Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 21/02/2025 às 12:02Criciúma e Caravaggio têm metas distintas no Campeonato Catarinense. Enquanto o Tigre sonha com o título e busca terminar a primeira fase na liderança, o Azulão da Montanha precisa vencer o último jogo para se garantir na elite e ainda sonhar com uma vaga nas quartas de final. As duas equipes têm compromisso às 16 horas de sábado, dia 22, mesma data e horário das outras quatro partidas.
O Criciúma visita o Avaí na Ressacada, em Florianópolis. O Tigre é o segundo colocado, com 17 pontos, um a menos que o Leão da Ilha, que lidera a tabela com 18 pontos. Quem vencer, fica na ponta e com o direito de decidir as fases seguintes em casa. Isto quer dizer que, caso termine líder e avance à final, o Criciúma decidirá o título no estádio Heriberto Hülse.
O time treinado pelo técnico Zé Ricardo não corre risco de eliminação. Entretanto, perder ou empatar pode significar queda na classificação e a necessidade de decidir jogos fora de casa. Na pior das hipóteses, em caso de revés, o Tigre pode cair três posições, sendo ultrapassado por Santa Catarina, Figueirense e Chapecoense - para isso, todos teriam que vencer os seus jogos. (Confira abaixo as partidas da última rodada).
O atacante João Carlos lembra que a situação foi parecida em 2023, quando marcou o gol de empate com o Avaí, também na Ressacada. O resultado deu ao Tigre a vantagem de jogar em casa na fase seguinte.
“Sempre bom recordar momentos felizes no clube. Em 2023, a gente teve o jogo chave lá e fomos felizes de empatar e trazer o segundo jogo das quartas para dentro da nossa casa. Jogar com a Avaí é sempre difícil, um jogo truncado por ser clássico, mas a gente vai focado para esse jogo porque sabemos que é uma decisão. Estamos 100% focados no Avaí e para fazer um grande resultado, sair de lá com a vitória e trazer os jogos do mata para casa”, afirma.
Sonho ou pesadelo?
A conta do Caravaggio é simples, mas ingrata. Derrota ou empate significam rebaixamento para a Série B. Então o time de Nova Veneza, que tem nove pontos, precisa vencer o Barra no Estádio da Montanha para garantir presença na primeira divisão do Estadual em 2026. Atingindo esta, passa a secar Marcílio Dias e Concórdia, ambos com 11 pontos, com o objetivo de garantir uma vaga nas quartas.
O Marcílio Dias, 10° colocado, recebe o Figueirense no Gigantão das Avenidas, em Itajaí. Para o Caravaggio, um empate neste confronto é suficiente, uma vez que as equipes empatariam em pontos, mas o Carava, vencendo o seu jogo, terminaria com uma vitória a mais que o concorrente.
11ª Rodada
22/02 – 16h30min
Avaí x Criciúma
Caravaggio x Barra FC
Marcílio Dias x Figueirense
Santa Catarina x Concórdia
Chapecoense x Joinville
Brusque x Hercílio Luz
O Concórdia visita o Santa Catarina no Alfredo Krieck. Para o Azulão, o time do Oeste precisa perder. O empate não é um bom resultado, já que neste caso as equipes ficariam iguais na pontuação, no número de vitórias e a classificação ficaria por conta do saldo de gols, onde a diferença é de apenas um a favor do Concórdia. O próximo critério são os gols marcados, onde o Galo possui vantagem com dois a mais. Em caso de nova igualdade no critério, a vaga seria definida de acordo com o resultado do confronto entre os dois times, e o Concórdia classificaria já que venceu o duelo disputado na sétima rodada.
“A equipe está preparada. Estamos tendo mais uma oportunidade e, jogando em nossa casa, temos total condições de permanecer na Série A. Vamos brigar, a gente convoca a torcida para nos apoiar e vai dar tudo certo”, planeja o zagueiro Wilian Carvalho.
Rivais na próxima fase?
Caso tudo dê certo para Criciúma e Caravaggio, as duas equipes serão rivais nas quartas de final. Isso mesmo. Com o Tigre líder e o Azulão entrando na 8ª colocação, os times do Sul se enfrentariam em partida única no dia 1° de março, às 16 horas, no estádio Heriberto Hülse. A vaga nas quartas de final é decidida em jogo único. Em caso de empate, a decisão é nos pênaltis.
Na primeira fase, o Caravaggio venceu o Criciúma por 2 a 1, em duelo realizado no estádio Heriberto Hülse, pela nona rodada. Relembre como foi o jogo clicando aqui.
Leia mais sobre:
criciuma,
futebol,
esporte,
campeonato catarinense,
caravaggio.
Bons resultados
No Tigre
Cleber Orleans retorna ao Criciúma
Reapresentação
Oficial
CBF confirma contratação de Carlo Ancelotti
Definido
Campeão da Copa Sul será conhecido no sábado