Por Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br
Em 17/11/2013 às 15:27Na companhia do verde e ao som dos pássaros, o município de Jacinto Machado esconde em seu interior a cachoeira do Burim. Com sete metros de altura e com a formação de uma piscina natural própria para banho, a cachoeira é um dos belos pontos turísticos do Sul do Estado. A cidade de Jacinto Machado, inserida no Vale do Araranguá, está localizada a cerca de 70 quilômetros de Criciúma, sendo que a cachoeira está a quase 20 quilômetros da região central de Jacinto Machado.
Saindo do centro da pequena cidade com pouco mais de dez mil habitantes, o motorista trafega aproximadamente dez quilômetros pela comunidade de Serra da Pedra, chegando até a localidade de Engenho Velho, onde o motorista transita por mais sete quilômetros.
No caminho é possível presenciar a beleza do interior e pequenos rios formados pela correnteza da cachoeira, que corta a estrada que dá acesso ao Burim. Chegando ao local, cada pessoa paga o valor de R$ 2, pois a cachoeira está inserida dentro de uma propriedade particular.
O tempo é livre e o acesso é fácil. Em uma caminhada de pouco menos de cinco minutos é possível presenciar a queda d’água, se ambientar com o local e cair para dentro d’água. O contato com a natureza reforça as energias e a queda d’água proporciona uma massagem relaxante. Mas os banhistas devem tomar cuidado, o solo é revestido por pedras e a profundidade pode chegar até cinco metros. Para quem não sabe nadar o melhor é não ir tão a fundo na cachoeira.
Leia mais sobre:
Jacinto Machado,
Cachoeira,
Burim,
Natureza,
Interior.
Planeta Terra
Nova sede
Balneário Camacho
50 alunos
Quarta edição
Saúde nas pistas
Balneário Camacho
Quarta edição