Por Rafaela Custódio
Em 26/11/2024 às 09:23O Criciúma entra em campo na noite desta terça-feira, dia 26, às 19 horas, diante do Fluminense, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), com a missão de deixar a zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. O confronto é válido pela 35ª rodada.
Atualmente, o Criciúma é o primeiro time do Z4, com 37 pontos. Já o Tricolor das Laranjeiras está uma posição acima do Tigre e soma 38 pontos. A equipe carvoeira não vence há cinco jogos, sendo três derrotas e dois empates e o Fluminense, nos últimos cinco jogos, conquistou uma vitória, dois empates e duas derrotas.
Sobre as equipes
Criciúma
Para o confronto, o técnico Cláudio Tencati terá a volta do zagueiro venezuelano Wilker Ángel e do lateral-esquerdo peruano Miguel Trauco, que estavam defendendo suas seleções na disputa das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. Os atletas também cumpriram suspensão automática na última rodada por receberem o terceiro cartão amarelo contra o Cruzeiro. O comandante carvoeiro não poderá contar com o lateral-direito Claudinho, que acabou expulso contra o Vitória.
O Tigre ainda terá duas baixas para o duelo. O atacante Allano foi afastado do grupo após desentendimento com o Tencati. Já o volante Higor Meritão pediu para deixar o clube após não ser aproveitado no elenco.
O lateral-esquerdo Trauco está à disposição do técnico Cláudio Tencati. Ele garante que está bem fisicamente e com vontade de jogar. Apesar, que tem ao seu lado, Marcelo Hermes, titular absoluto da equipe carvoeira, mas que ambos podem fazer a dobra pela esquerda. “O Marcelo tem um bom desenvolvimento dentro do campo, ele ajuda muito e para mim isso fica mais fácil [fazer a dobra]. Só que a decisão é do treinador, enquanto ele considerar que estou pronto para jogar, eu vou ajudar sempre”, comenta Trauco.
O jogador peruano ressaltou que o elenco não deve olhar a tabela de classificação. “Sabemos que são quatro jogos que estão restando e cada jogo será uma final. Sabemos que agora temos que pontuar, né? A ideia é isso, vamos pelos três pontos, e se não der, um ponto é muito importante também”, observa.
Precisando vencer para deixar a zona de rebaixamento, Tencati deve mexer em todos os setores do time titular. Na defesa, Wilker Ángel será o zagueiro ao lado de Rodrigo. Na lateral-direita Dudu ganha oportunidade no lugar de Claudinho. Já no meio-campo, ele deve sacar Fellipe Mateus e mandar Barreto para o jogo. Já na frente, Bolasie e Felipe Vizeu devem formar a dupla de ataque.
Provável escalação: Gustavo; Dudu, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Newton, Ronald e Matheusinho; Bolasie e Felipe Vizeu.
Fluminense
O técnico Mano Menezes está tratando a partida contra o Criciúma como uma decisão e ressaltou em entrevista coletiva após o empate contra o Fortaleza que apenas a vitória interessa diante do time catarinense. Para o duelo entre tricolores, o técnico carioca não terá desfalques por suspensão e poderá contar com o que há de melhor em seu elenco.
“O jogo de terça-feira tem caráter de decisão. Se nós tivéssemos dos dois jogos, um que nós ainda poderíamos empatar, seria contra o Fortaleza. Terça a gente tem que vencer, a gente sabe disso. Então vamos trabalhar para isso, vamos entender bem como o jogo vai ser jogado, melhorar um pouco a nossa bola parada, que com o volume como a gente teve hoje, essas ocasiões acontecem com muita frequência”, afirmou em entrevista coletiva.
O Fluminense tem o terceiro pior ataque da Série A, com 30 gols marcados em 34 jogos. Em contrapartida, tem a sétima melhor defesa do campeonato, com 38 gols sofridos.
Provável escalação: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos, Diogo Barbosa; Martinelli (Bernal), Lima, Ganso; Arias, Keno, Kauã Elias.
Arbitragem
Para o duelo, a comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) escalou o árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira. Ele será auxiliado por Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Leandro Matos Feitosa (SP).
O árbitro de vídeo será comandado pela paulista Daiane Muniz (VAR-FIFA), que será auxiliada por Marcus Vinicius Gomes (MG) e Thiago Duarte Peixoto (SP). Regildenia de Holanda Moura atuará como observador de VAR (CBF-RJ). Já o quarto árbitro será Lucas Canetto Bellote (SP).
Retrospecto
A equipe carvoeira já enfrentou o Fluminense como visitante em 14 oportunidades e nunca venceu. São 12 derrotas e dois empates. Marcou 10 gols e sofreu 30, com aproveitamento de 4%. O último confronto entre os times no Maracanã aconteceu em 2021 pela Copa do Brasil e o Tigre foi derrotado por 3 a 0.
No primeiro turno pela Série A, o Criciúma recebeu o Fluminense no estádio Heriberto Hülse e a partida terminou empatada por 1 a 1. No geral, a equipe carioca também leva vantagem. São 26 jogos, com seis vitórias do Tigre, cinco empates e 15 derrotas. O time carvoeiro marcou 31 gols e sofreu 47, com aproveitamento de 29%.
Transmissão
Os leitores do Portal Engeplus acompanham todos os detalhes da partida na transmissão ao vivo do Tabelando a partir das 17h30 no canal no YouTube. As emoções do jogo poderão ser lidas também após o apito final em matéria completa.
Ficha técnica para Fluminense x Criciúma
Competição: Campeonato Brasileiro da Série A, 35ª rodada.
Data: terça-feira, dia 26 de novembro.
Local: estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).
Horário: 19 horas.
Arbitragem: O árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira comanda a partida. Ele será auxiliado por Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Leandro Matos Feitosa (SP).
O árbitro de vídeo será paulista Daiane Muniz (VAR-FIFA), que será auxiliada por Marcus Vinicius Gomes (MG) e Thiago Duarte Peixoto (SP). Regildenia de Holanda Moura atuará como observador de VAR (CBF-RJ). Já o quarto árbitro será Lucas Canetto Bellote (SP).
Provável Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos, Diogo Barbosa; Martinelli (Bernal), Lima, Ganso; Arias, Keno, Kauã Elias.
Técnico: Mano Menezes.
Provável Criciúma: Gustavo; Dudu, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Barreto, Newton, Ronald e Matheusinho; Bolasie e Felipe Vizeu.
Técnico: Cláudio Tencati.
Leia mais sobre:
criciuma,
brasileirão,
Série A,
esportes,
fluminense.
Série B
Sub-11 e sub-13
Contratado
No pódio
Briga pelo G4
Show de luzes
Briga pelo G4