do Rodrigo, é um jogador que vem desde a Série C, que tem essa performance e não tinha jogado uma Série A de Brasileiro”, elogiou Tencati.

Capitão já completou 170 jogos pelo Tigre. (Foto: Celso da Luiz/Criciúma)

Na história do Tigre

Rodrigo é o 16° jogador do Brasileirão com maior nota no Sofascore: 7.23. Da linha de defesa, acima dele não há zagueiros, apenas o lateral-direito Willian, do Cruzeiro, os goleiros Cleiton (Red Bull Bragantino), Marcos Felipe (Bahia), John (Botafogo) e Léo Jardim (Vasco). A lista é liderada pelo meia Matheus Pereira, do Cruzeiro, com 7.55. 

O capitão do Criciúma deixa para trás nomes importantes do Brasileirão, como os zagueiros Gustavo Gomes e Murilo, ambos do Palmeiras, com notas 7.20 e 7.09, Bastos, do Botafogo, com nota 7.04, e Arboleda, do São Paulo, que aparece com nota 7.02. A nota alta de Rodrigo está atrelada a dados importantes para um zagueiro, como a média de cortes por partida. Segundo o SofasCore, são 6.2 cortes de média, o maior índice entre os atletas do campeonato. O capitão ainda tem uma média de 83% de passes certos por partida, a 4ª maior marca de acerto em bolas longas por jogo, são cinco, e a 15ª melhor média de desarmes, com 1.4. O líder neste quesito é o lateral-esquerdo Bernabei, do Inter, com 1.9.

Tencati explica que a sintonia criada entre grupo de jogadores e comissão técnica é preponderante para o crescimento técnico dos jogadores. “Esses que são remanescentes da Série C, eu acredito que são um exemplo de trabalho de equipe e ao mesmo tempo se prova o modelo de jogo, o sistema e o quanto eles estão bem ajustados com a gente. Porque se mantém uma ideia, se troca pouco, esse é outro processo. Às vezes você troca muito, vêm vários treinadores ao longo de uma temporada e as ideias mudam frequentemente. E tem jogadores que passam a ter performance diferente porque mudam as ideias, os comportamentos e os processos”, argumenta o treinador. 

Preferência sim, mas sem lugar cativo 

"Não há dúvida que o atleta dá um alicerce de trabalho, de sustentação para nós. Isso em trabalhos longevos, é alicerce para a equipe. E temos outros que vieram para a Série B. Então, diante disso, tanto nós potencializamos eles em virtude de confiança, sistema de jogo, modelo de jogo, como também eles se sentem confiantes porque estão nesse processo. 

Cláudio Tencati, técnico do Criciúma
_______________

O reconhecimento da importância dos remanescentes da Série C e posteriormente da Série B não significa um lugar cativo entre os titulares. Porém, cabe lembrar que apenas o goleiro Alisson não está entre os 11 iniciais, justamente porque o dono da camisa 1 é Gustavo. Tencati explica que os jogadores com mais tempo de casa, que corresponderam durante todo o período, possuem “uma certa preferência”, mas… 

“São atletas que se desafiam em todo o tempo. Quem é campeão conosco, quem tem sequência de trabalho, quem tem trajetória vitoriosa, tem preferência, mas não tem cadeira cativa. Então, o que significa isso? Não é porque o Rodrigo está comigo há quatro temporadas e três anos, é que tem a preferência. Se ele não estiver provando, se ele não estiver performando, se ele não estiver rendendo, vai ficar fora", afirma. 

Segundo o site Meu Time na Rede, Rodrigo possui 170 jogos com a camisa do Criciúma, com 77 vitórias, 51 empates e 42 derrotas. O zagueiro marcou seis gols e conquistou os títulos da Série B do Campeonato Catarinense, o bicampeonato da Série A do Campeonato Catarinense e a Recopa Catarinense, além de ter sido peça importante nos acessos para a elite estadual e para a Série A do Campeonato Brasileiro.

Na lista de jogadores com mais jogos pelo Tigre, Rodrigo é o 33°, empatado com Everaldo. Acima dele estão nomes como Paulo Baier, com 173, o goleiro Gustavo com 180 e o volante Barreto com 196. No top 3 da lista estão Vanderlei Mior, com 431, Wilsão Vaterkemper, com 426, e Itá, com 385.

Próximo jogo

Com Rodrigo em campo, o Criciúma enfrenta o Botafogo na sexta-feira, dia 18, no Rio de Janeiro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida acontece às 20 horas, no Maracanã. Com a vitória na última rodada, o Criciúma pulou para a 12ª posição, com 35 pontos, uma margem de seis pontos de distância para a zona de rebaixamento que tem Vitória e Corinthians com 29 pontos, Cuiabá com 26 e Goianiense com 21. 

No topo de tabela, o Botafogo lidera a Série A com uma diferença de três pontos para o Palmeiras, que é o segundo colocado. Os cariocas possuem 60 pontos, contra 57 dos paulistas. A última derrota do time carioca no Brasileirão ocorreu no dia 11 de agosto, para o Juventude. Depois disso, foram cinco vitórias e dois empates.

Leia mais sobre:

criciuma,

futebol,

Rodrigo,

esportes,

tencati.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes