Estadual

Pelo Campeonato Catarinense, Chapecoense e Criciúma empatam em jogo equilibrado

Equipes empataram em 0 a 0 em partida movimentada, mas repleta de chances desperdiçadas

Por Lucas Renan Domingos - lucas.domingos@engeplus.com.br

Em 01/02/2025 às 17:58
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

Equilíbrio, chances desperdiçadas e nenhum gol. Foi esse o resumo do jogo entre Chapecoense e Criciúma na tarde deste sábado, dia 1º. Abrindo a sexta rodada do Campeonato Catarinense, as equipes fizeram uma partida movimentada no estádio Josué Annoni, em Xanxerê (SC), mas não conseguiram balançar as redes. 

Com o 0 a 0, o Tigre, que tem um jogo a menos na tabela, alcança os 11 pontos e corre o risco de perder a liderança da competição, caso o Santa Catarina vença o Figueirense. O Águia é o vice-líder com dez de pontuação. 

A Chapecoense emenda a terceira partida consecutiva sem vencer e ganha momentaneamente uma posição na tabela, sendo a terceira colocada, mas pode perder posições até o fim da rodada, dependendo dos demais resultados. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Na próxima rodada, o Criciúma vai encarar o Santa Catarina, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, na quarta-feira, dia 5, às 21 horas. No mesmo dia, o Verdão do Oeste vai até o município de Balneário Camboriú, onde enfrentará o Barra na Arena Barra FC, às 19h30.

Léo Alaba em lance de ataque do Criciúma - Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

Dificuldades no início

O jogo iniciou movimentado, com as duas equipes se lançando ao ataque, mas com dificuldades de acertar a finalização. Os times apostavam na bola longa e esbarravam nas defesas adversárias ou nos passes errados próximos da grande área. 

Foi aos 14 minutos jogados que as primeiras chances apareceram. Juninho invadiu a área e tocou para o meio. Embaixo da trave, Werik Popó ia chegando para abrir o placar para o Criciúma, mas escorregou e caiu. 

O lance rendeu um contra-ataque para a Chapecoense. A bola chegou nos pés de Giovanni Augusto que cruzou rasteiro na pequena área para Mário Sérgio e, desta vez, foi a vez de Léo Alaba aparecer para fazer o corte e evitar o gol. Na sobra, Dentinho arriscou um chute da intermediária, colocado, e mandou para fora.

O Criciúma esteve muito perto de marcar aos 27 minutos da primeira etapa. Fellipe Mateus lançou para Léo Alaba e, dentro da área, o lateral dominou e ao invés de finalizar optou por dar uma cavadinha para cruzar para Werik Popó. O lance deixou o goleiro João Paulo no chão, só que o centroavante do Tigre não alcançou a bola para mandar para a rede de cabeça. 

Werik Popó, atacante do Criciúma - Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C.

Mais chances desperdiçadas

Com 41 minutos da primeira etapa, Dentinho, mais uma vez, finalizou com perigo de fora da área. Ele acertou um chute forte que tinha como endereço a rede defendida por Caíque, porém o goleiro do Criciúma estava bem posicionado e defendeu firme.  

A partida tinha entrada nos acréscimos quando a torcida da Chapecoense lamentou a melhor chance do jogo até então. Giovanni Augusto cruzou na grande área e Dentinho apareceu de surpresa nas costas de Léo Alaba. Livre de marcação, o atacante da Chape se atrapalhou e a bola tocou em sua mão. 

Antes do fim do intervalo, o Tigre ainda teve uma chance clara de abrir o placar. O cronômetro marcava 47 minutos quando Werik Popó invadiu a área pelo lado esquerdo e chutou cruzado. João Paulo saiu para desviar e a bola caiu nos pés de Morelli. Sozinho e de frente apara o gol, o volante do Criciúma chutou em cima da marcação. 

Dentinho finalizando de fora da grande área - Foto: Tiago Meneghini/ACF

João Paulo defende

No intervalo, o técnico Zé Ricardo colocou Neto Pessoa em campo, no lugar de Werik Popó. E logo na primeira oportunidade que teve, aos três minutos, o atacante quase fez o gol. Fellipe Mateus jogou a bola para dentro da área e zaga da Chapecoense se atrapalhou e ninguém cortou. Na sobra, Neto Pessoa finalizou e João Paulo fez ótima defesa para salvar o time do Oeste catarinense. 

Aos 11 minutos foi a vez da Chape quase marcar. Em lance de contra-ataque, Ítalo avançou em velocidade, invadiu a área e tocou de pé esquerdo na saída de goleiro Caíque. A bola passou rente ao pé da trave e foi para fora. 

Com 19 minutos, saiu uma bonita jogada no ataque do Verdão do Oeste, mas faltou capricho. Dentinho tabelou com Giovanni Augustou na entrada da grande área, mas na hora da finalização Dentinho pegou mal na bola e chutou em cima da marcação.

De novo a Chape

Mário Sérgio por pouco não balançou a rede já aos 32 minutos no segundo tempo. O camisa nove da Chapecoense avançou pelo lado direito e dentro da grande área chutou cruzado e rasteiro. Caíque caiu para fazer a defesa e não alcançou a bola, que foi para fora depois de passar perto da trave. 

Nos acréscimos, depois de um bate-rebate, Marcinho parou no goleiro Criciúma. Em finalização desviada, a bola ia morrer no cantinho do gol defendido pelo Tigre e Caíque caiu para tirar com a ponta dos dedos. No fim, placar em 0 a 0. 

Léo Alaba marca Walter Clar - Foto: Tiago Meneghini/ACF

Ficha técnica para Chapecoense 0 x 0 Criciúma

Competição: Campeonato Catarinense, 6ª rodada.

Data: Sábado, dia 1º de fevereiro de 2025.

Local: estádio Josué Annoni, Xanxerê (SC).

Horário: 16 horas.

Público: 1.356 torcedores

Renda: R$ 34.660,00

Arbitragem: O árbitro Rafael Traci comandou a arbitragem. Ele foi auxiliado por Clair Dapper e Jean Marchos Chieza Colle. O quarto árbitro foi Leonardo Victor Gassen. A partida não teve auxílio do árbitro de vídeo (VAR).

Cartões amarelos: Gilmar Dal Pozzo (técnico) (CHA);

Cartões vermelhos: Não teve

Gols: Não teve

Chapecoense:João Paulo; Gabriel Inocêncio, Bruno Leonardo, Eduardo Doma (Jhonnathan), Walter Clar; Bruno Matias, Vinicius Balieiro (Pedro Martins), Giovanni Augusto; Dentinho (Rubens), Mário Sérgio (Getúlio), Italo (Marcinho).  

Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Criciúma: Caíque; Léo Alaba, Rodrigo, Luciano Castán e Marcelo Hermes; Matheus Trindade (Eliedson), Morelli (João Carlos), Fellipe Mateus e Juninho (Jhonata Robert); Talisson (Gabriel Novaes) e Werik Popó (Neto Pessoa).

Técnico: Zé Ricardo.

Leia mais sobre:

criciuma,

chapecoense,

campeonato catarinense,

esportes.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui