Mobilidade Urbana

Avança licitação para construção de viaduto sobre a Via Rápida; obra custará quase R$ 7 milhões

Setep Construções venceu o certame; obra levará até oito meses para ficar pronta

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

Em 04/04/2022 às 12:34
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Criciúma/Especial Engeplus

A construção de um viaduto sobre a Via Rápida, na rua Verginio Conti, está mais próxima de sair do papel. A empresa Setep Construções venceu o processo licitatório e a homologação depende do final do prazo de recurso que encerra na sexta-feira. Caso a segunda colocada, a Hejos Construções Civis, não apresente objeções a Prefeitura de Criciúma deverá assinar a ordem de serviço na próxima semana.

O viaduto no bairro Ana Maria é considerado importante para o desenvolvimento econômico e social também dos bairros Cristo Redentor e Jardim Maristela, além de fomentar e atrair empresas para a área industrial do Cristo Redentor.  A obra custará cerca de R$ 6,7 milhões e a perspectiva é que seja concluída em até oito meses após o início. 


Viaduto deve resolver gargalo de mobilidade na região do Cristo Redentor. 

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“É rápido, é pré-moldado porque queremos reduzir o tempo de fechamento da Via Rápida e causar menos transtornos. Ali tem a Colmeia Industrial e pensamos nos moradores, mas também no escoamento da produção. Esse viaduto é de fundamental importância para essa ligação, vai diminuir o tempo de percurso e dar maior segurança”, explica a engenheira Kátia Smielevski, responsável pela gerência dos projetos da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana da Prefeitura de Criciúma.

A obra é uma demanda antiga das comunidades. Kátia explica que a própria rua Verginio Conti foi projetada com largura suficiente para receber o viaduto, que terá 76 metros de comprimento, largura suficiente para duas pistas e ciclovia. Em janeiro, a licitação foi considerada deserta e a prefeitura precisou revogar o certame para revisão dos valores. “O concreto e o aço são itens que aumentaram muito naquele mês e tivemos que fazer reajustes”, explica. 

A influência da obra sobre o trânsito na Via Rápida será resolvida com o fechamento das pistas em um dos sentidos, enquanto no outro será usada uma faixa para quem se dirige à Criciúma e a outra para quem se desloca no sentido BR-101.

Dos quase R$ 7 milhões de recursos empregados na construção, R$ 5 milhões foram destinados pelo Governo do Estado por meio de transferência especial. 

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