Por João Gabriel da Rocha
Em 17/06/2025 às 12:18A criciumense Kyara Giacometti, de 8 anos, conquistou o título do Campeonato Brasileiro Kids de Jiu-jítsu no último fim de semana, em Barueri (SP). A atleta é a segunda campeã mais jovem da história de Criciúma, e já soma quase 80 medalhas nos tatames.
Segundo Gustavo Giacometti, pai de Kyara, a história da filha no jiu-jítsu começou de forma muito natural e intensa. “Desde bebê, ela já estava presente nos treinos, engatinhando e dando seus primeiros passos sobre os tatames. Sempre incentivamos sua mobilidade corporal e, com apenas 4 anos, ela já estava competindo. O jiu-jítsu sempre faz parte da vida dela, como se fosse uma extensão da nossa casa”, explicou.
A garota soma pódios em competições nacionais, estaduais e regionais. “Ela foi campeã Brasileira de Jiu-Jítsu Kids neste ano, o maior evento infantil de Jiu-jítsu do mundo. Também conquistou o estadual, foi campeã de diversos opens regionais e estaduais e do Abu Dhabi Combat Club (ADCC) em várias edições”, destacou.
Para Giacometti, é emocionante ver o que Kyara está se tornando. “É difícil colocar em palavras o que sinto. É um misto de alegria, gratidão e emoção. Ver ela conquistar um título tão importante como o Campeonato Brasileiro Kids é uma das maiores alegrias que já vivi como pai”, afirmou.
Em meio às lutas e conquistas, ele reforça que também existem desafios. “As competições de jiu-jítsu, especialmente as internacionais, têm custos elevados. Por isso, estamos buscando apoiadores e patrocinadores, tanto locais quanto de outras regiões, que possam ajudá-la a seguir construindo esse sonho”, salientou.
Agora, Kyara busca continuar competindo, ganhando cada vez mais experiência. “Os próximos passos dela estão bem definidos, lutar o Pan Kids nos Estados Unidos, competir no Mundial de Abu Dhabi no final deste ano, disputar o Mundial Sem Kimono Kids em 2026, em Las Vegas e seguir evoluindo tecnicamente, desenvolvendo seu próprio estilo de jogo”, frisou.
Kyara está atualmente sob orientação dos professores Gustavo Giacometti e Diego Caetano, representando a academia Cave Bros e também o Projeto Social Amigos da Esperança. Quem estiver interessado em apoiar pode entrar em contato com Gustavo pelo telefone (48) 99986-2985.
Leia mais sobre:
esportes,
jiu-jitsu.
Contratado
Fora de casa
Sub-15
Catarinense
Premiação inédita
Ginásio lotado
Sem acerto