Escolhedeiras de

Escolhedeiras de carvão são homenageadas

Por Marcelo de Bona - marcelodebona@engeplus.com.br

Em 03/06/2012 às 08:01
imagem da noticia
Continua após anúncio
Fim do anúncio
 As mulheres que ajudaram a desenvolver a economia da região carbonífera trabalhando como escolhedeiras de carvão foram homenageadas neste sábado, no Parque das Nações Cincinato Naspolini, pela Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) e a Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

De acordo com a presidente da Afasc, Gladis Sarvalaio, a ideia de homenagear as escolhedeiras que trabalhavam classificando o carvão que vinha do subsolo foi levantada pelo prefeito Clésio Salvaro e teve como objetivo resgatar a história dessas mulheres que fazem parte da história do município. A partir daí, foi dado inicio a pesquisa que culminou com cerca de 200 mulheres, com idades entre 70 e 91 anos, inscritas para receber a homenagem. “Há uns três meses iniciamos a busca pelas escolhedeiras, mas a tarefa não foi tão difícil, pois uma mulher indicava a outra”, informa Gladis.

A aposentada Rosa Feliciano de Sá, de 82 anos, relembra como era o trabalho de escolhedeira na Companhia Brasileira de Carvão Araranguá (CBCA). “Comecei a trabalhar com 12 anos, na Mina do Mato. Era um trabalho difícil das 7 horas às 16 horas, quando chegava do trabalho ainda tinha que cuidar dos meus irmãos e da casa”, conta dona Rosa, que ficou muito contente e emocionada por ter sido lembrada. “Quase nem dormi nessa noite”, revela.

A moradora do bairro Metropol, Iracema de Stefani Jorge, 78 anos, começou a trabalhar aos 13 anos, na mina Vitória, localizada no Metropol. Iracema mostra com orgulho a sua carteira profissional e recorda com saudade o tempo em que trabalhava como escolhedeira. “Se pudesse voltar no tempo eu queria trabalhar de novo, era um serviço ótimo”. conta Iracema.

A mãe do prefeito Clésio Salvaro, já falecida, também trabalhou como escolhedeira."Temos que enaltecer o trabalho destas mulheres. Quero que este dia fique marcado na memória, como nosso agradecimento por tudo que fizeram por Criciúma", declarou Salvaro.

O evento contou com a apresentação do boi-de-mamão, sorteio de brindes, almoço, e a entrega do certificado as mulheres homenageadas.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral