Sinalização na BR

Com duplicação da 101 sinalização de pista muda de cor

Cada cor de faixa indica um tipo de tráfego

Por Redação Engplus - jornalismo@engeplus.com.br

Em 05/03/2014 às 16:00
imagem da noticia
Foto: Muriel Albonico

Com a duplicação de pistas na BR-101 a sinalização horizontal antiga foi redefinida para abrigar o trânsito de veículos e pedestres. As cores das faixas mudaram, novas pinturas foram instaladas para indicação de viadutos ou vias laterais, pedestres receberem espaço delimitado por faixas, para travessia segura, conforme as orientações do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, de 2007. O manual padroniza a instalação de sinalização em todas as rodovias e vias nacionais, garantindo o entendimento dos sinais em qualquer situação.

Cada cor indica um tipo de tráfego.

  • As marcas longitudinais amarelas, contínuas simples ou duplas separam os movimentos veiculares de fluxos opostos e regulamentam a proibição de ultrapassagem e os deslocamentos laterais, exceto para acesso a imóvel lindeiro.
     
  • As marcas longitudinais amarelas, simples ou duplas seccionadas ou tracejadas ordenam os movimentos veiculares de sentidos opostos; as brancas contínuas são utilizadas para delimitar a pista (linha de bordo) e para separar faixas de trânsito de fluxos de mesmo sentido.
     
  • As marcas longitudinais brancas, seccionadas ou tracejadas, não têm poder de regulamentação, apenas ordenam os movimentos veiculares de mesmo sentido. Com a duplicação concluída, a pista simples da BR-101, com faixa central amarela, deu lugar a pistas duplas, com duas faixas de rolagem cada. No centro de cada pista há faixa seccionada de cor branca.
     
  • As faixas amarelas, tracejadas ou contínuas, são utilizadas para separar movimentos veiculares de fluxos opostos, regulamentar ultrapassagem e deslocamento lateral, delimitar espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e demarcar obstáculos transversais à pista (lombada).A faixa branca serve de indicativo para separação de movimentos veiculares de mesmo sentido, delimitar áreas de circulação e trechos de pistas, destinados ao estacionamento regulamentado de veículos em condições especiais, regulamenta faixas de travessias de pedestres, linha de transposição, ultrapassagem, retenção e linha de “Dê a preferência”.

Com informações de Muriel Albonico/Comunicação Dnit 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Leia mais sobre:

Circuito PET.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral