Portal Engeplus, 20 anos
Publicidade
PublicidadePublicidadePublicidadePublicidade
Exposição

Esqueleto de filhote de baleia-franca é montado em museu de Imbituba

Animal passou por um processo de maceração antes de ser transportado

Por Redação Engeplus

2 min de leitura

Compartilhar:
Esqueleto de filhote de baleia-franca é montado em museu de Imbituba
Foto: Prefeitura de Imbituba/Divulgação

Cinco meses após encalhar morto na Praia de Ibiraquera, o esqueleto de um filhote de baleia-franca foi finalmente entregue ao município de Imbituba e montado no Museu Nacional da Baleia. O animal passou por um processo de maceração antes de ser transportado para o museu.

Na época do encalhe, os responsáveis pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), já haviam comunicado a intenção de doar os ossos do filhote à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), mas a entrega só foi possível após a realização da maceração, que contou com o apoio das equipes da Sema.

A empresa contratada para a osteomontagem do esqueleto foi a Animals Skeleton, especializada em montagens de esqueletos de grandes mamíferos marinhos. A empresa já havia realizado o trabalho semelhante com um esqueleto de baleia jubarte adulta, que hoje faz parte da exposição permanente do Museu da Baleia de Imbituba. A coordenação técnica do projeto foi feita por Samuel Petri, profissional responsável pela montagem do esqueleto, com a supervisão das equipes da Sema.

Publicidade

Conforme o secretário do Meio Ambiente de Imbituba, Alisson Pinho Gonçalves, o esqueleto do filhote de baleia será uma importante adição ao acervo do museu, proporcionando aos visitantes uma oportunidade única de conhecer mais sobre a anatomia de uma das espécies mais emblemáticas da região. “Mesmo sendo um filhote, essa baleia será um atrativo importante para o museu, permitindo que o público compreenda melhor a estrutura desse animal que tem tanta relevância para nosso município”, afirmou o secretário.

Colaboração: Prefeitura de Imbituba/Assessoria de Imprensa

Esqueleto de filhote de baleia-franca é montado em museu de Imbituba — foto 1
Foto 1 de 3
Prefeitura de Imbituba/Divulgação
Compartilhar:
Receba as notícias de Criciúma e região no WhatsAppAs principais do dia, direto no seu celular. Grátis.Entrar no grupoLeia a seguirAPAE Cocal do Sul entrará em recesso escolar para organização e limpeza