Vitória importante

Nicolas marca e Criciúma vence o Atlético Goianiense fora de casa

Gol no segundo tempo garantiu a vitória carvoeira

Por Fabrício Júnior - fabricio.junior@engeplus.com.br

Em 18/07/2025 às 21:01
imagem da noticia
Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C

O Criciúma conquistou mais três pontos na Série B do Campeonato Brasileiro na noite desta sexta-feira, dia 18, ao vencer o Atlético Goianiense, no estádio Antônio Accioly, por 1 a 0, pela 17ª rodada. O triunfo carvoeiro foi conquistado com gol do atacante Nicolas, aos 28 minutos da etapa complementar. 

Com a vitória, o Tigre chegou aos 23 pontos e vai dormir na 10ª posição e só poderá perder o posto na rodada se o América Mineiro vencer a Chapecoense. O próximo duelo carvoeiro será contra o Botafogo (SP), na quinta-feira, dia 24, em Ribeirão Preto. Para o duelo, Eduardo Baptista não contará com a presença do zagueiro Luciano Castán, que recebeu o terceiro cartão amarelo. 

Já o Dragão ficou na 12ª colocação com a derrota. O time comandado por Fábio Matias terá pela frente na próxima rodada o Operário, na terça-feira, dia 22, em Ponta Grossa. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

 

Primeiro tempo truncado e sem inspiração 

Os 45 minutos iniciais, somados aos dois acrescidos por Paulo Roberto Alves Júnior, foram marcados pela falta de produtividade entre as duas equipes e de poucas chances perigosas criadas. A primeira movimentação ofensiva foi aos cinco minutos, em um cruzamento de Marcinho afastado pela zaga do Dragão. No rebote, Jhonata Robert tentou um drible dentro da área, foi interceptado e reclamou de um pênalti. Nada marcado. 

Quatro minutos depois, o 10 do Tigre voltou a aparecer na partida após receber uma cobrança de lateral de Felipinho que o deixou frente a frente com o goleiro adversário. O meia carvoeiro errou o chute e foi interceptado pelo zagueiro Alix, que afastou pela linha de fundo. 

Diego Gonçalves, aos 11 minutos, tentou fazer o famoso “gol que o Pelé não fez”, chutando de trás do meio campo, ao perceber que Paulo Vitor estava adiantado. O “tiro saiu pela culatra” ou “faltou pólvora”. A bola sem força ficou nos pés do arqueiro do time goiano. 

A primeira jogada ofensiva de maior perigo dos mandantes foi aos 15 minutos, com Ruan Teixeira. O lateral invadiu a área carvoeiro com espaço, mas errou o cruzamento, no contra ataque, o Tigre teve a primeira finalização da partida, com o volante Gui Lobo, que recebeu de Jhonata Robert e chutou longe da baliza. 

A rede balançou, mas do lado errado

Aos 22 minutos, Diego Gonçalves encontrou Jhonata Robert livre e com espaço no lado direito de ataque. O meia invadiu a área e optou por finalizar ao invés de tentar o cruzamento para Nicolas. O chute fez a bola parar na rede do Paulo Vitor, mas pelo lado de fora. 

Jhonata Roberrt foi o personagem principal do Tigre no primeiro tempo - Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C

Sujou o uniforme

Alisson fez a única defesa difícil do primeiro tempo, aos 23 minutos. O capitão do Dragão, Wilian Maranhão arriscou de fora da área e chutou forte no canto esquerdo do goleiro carvoeiro, que fez uma bela defesa e espalmou pela linha de fundo. 

O time mandante voltou a assustar o Criciúma aos 31 minutos em cobrança de falta pelo lado esquerdo. O lateral Guilherme Romão tentou desviar de letra a cobrança, mas jogou pela linha de fundo. 

Quatro minutos depois, o Tigre criou a melhor chance da etapa inicial com Jhonata Robert avançando em velocidade pelo lado esquerdo e cruzando rasteiro para dentro da área. Nicolas tentou o chute, mas “furou em bola”. 

A última, das poucas oportunidades de perigo do primeiro tempo, foi do time de Fábio Matias. Em uma jogada pelo lado direito, o Atlético cruzou na área do Criciúma e Shaylon subiu sozinho para cabecear, na frente de Alisson. Para sorte carvoeira, o cabeceio foi direto pela linha de fundo. 

Segundo tempo com o Tigre voltando ligado 

Logo no primeiro minuto, o Criciúma criou uma boa oportunidade com Jhonata Robert roubando a bola na zaga do time goiano. O 10 carvoeiro encontrou Diego Gonçalves na frente da área, que livre de marcação optou por não chutar, tentando passe para Marcinho, que cruzou na cabeça do zagueiro adversário. 

A baixa inspiração dos times no primeiro tempo foi espelhada na etapa complementar, pelo menos até os 14 minutos, quando o Atlético ficou perto de abrir o marcador. Em cobrança de escanteio, Sandro Lima ganhou de Nicolas e cabeceou pela linha de fundo, levando perigo ao goleiro Alisson. 

No minuto seguinte, foi a vez do atacante carvoeiro desperdiçar uma chance clara. Diego Gonçalves fez boa jogada pelo lado direito e cruzou na cabeça de Nicolas, que na entrada da pequena área, sozinho, testou nas mãos de Paulo Vitor. 

Assim não!!!

Criticado pelo torcedor do Tigre, Diego Gonçalves esteve perto de se redimir mais uma vez aos 21 minutos, com outro belo cruzamento, só que dessa vez para Marcinho. O lateral recebeu livre dentro da área, errou o domínio, perdeu espaço e não conseguiu finalizar. A bola foi rolada para dentro da área, mas a zaga atleticana afastou e no rebote Léo Naldi finalizou para fora. 

Participativo no segundo tempo, Diego Gonçalves criou boas jogadas para o Tigre. Foto: Celso da Luz/Criciúma E.C

Marcinho “se redimiu” e Nicolas brilhou 

Após perder a chance mais clara de gol, até então do Criciúma na partida, Marcinho se redimiu e praticamente “deu um gol” para Nicolas. Aos 28 minutos, o lateral acertou um belo cruzamento no segundo pau, encontrando o artilheiro carvoeiro, que cabeceou no contrapé de Paulo Vitor, superando o arqueiro Dragão e balançando o barbante. 

Jogo ficou quente

Depois do gol do Criciúma, o jogo ficou aberto e as duas equipes passaram a criar mais oportunidades. A primeira delas foi com o zagueiro Wallace, que aos 32 minutos aproveitou uma cobrança de falta e a bobeada da zaga tricolor e testou no travessão do goleiro Alisson. Depois de ‘beijar a trave’, a bola foi pela linha de fundo. 

Quatro minutos mais a frente, Juninho, recém-entrado na partida, aproveitou a bobeira da defesa anfitriã e saiu cara a cara com Paulo Vitor, porém, na hora da finalização, Alix se recuperou e roubou a bola de forma limpa dentro da área.  O Atlético voltou a criar aos 36 minutos, quando Federico Martinez tabelou com Sandro Lima e finalizou para fora. 

Nos minutos finais, o Dragão tentou o empate, mas com pouca produtividade e sem oferecer perigo ao Criciúma, até aos 47 minutos, quando Sandro Lima finalizou na entrada da área sobre a meta defendida por Alisson. 

A última chance goiana foi no giro final do cronômetro, em bola alçada na área carvoeira. Alisson subiu mais alto que todo mundo, ‘catou’ firme e abraçou a vitória criciumense. 

 

Ficha técnica Atlético Goianiense x Criciúma

Competição: Série B do Campeonato Brasileiro - 17ª rodada.

Data: sexta-feira, dia 18 de julho, de 2025. 

Local: estádio Antônio Accioly, Goiânia (GO)

Horário: 19 horas

Arbitragem: O duelo entre Atlético Goianiense e Criciúma teve árbitro Paulo Roberto Alves Júnior, do Paraná. Ele foi auxiliado por Rafael Trombeta e Roberto Rivelino dos Santos Júnior, também do Paraná. O quarto árbitro foi Lee Harrison Wall dos Santos, de Goiás. Já o árbitro de vídeo ficou sob responsabilidade de Rodrigo Carvalhaes de Mirante, do Rio de Janeiro, que teve como auxiliar André da Silva Bitencourt, do Rio Grande do Sul. 

Cartão Amarelo: Yan Souto (Cri) e Castán (Cri)

Gols: Nicolas (28º/2T)

Público total: 3.405 pagantes

Renda bruta: R$ 34.595,00

Atlético Goianiense: Paulo Vitor; Ruan Teixeira (Valdir JR), Alix Vinícius, Wallace e Guilherme Romão (Conrado); Willian Maranhão, Ezequiel Ham (Kauan) e Shaylon (Ariel); Robert (Federico Martinez), Sandro Lima e Kelvin.

Técnico: Fabio Matias.

Criciúma: Alisson; Benevenuto (Yan Souto), Rodrigo e Luciano Castán; Marcinho, Leo Naldi, Gui Lobo (Steven), Jhonata Robert (Jean Carlos) e Felipinho (Luiz Henrique); Diego Gonçalves e Nicolas (Juninho).

Técnico: Eduardo Baptista.

Leia mais sobre:

tigre,

criciuma,

Atletico,

campeonato brasileiro,

Série B.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Esportes