Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 07/02/2025 às 13:04A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma terá um ano intenso de competições. O município estará representado em 30 modalidades, dez delas no paradesporto. Isso representa um total de 1.300 atletas e 43 técnicos e auxiliares. A apresentação da temporada aconteceu durante evento na manhã desta sexta-feira, dia 7, no Centro Multiuso da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), no Parque das Nações.
Criciúma aguarda o calendário de competições da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte) para planejar a participação nos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Joguinhos Abertos, Jogos Abertos, Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) e Campeonato Catarinense de Futebol Escolar. Estas competições contam com etapas municipal, microrregional, regional e estadual.
Também serão promovidas competições municipais, como o tradicional campeonato de futebol de campo, de futsal, bocha e a Maratona do Centenário. O leque de competições é tratado como o desafio desportivo, porém, a FME também buscará a formação fora das quadras, conforme explica a presidente da FME, Robinalva Ferreira.
“É importante ter desafios. E quero, com a minha equipe, junto com a equipe do Governo, fazer o máximo que a gente puder para que o esporte seja em nível elevado. Tenho falado com os técnicos também, que não é somente ser campeão, mas ser a melhor pessoa, ser o melhor ser humano. E a gente vai cobrar isso porque precisa ter respeito, precisa ter colaboração, precisa ter dedicação e muito empenho. Mas, acima de tudo, respeito ao ser humano e às pessoas, como na quadra ou fora da quadra. Esse também é um lema que a gente quer levar sempre até o fim”, afirma.
Projetos sociais
Além dos esportes de rendimento, a FME trabalha projetos sociais como um pilar de atuação. Entre eles, estão atividades do + Esporte + Futuro, dança de salão nos bairros, o projeto Mais Saúde nos Parques, de Defesa Pessoal para Mulheres, os projetos Tigrinhos e Anjos do Futsal, além de parcerias com associações esportivas, instituições de ensino superior e clubes.
“A Robinalva é a primeira mulher que está à frente da Fundação Municipal de Esportes, e mais ainda, tenho a certeza que fará sim um grande trabalho porque tem aqui as pessoas que já estão aptas para começar a trabalhar e competir chorando, sorrindo, ganhando, estudando, suando, correndo. É isso que faz o esporte nos mover para que toda essa nossa energia do Governo chegue até vocês”, afirma o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola.
Entre os primeiros eventos do ano, estão a visita de integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro no dia 14 de fevereiro, a seletiva estadual do futsal feminino e masculino nos dias 22 e 23 de fevereiro, o STU National nos dias 11, 12 e 13 de abril, e a etapa da Copa Santa Catarina de Boxe no dia 26 de abril.
Leia mais sobre:
criciuma,
esportes,
FME,
FME de Criciúma.
Circuito Estadual
Bons resultados
Esportes
Sub-13 e Sub-19
Em discussão
Bons resultados
Sub-13 e Sub-19