Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br
Em 16/12/2020 às 14:49Está marcado para este domingo, dia 20, na Unesc, o processo seletivo da Prefeitura de Criciúma que prevê a contratação de profissionais para a Secretaria de Educação. São cerca de 500 vagas para as funções de professor e especialista em assuntos educacionais, Admitidos em Caráter Temporário (ACTs).
Em entrevista ao Portal Engeplus, a secretária de Educação, Cristiane Uliana Fretta, explicou que a data foi mantida após recomendações da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. Entre os professores, existe a preocupação relacionada ao cenário negativo vivido em Santa Catarina em função da pandemia do novo coronavírus.
“Mantivemos os processos seletivos porque é a última data do ano que poderíamos fazer a prova e que não comprometesse o início do ano letivo em 2021. Em virtude disso, mantemos a data para o dia 20 com todas as ações sanitárias. Temos uma portaria vigente, a 714, que prevê a realização de processos seletivos e concursos públicos”, afirmou.
Em uma reunião com lideranças da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, Cristiane ouviu a recomendação para manter a data. A preocupação dos órgãos é justamente o resultado que será provocado pelas festividades - natal e réveillon - nos números da pandemia. “Eles entendem que após as festas o número de casos seria maior”, argumentou.
O processo, organizado pela Unesc, está dividido nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, a prova acontece das 9 às 11 horas. É neste período que haverá maior concentração de pessoas envolvidas. Durante a tarde, o processo acontecerá das 15 às 18 horas.
Como medida de prevenção, haverá aferição de temperatura, disponibilidade de álcool gel e utilização reduzida da capacidade das salas de aula, ou seja, das cerca de 52 vagas disponíveis em cada sala, apenas 20 serão utilizadas.
“Terá distância de 1,5 metros. A Vigilância Sanitária e técnicos da Secretaria de Educação estarão dando apoio e haverá higienização das salas entre uma prova e outra”, explica Cristine.
O processo seletivo recebe cerca de duas mil inscrições. O chamamento dos profissionais acontecerá por ordem de classificação ao longo do ano, conforme a necessidade do município.
Leia mais sobre:
criciuma.
Capacitação
Oportunidade
Sustentabilidade
Criciúma
Neste sábado
Sul do Estado
Capacitação
Sustentabilidade