Por Amanda Garcia Ludwig - amanda.garcia@engeplus.com.br
Em 19/09/2014 às 10:40Cores, dança e cantoria para contar a história de um boi que adoece, morre e ressuscita. Personagens feitos de tecidos, canos de PVC e fuxico foram interpretados pelos alunos da Escola Governador Herilberto Hülse, de Criciúma, arrancando risadas daqueles que passavam pelo Espaço Cultural Unesc, no hall do Bloco Administrativo, no início de noite de ontem. O tradicional Boi de Mamão ocorreu durante o Primavera e Paz e fez parte do Quintas Culturais desta semana.
O teatro faz parte do projeto de extensão da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação da Unesc) “Boi de Mamão na Comunidade”, coordenado pelas professoras Amalhene Baesso Reddig e Silemar de Medeiros da Silva. O objetivo principal é resgatar a cultura do folguedo e ressuscitar o Boi de Mamão da Unesc. “Na década de 80 tínhamos um Boi de Mamão. Queremos reestruturar essa tradição na Unesc. As pessoas precisam conhecer os costumes brasileiros e através do projeto vamos ensinar os participantes a exaltarem a cultura de Santa Catarina, dando valor ao nosso Boi de Mamão”, afirma Amalhene.
Saiba mais
A primeira etapa do projeto de extensão está sendo realizada na Escola Governador Herilberto Hülse. São 20 alunos participando do folguedo. Para a professora Silemar, que também dá aula na escola em que o projeto atua, o mais interessante foi o envolvimento dos participantes. “O boi conecta as pessoas. Foram estudantes, ex-alunos, pais, merendeiras, professores, moradores, um grande grupo unido para a confecção dos personagens e da tradição em si. Esse envolvimento mexe e cativa os participantes de uma forma que todos abraçam a causa com muito amor”, ressalta.
Depois de estruturar o Boi de Mamão da escola será a vez de criar o da Unesc. “Queremos realizar um encontro com grupos que realizam a tradição do Boi de Mamão, juntando o da escola, o da Unesc e outros da região”, comenta Amalhene.
Colaboração: Mayra Lima/Comunicação Unesc
Leia mais sobre:
Unesc,
boi,
mamão,
primavera,
paz.
Modernização
Saldo positivo
Evento gratuito
O amor está no ar..
Conscientização
Região carbonífera
Acordo com o MPSC
Saldo positivo
O amor está no ar..
Conscientização
Região carbonífera
Acordo com o MPSC