0 x 0

Criciúma segura Fluminense no Maracanã e volta para casa com um ponto

Apesar do empate, o Tigre segue na zona de rebaixamento da Série A

Por Rafaela Custódio

Em 26/11/2024 às 21:15
imagem da noticia
Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.

O Criciúma conseguiu segurar a pressão do Fluminense, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), e empatou sem gols na noite desta terça-feira, dia 26, pela 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Tigre segue na zona de rebaixamento, em 17° lugar, com 38 pontos. O Tricolor das Laranjeiras, ganhou uma posição na tabela, agora está em 15º e soma 39 pontos. 

Na próxima rodada, o Criciúma recebe o Corinthians. O confronto acontece neste sábado, dia 30, às 19h30, no estádio Heriberto Hülse. Já o Fluminense encara o Athletico-PR, na Ligga Arena, no Paraná, no domingo, dia 1 de dezembro, às 18h30. Os dois jogos serão válidos pela 36ª rodada.

Lateral Samuel Xavier sendo marcado pelo volante Ronald. (Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.)

Primeiro tempo 

O Fluminense iniciou a partida buscando o ataque e, logo no primeiro minuto, entrou na área carvoeira. Após cruzamento de Samuel Xavier pela direita, a bola cruzou toda a área e ficou com Keno. O atacante foi marcado por Dudu e, no momento de alçar na área, acabou errando e a bola saiu pela linha de fundo. 

Após o primeiro ataque do Fluminense, o Criciúma conseguiu ter mais posse de bola, porém sem ter a oportunidade de pressionar os donos da casa. Com isso, trocou passes no meio-campo, mas sem uma chance efetiva. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Aos 10, o Fluminense se lançou ao ataque. Após cruzamento de Keno pela esquerda, a bola desviou e saiu pela linha de fundo. O próprio Keno cobrou o escanteio, mas Dudu conseguiu afastar. 

Atacante Keno ajudou o Fluminense pelo lado direito do gramado. (Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.)

Pressão do Fluminense 

Arias arrancou pela direita, avançou até a linha de fundo, mas foi bloqueado por Marcelo Hermes no momento do cruzamento. Na cobrança do escanteio, Arias alçou bola na área, a zaga afastou mal e a bola sobrou para Keno, que arriscou o chute, mas saiu pela linha de fundo. 

Atacante Arias pressionou o Criciúma pelo lado esquerdo. (Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.)

Sem marcação, Arias arrancou pela direita e cruzou a bola na área. Keno, também livre, conseguiu chutar, porém, Dudu se jogou na bola, conseguiu evitar o gol e mandar a bola para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a zaga carvoeira conseguiu afastar o perigo. 

A primeira substituição do Criciúma aconteceu aos 18. Deixou o gramado o zagueiro Wilker Ángel lesionado para a entrada do defensor Tobias Figueiredo. 

O Criciúma chega na área adversária aos 27. Após receber pela esquerda, Marcelo Hermes cruzou a bola na área, mas o goleiro Fábio agarrou. O Fluminense respondeu no lance seguinte com Arias, que arrancou pela direita e cruzou rasteiro, entretanto, Kauã Elias chegou atrasado na pequena área e não conseguiu abrir o marcador. 

Marcelo Hermes ajudou o Tigre na defesa e também com bolas alçadas na área. (Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.)

O Fluminense voltou assustar aos 31. Após receber passe de Arias, Ganso chutou de perna esquerda, mas a bola saiu pela linha de fundo. 

Atacante Arias comandou o ataque do Fluminense no primeiro tempo. (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)

Arias e Arias… 

O Fluminense criou todas as oportunidades do primeiro tempo com Arias pela esquerda, e aos 32 não foi diferente. Após arrancar, Arias tentou o cruzamento, mas foi bloqueado por Ronald. Na cobrança do escanteio, Arias tocou curto para Ganso, que alçou na área e a zaga carvoeira afastou. 

Aos 37, Arias tentou arrancar pelo meio-campo, porém sofreu falta. A equipe mandante cobrou a falta curta e a bola sobrou para Bernal, que arriscou o chute rasteiro, entretanto, a bola saiu pela linha de fundo. 

O Fluminense quase surpreendeu o Criciúma aos 46. Após falta do Barreto em Kauã Elias, o Tricolor das Laranjeiras cobrou falta rápido e Arias chutou rasteiro. Gustavo caiu no canto esquerdo e fez a defesa em dois tempos. 

Um minuto depois, foi a vez de Barreto fazer falta em Arias. Em cobrança ensaiada, Arias rolou para Keno, que chutou rasteiro, mas a bola desviou em Newton e saiu pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, a zaga carvoeira afastou o perigo. 

Segundo tempo 

A etapa final da partida iniciou com o goleiro Gustavo salvando o Criciúma. Após Felipe Vizeu errar e entregar a bola nos pés de Kauã Elias no meio-campo, o atacante tricolor arrancou e na entrada da área arriscou o chute, mas o goleiro carvoeiro espalmou. 

No lance seguinte, o Fluminense teve mais uma oportunidade. Martinelli tocou para Bernal, que driblou Ronald, mas acabou sendo derrubado pelo defensor carvoeiro. Na cobrança da falta, Arias bateu direto e a bola passou por cima da meta de Gustavo. Aos 6, Diogo Barbosa recebeu pela esquerda, tocou para Keno, que tentou entrar na área, mas foi bloqueado por Newton. Na cobrança do escanteio, Arias alçou na área, mas a zaga carvoeira afastou o perigo. 

O primeiro chute ao gol do Criciúma aconteceu aos 9, com Bolasie. Após troca de passes pela esquerda, Ronald foi a linha de fundo e tocou para o camisa 11, que driblou a marcação e arriscou o chute, porém a bola subiu demais e Fábio apenas acompanhou o lance. 

Atacante Bolasie foi o atleta que mais tentou o gol pelo lado do Tigre. (Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.)

O Fluminense respondeu no lance seguinte. Pelo lado direito, Arias recebeu e tocou rasteiro para Samuel Xavier, que arriscou o chute, mas a bola saiu pela linha de fundo. O Tricolor das Laranjeiras voltou a criar com Renato Augusto. O meia recebeu na entrada da área e arriscou o chute, mas sem sucesso. 

Aos 12, Bolasie arrancou pelo lado direito, mas foi parado por falta pelo Bernal, que recebeu cartão amarelo. Dudu alçou bola na área, a defesa do Fluminense afastou para trás e a bola ficou com o congolês, que tentou novamente o cruzamento, mas sem êxito. 

Contra-ataque do Tigre 

O Fluminense se lançou ao ataque aos 16, mas Arias foi desarmado por Newton, que conseguiu fazer um lançamento milimétrico para Bolasie. O atacante conseguiu driblar Thiago Santos e alçar bola na área. Entretanto, Diogo Barbosa mandou para a linha de fundo. Hermes cobrou escanteio, Newton cabeceou na trave, a bola sobrou para Barreto que também tentou e parou em Fábio. A bola ficou na pequena área e Felipe Vizeu tentou chutar, mas novamente a bola explodiu na trave. 

Barreto ajudou o Criciúma na defesa e também se lançou ao ataque durante o segundo tempo. (Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.)

O técnico Cláudio Tencati mexeu na equipe duas vezes. Saíram o volante Barreto e o atacante Felipe Vizeu para as entradas de Patrick de Paula e Pedro Rocha, respectivamente. 

Os mandantes voltaram ao ataque com Arias e Cano. O atacante arrancou pelo lado direito e cruzou rasteiro para Cano, que tentou chutar, mas a arbitragem assinalou impedimento. O Fluminense tentou pelo lado direito com Keno. O atacante foi a linha de fundo e no momento do cruzamento acabou sendo bloqueado por Felipe Mateus. Arias cobrou o escanteio, mas a zaga conseguiu afastar. No lance seguinte, Newton perdeu a bola no meio-campo e Renato Augusto arrancou e tentou chutar colocado no canto esquerdo, porém a bola saiu pela linha de fundo. 

Arias foi atleta do Fluminense que mais criou oportunidades de gol. (Foto: Lucas Merçon/Fluminense F.C.)

As últimas substituições do Criciúma aconteceram aos 37 minutos. Saíram o volante Ronald e o meia Fellipe Mateus para as entradas do lateral esquerdo Trauco e do meia Marquinhos Gabriel, respectivamente. 

Após cruzamento na área, Arias apareceu como elemento surpresa e cabeceou, mas a bola desviou em Dudu e saiu pela linha de fundo. Arias cobrou escanteio, mas a defesa carvoeira afastou o perigo. 

Aos 43, Pedro Rocha recebeu no meio-campo, arrancou e arriscou o chute, mas a bola passou longe da meta do goleiro Fábio. 

O Tricolor das Laranjeiras voltou a alçar bola na área aos 46. Marquinhos, de longe, tentou cruzar no segundo poste para Serna, mas o atacante do Fluminense cabeceou mal e para fora. No lance seguinte, Marquinhos Gabriel errou na entrada da área e Renato Augusto tentou chutar, entretanto, o goleiro Gustavo fez a defesa no centro de gol. 

Na trave

O Fluminense quase abriu o marcador aos 50. Depois do cruzamento de Serna, Marquinhos apareceu no lado direito do ataque e cabeceou. A bola bateu no travessão e saiu pela linha de fundo. 

Minutos finais do Tigre 

O Criciúma se lançou ao ataque nos minutos finais da partida. Após tentativa de cruzamento de Dudu, a bola bateu na zaga do Fluminense e saiu pela linha de fundo. Marquinhos Gabriel cobrou o escanteio, entretanto, a zaga conseguiu fazer o corte.

Ficha técnica para Fluminense 0 x 0 Criciúma 

Competição: Campeonato Brasileiro da Série A, 35ª rodada.

Data: terça-feira, dia 26 de novembro. 

Local: estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). 

Horário: 19 horas. 

Arbitragem: O árbitro paulista Luiz Flávio de Oliveira comandou a partida. Ele foi auxiliado por Alex Ang Ribeiro (FIFA-SP) e Leandro Matos Feitosa (SP).

O árbitro de vídeo foi o paulista Daiane Muniz (VAR-FIFA), auxiliada por Marcus Vinicius Gomes (MG) e Thiago Duarte Peixoto (SP). Regildenia de Holanda Moura atuaram como observador de VAR (CBF-RJ). Já o quarto árbitro foi Lucas Canetto Bellote (SP). 

Cartões amarelos: Fellipe Mateus (46’1’T), Barreto (47’1’T) (CRI); Bernal (12’2’T) (FLU. 

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos, Diogo Barbosa; Martinelli (Lima), Bernal (Marquinhos) e Ganso (Renato Augusto); Arias, Keno (Serna), Kauã Elias (Cano).

Técnico: Mano Menezes. 

Criciúma: Gustavo; Dudu, Rodrigo, Wilker Ángel (Tobias Figueiredo) e Marcelo Hermes; Barreto (Patrick de Paula), Newton, Ronald (Trauco) e Fellipe Mateus (Marquinhos Gabriel); Bolasie e Felipe Vizeu (Pedro Rocha). 

Técnico: Cláudio Tencati. 

Leia mais sobre:

criciuma,

brasileirão,

Série A,

fluminense.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes