Por Fabrício Júnior - fabricio.junior@engeplus.com.br
Em 04/06/2025 às 11:43Juarez De Souza Júnior, conhecido como Juninho, é mais um criciumense a fazer sucesso fora do país por meio do esporte. O técnico, de 47 anos, foi campeão da Liga Polonesa de Futsal com o Piast Gliwice, nessa terça-feira, dia 3, ao vencer o Lubawa por 2 a 1, e classificou a equipe para a Champions League, que será disputada a partir de agosto. A conquista foi dedicada à sua mãe, dona Nina, que faleceu em janeiro deste ano.
“Minha mãe quando se despediu em junho (2024) disse que queria a medalha de presente e me deu um abraço. Vou levar a medalha para a capela da família e lá ficará com ela”, afirmou Juninho em entrevista ao Portal Engeplus.
O criciumense lembrou ainda de como recebeu a notícia do falecimento da mãe e como teve forças para seguir atuando fora do país. “Ela faleceu em janeiro ,eu estava entrando para o jogo no mesmo local onde fomos campeões . Trabalhei com ela sendo sepultada pois era a vontade dela. Eu não consegui voo para voltar ao Brasil. E quis o destino que a final fosse no mesmo local e na mesma cidade onde chorei a morte dela no meio de um jogo e ali a gente sagrou-se campeão”, lembrou o técnico.
Essa é a segunda conquista internacional do profissional. Juninho já foi campeão também da Liga Iraniana de Futsal, onde trabalhou entre os anos de 2011 e 2012. “Um brasileiro trabalhar no continente europeu já é vitória, e levantar o título com a campanha histórica e levar a equipe a Champions é algo relevante na modalidade. É importante, pois levo para minha cidade Criciúma para o meu bairro, o Rio Maina, um título de expressão. Eu era um garoto do Miguel Giacca (escola do Rio Maina), que fui estimulado elo professor Vando a viver do esporte. Os sonhos estão sendo realizados. se eu consegui todos também podem conseguir. Esse é o peso do título, que sirva de estímulo às futuras gerações”, frisou.
O feito alcançado pelo Piast Gliwice também contou com um recorde no país. A equipe somou nove meses de invencibilidade durante a trajetória do título. “É maior sequência entre todos os esportes da Polônia”, destacou.
No Brasil, o criciumense defendeu equipes na Liga Nacional de Futsal (LNF), como Blumenau, Campo Mourão e Passo Fundo. Além de títulos coletivos como o bicampeonato da Copa Santa Catarina, dois Campeonatos Catarinenses da Primeira Divisão, os Jogos Abertos de Santa Catarina e do Paraná, a Série Ouro do Campeonato Gaúcho, a Taça Farroupilha e a Copa RS, o técnico acumula premiações individuais. Juninho foi eleito o melhor treinador em Santa Catarina (2007), da Liga Gaúcha (2019) e da Série Ouro (2020).
O profissional tem contrato com o Piast Gliwice Futsal, da Polônia, onde atua desde junho de 2024, até julho de 2026.
Leia mais sobre:
futsal,
criciumense,
Juninho.
Declarações fortes
Triunfo carvoeiro
1 a 0
Vitória importante
Rumo a semifinal
Declarações fortes