Por Altair Magagnin - altair.magagnin@engeplus.com.br
Em 15/04/2011 às 23:37Para saborear pratos tradicionais da variada culinária brasileira não é preciso deixar Criciúma. A Água Doce Cachaçaria – Sabores do Brasil, se firma como referência nacional em restaurantes, apresentando cardápio diferenciado, que contempla as peculiaridades gastronômicas do País.
Há cerca de 15 anos a família de José Luiz Torres veio de São Paulo para Santa Catarina instalar a primeira sede, em Blumenau. Hoje, Joinville, Jaraguá do Sul e Chapecó também oferecem a marca, todas sob o comando de parentes de Torres. O paulistano veio da metrópole brasileira especificamente para abrir a Água Doce de Criciúma.
As atividades na casa são divididas entre Torres, a esposa Vera Lúcia e a filha Naiara. Enquanto ele gerencia e percorre as mesas para o contato com os clientes, a esposa se preocupa com a cozinha e a filha cuida do bar e dos funcionários.
O cardápio é predominantemente mineiro. “Oferecemos todos os sabores do Brasil, com pratos de várias regiões do país”, garantiu Torres. Além do escondidinho, pratos como tutu de feijão, pastelzinho de carne de sol, arroz carreteiro, entre outros, são boas pedidas.
PIONEIRISMO
A filial de Criciúma foi inaugurada em 27 de fevereiro de 2008. O restaurante foi pioneiro em montar um espaço exclusivo para as crianças com monitoramento por câmera, o Doce Cantinho. “Os pais ficam tranquilamente nas mesas e acompanham os filhos em uma TV”, explicou Torres. O cardápio também apresenta opções para as crianças. “O público infantil é nosso cliente de amanhã. Já temos várias crianças no convívio da casa. Os pais vêm, com elas pequenas, ou até mesmo na gestação. É gostoso porque acompanhamos o crescimento delas”, assegurou Torres.
Não há definição específica dos consumidores em classes sociais, contudo, públicos são vinculados a horários específicos. Das 18h às 20 horas, ocorre o tradicional happy hour, para executivos, industriais, bancários e profissionais liberais. Entre 20h e 23 horas, a procura maior é pelo restaurante, por casais com filhos e pessoas mais velhas. A partir das 23 horas, os jovens se apresentam em maior número.
Promoções buscam novos clientes para a casa. A terça-feira é a noite do escondidinho. O prato que é o carro-chefe da Água Doce baixa de R$ 38,00 para R$ 19,00, ou seja, 50% de desconto. A porção serve três pessoas. Já na quinta-feira é o dia do rodízio de escondidinho, com dez variedades, incluindo recheios doces. O preço por cliente é de R$ 21,90.
A próxima promoção é no Dia da Mães. O restaurante estará aberto para o almoço do domingo. Reservas já podem ser feitas pelo telefone (48) 3443 7655.
A casa tem espaço para 200 lugares. Além do atendimento normal, o espaço pode ser reservado para festas, com capacidade para até 100 pessoas. A Água Doce também oferece almoço. O valor por quilo é R$ 21,90, para um cardápio balanceado, com 12 opções de saladas, além de vários componentes do cardápio da noite.
Água Doce tem sucesso em parceria com Vale Mais a Pena
“A compra coletiva é um produto que veio para ficar”, assegurou Torres. O empresário está muito satisfeito com a parceria que fez com o site Vale Mais a Pena. “É uma importante ferramenta de marketing. Nós trazemos pessoas para conhecer a casa”, assegurou.
As promoções desenvolvidas até agora foram um estrondoso sucesso. O escondidinho de carne de sol vendeu 472 unidades, enquanto o arrumadinho, que é com frango, vendeu 218 unidades. “O mesmo produto oferecido na promoção é o que servimos. O padrão e a qualidade são sempre preservados”, esclareceu, mostrando um dos segredos da marca.
Referência nacional em restaurantes
A Água Doce é classificada entre as melhores redes de alimentação do país. A franquia possui 110 casas no Brasil, em 20 anos de atuação. O atual presidente é Delfino Golveto. A trajetória vitoriosa não impede adequações de rota. A atual estratégia da presidência é desvincular a cachaça da marca. Alguns consideram o termo pejorativo. A Água Doce oferece mais de 600 opções entre pratos e coquetéis, com ou sem álcool. Na proporção, 90% do serviço são de restaurante, enquanto os outros 10% referem-se ao bar. A cachaçaria já trabalhou com 250 rótulos, hoje são 100. “Vamos manter o mínimo necessário para o consumo padrão”, antecipou Torres.
A empresa também se preocupa com ações sociais. Em outubro é realizado o Doce Dia Feliz. Toda a renda obtida na venda do tradicional escondidinho é revertida para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). A iniciativa começou em 2009, com R$ 100 mil de arrecadação e no ano passado foram R$ 150 mil. A estimativa para 2011 é de R$ 250 mil em arrecadações, que a exemplo dos outros anos, serão repassadas ao vivo, no palco do Teleton, maratona televisiva produzida pelo apresentador Sílvio Santos, em prol da AACD.
PADRÕES DE QUALIDADE
A franquia está atenta a qualidade e a padronização dos serviços. Um encontro anual é realizado para discutir os serviços prestados e apresentar novidades, é o Confrágua. Das recentes palestras, o biomédico Roberto Figueiredo, o Dr. Bactéria, falou sobre os cuidados com a manipulação de alimentos e o jornalista Paulo Henrique Amorin falou sobre o posicionamento do Brasil nos próximos anos.
Prêmios são oferecidos para inovações. Em 2009, a filial de Criciúma recebeu o título “Doce Ideia” por sugerir um jogo da memória para que os profissionais pudessem decorar com maior facilidade as receitas. O projeto foi expandido por toda rede. A qualidade é monitorada por “clientes ocultos”. Criciúma já passou por essa prova, e obteve sucesso. “Uma pessoa chega no restaurante, sem de identificar como avaliador e faz uma análise completa”, explicou Torres.
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