No Sul

Inundação de rio deixa comunidade isolada em Lauro Müller; houve deslizamentos em Siderópolis

Situação também é crítica no entorno do rio São Bento, em Siderópolis

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

Em 03/05/2022 às 10:27
imagem da noticia
Foto: Prefeitura de Lauro Müller/Divulgação

A chuva torrencial que afetou o Sul catarinense segue produzindo estragos e transtornos. A comunidade de Baixadinha, em Lauro Müller, foi uma das afetadas desde que o rio Salame transbordou na madrugada desta terça-feira, dia 3. Segundo informações da coordenadoria regional da Defesa Civil, ainda não há estimativa de quantas pessoas estão isoladas, mas a situação segue monitorada pelo órgão. 

A inundação começou ainda durante a madrugada, quando o rio transbordou, conforme explica o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira. “A comunidade está isolada devido à inundação do rio Salame. É uma área de recorrência, já tem estudos para desassoreamento, mas a prefeitura não tem recursos. Está buscando via Defesa Civil do Estado e Governo Federal”, explica.

Em Siderópolis, houveram deslizamentos de terra na Vila São Jorge e na área Central da cidade. De acordo com Silveira, o município foi o primeiro da região a subir o grau de atenção para os efeitos da chuva. “A Defesa Civil e a Secretaria de Obras estão atendendo estas ocorrências. Siderópolis foi o primeiro município da região que subiu o degrau de atenção para deslizamentos”, afirma.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

A Defesa Civil também orienta a população que mora na região da barragem do Rio São Bento para que evite sair de casa nas próximas horas. Há uma perspectiva de prosseguimento da elevação do nível do rio São Bento. “Na região da barragem a águas saiu do rio, está na estrada e muito perigoso. Quero pedir atenção para a população que não saia de casa porque tende a piorar nas próximas horas até amanhã. Não vá para a região do rio São Bento em Siderópolis que está perigoso”, alerta.

A situação segue monitorada pela Defesa Civil. Abaixo, fique atento para as dicas de segurança da Defesa Civil. Em situação de emergência, disque 199 para acionar a Defesa Civil ou 193 para o Corpo de Bombeiros.

Leia mais sobre:

siderópolis,

chuva,

Lauro Müller,

temporal,

Rio Salame,

Rio São Pedro.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral