Por Fabrício Júnior - fabricio.junior@engeplus.com.br
Em 14/07/2025 às 08:17A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou imagens e áudio da análise do VAR no gol da Ferroviária no jogo contra o Criciúma, nesse domingo, dia 13, no estádio Heriberto Hülse, pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O lance gerou reclamação pelo lado carvoeiro e o técnico Eduardo Baptista também fez críticas ao árbitro de vídeo na coletiva pós-jogo, mesmo após a vitória do Tigre, de virada, por 2 a 1.
“Acho que é um ponto triste para o futebol. Fazia tempo que eu não participava de uma cena tão pavorosa como eu vi aqui hoje. Primeiro se valida o gol num lance, só que o lance que foi impedimento era no primeiro. Ficamos triste com isso, não vou criticar ninguém, não é desculpa, mas a gente trabalha bastante. Não estou falando do árbitro. O cara que está em cima, no ar-condicionado, ele tem que ter o mínimo de discernimento, o mínimo de competência. Não sei nem quem é o árbitro, mas hoje vai rodar isso. Não sei se o gol valeu ou não, mas depois do gol invalidado, você vê uma cena que não era conclusivo, e se não é, vale o mando de campo. Vocês vão me ver muito pouco falando de arbitragem, mas o dia de hoje é triste para o futebol brasileiro”, afirmou Baptista.
O fato que gerou a polêmica foi aos nove minutos do primeiro tempo. O auxiliar marcou impedimento no lance que originou a jogada do gol da Ferroviária. O Var checou a jogada e viu que não havia nenhuma irregularidade, validando o gol. Porém, após a validação, ainda na comemoração dos jogadores da Locomotiva, os telões do Majestoso passaram a mostrar o lance que mais gerou dúvida, dando a entender que mesmo com a confirmação ainda estava sendo checada uma possível irregularidade.
Na reclamação do Tigre, o volante Matheus Trindade recebeu cartão amarelo. Com estava pendurado, o atleta desfalca o Tigre no jogo da próxima sexta-feira, dia 18, contra o Atlético Goianiense.
Confira como foi a análise do Var:
Outra análise também divulgada pela CBF foi a do gol de Diego Gonçalves, validado pelo árbitro de campo, que voltou atrás e anulou após ser chamado pelo árbitro de vídeo por um toque de mão do atacante carvoeiro. Confira como foi a checagem:
Leia mais sobre:
criciuma,
cbf,
ferroviária,
var.
Catarinense
Longe de casa
Primeira remessa
Nas lentes
Quase pronto
Longe de casa
Quase pronto