Por Vanessa Amando - vanessa.amando@engeplus.com.br
Em 08/04/2014 às 18:01Uma moradora do bairro Fábio Silva, em Tubarão, teve um susto no início da noite desta segunda-feira, quando uma pedra de 3,6 quilos caiu pelo telhado na sala da casa dela. O incidente aconteceu por volta das 19 horas. O objeto caiu sobre o sofá e não havia ninguém dentro da moradia naquele momento. A queda da pedra foi causada pelas detonações no túnel do Morro do Formigão, obra que faz parte da duplicação do trecho Sul da BR-101.
"Foi um susto muito grande. Estava no pátio e ouvi um barulho, corri para dentro de casa e vi o estrago. Quebrou o telhado e o forro, mas poderia ter causado um acidente maior", detalha a diarista Ângela Maria Gonçalves da Cruz. A filha, o genro e três netos dela moram no mesmo terreno, mas em outra residência, a qual também já foi atingida por pedras em outras situações.
Ela afirma que não foi a primeira vez que as detonações causaram danos. "Várias pedras já caíram, mas essa foi a maior. No ano passado, algumas telhas também quebraram e um pessoal da empresa veio arrumar, mas os tremores danificaram o forro, os quadros não ficam na parede, sem contar o perigo de alguém ser atingido pelas pedras", alerta Ângela.
Assim como ela, a comerciante Roseli Meneguel Machado também está preocupada com a situação e acredita que "o problema é gravíssimo". A casa de Roseli apresenta rachaduras e alguns vidros já foram quebrados por conta das explosões. Ela lembra que, no começo das detonações, os moradores eram obrigados a sair de dentro das casas, o que, segundo ela, "é um absurdo".
Roseli acrescenta, inclusive, que alguns moradores próximos do Morro do Formigão estão dispostos a mover uma ação judicial contra o consórcio JDantas-Novatecna, responsável pelas obras no local. Na tarde desta terça-feira, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) divulgou uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido na noite de ontem. Confira abaixo:
"O DNIT esclarece que o incidente ocorrido na segunda-feira, 7, quando da detonação de explosivos para a escavação do túnel no Morro do Formigão, em Tubarão, foi causado por fatores não previstos e passíveis de controle. Medidas de segurança haviam sido tomadas e, a partir desse, ações mais abrangentes serão desenvolvidas e adotadas para que os trabalhos transcorram sem causar problemas à comunidade lindeira, mesmo com as detonações ocorrendo cada vez mais em direção ao interior da galeria.
Nesta manhã de terça-feira, 8, o consórcio JDantas-Novatecna, responsável pelas obras de transposição do Morro do Formigão, reuniu informações sobre os danos causados nas duas residências atingidas por fragmentos de rochas provenientes da detonação para que sejam iniciadas a recuperação das moradias.
Desde os primeiros trabalhos de perfuração da galeria, em 2013, o consórcio e o DNIT realizam vistorias e monitoramentos das moradias próximas das obras. (...)"
Leia mais sobre:
Tubarão,
Moradores,
obras,
Morro do Formigão,
duplicação,
TUNEL,
pedra,
detonações,
susto,
caiu,
incidente,
fabio silva,
telhado,
explosões.
Encalhe
Infraestrutura
Oportunidade
Educação Infantil
Visitação é gratuita
Imersão cultural
Infraestrutura