Homenagem

Coronel Pedro Benedet é homenageado com monumento

Aos 16 anos de idade, o imigrante foi um dos fundadores de Criciúma em 1880

Por Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br

Em 04/01/2014 às 13:15
imagem da noticia

Foi inaugurado na manhã deste sábado um busto em homenagem ao coronel Pedro Benedet, um dos símbolos da fundação de Criciúma, que comemora 134 anos na próxima segunda-feira, dia 6. Junto com o aniversário da maior cidade do Sul do Estado, Pedro Benedet completaria 150 anos se estivesse vivo. O busto está localizado e foi inaugurado na Praça Vittorio Veneto, na rua que leva o seu nome, em frente à Loja Pernambucanas, local onde o coronel passou a morar quando chegou em Criciúma. A inauguração marcou o início de uma festividade que vai reunir familiares da família Benedet, na Lagoa dos Esteves, neste domingo. Este é o segundo encontro realizado pela família. O primeiro ocorreu no ano 2000.

Conforme o coordenador geral do encontro, Itamar Benedet, o coronel Pedro Benedet veio da Itália e chegou ao município de Urussanga, em 1879, com apenas 16 anos. Na ocasião, 50 famílias se instalaram na cidade, no entanto, segundo o coordenador, por causa de questões politicais e territoriais, Benedet e mais 30 famílias deixaram o local, andaram mais alguns quilômetros e aportaram em Criciúma. As 30 famílias lideradas por Pedro Benedet, que, posteriormente, recebeu o título de coronel por sua postura de liderança fundaram Criciúma.

A fundação ocorreu, em 1880, no dia 6 de janeiro. “É um orgulho ter a possibilidade de inaugurar um busto em homenagem a uma pessoa que ajudou a fundar Criciúma com apenas 16 anos”, destacou o coordenador geral. 

Continua após anúncio
Fim do anúncio

No evento deste domingo, segundo o coordenador de finanças do encontro, Zairo Casagrande, são esperados 600 familiares de vários estados brasileiros, sendo que o evento contará com diversas atividades, como a celebração de uma missa com o padre Elder Benedet, às 10 horas, almoço, torneio de mora e apresentação de dois filmes: Terra Promessa e Aconteceu na Primavera. Além disso, terá o lançamento de um livro, que narra a história de imigrantes em Santa Catarina.  

Para o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo, é um honra homenagear o primeiro homem público da cidade. “Benedet é uma família que está presente desde os primórdios da cidade e que fizeram e fazem história em Criciúma”, comentou. O deputado federal, Ronaldo Benedet, que também esteve presente na inauguração, ressaltou que a família Benedet possui uma vida construída em um tripé composto por trabalho, religião e família. Ao fim dos discursos, o prefeito descobriu o busto de Pedro Benedet. Logo após, o padre Ângelo Galatto abençoou o momumento.

Leia mais sobre:

criciuma,

centro,

Coronel Pedro Benedet,

Homenageado,

Busto,

Fundação da Cidade.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral