Por Redação Engeplus
Em 06/07/2016 às 17:25Após 10 anos de pesquisa, o Instituto Felinos do Aguaí conseguiu registrar oficialmente pela segunda vez, a presença do leão baio (puma concolor) na região de Nova Veneza, na Encosta da Serra Geral. Conforme reportagem do Portal Sul in Foco, o felino foi encontrado em uma região montanhosa, a mais de 1000 metros de altitude.
O flagrante aconteceu na semana passada, após o leão passar próximo de uma das 20 armadilhas fotográficas espalhadas pela Reserva Biológica do Aguaí, que compreende os municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Morro Grande.
Segundo a bióloga e coordenadora do Instituto, Michele Ribeiro Luiz, o flagrante da imagem do felino é algo inédito. “Ao longo destes anos de pesquisa, registramos através de imagem cerca de 25 espécies de mamíferos na reserva, mas nunca o Leão Baio. Em novembro do ano passado, conseguimos registrar a imagem dele. A partir disso, intensificamos a instalação de armadilhas fotográficas e depois de oito meses, conseguimos a imagem em vídeo do felino”, relata. O fotógrafo e montanhista do Instituto Júnior Santos participou na preparação dos equipamentos.
O animal flagrado mede quase dois metros de comprimento (com a cauda) e possui aproximadamente 40 quilos. Segundo a bióloga, trata-se de um macho. “Ele possui hábitos noturnos e se torna difícil registrá-los. Temos relatos de moradores destas regiões que já o viram”, conta.
Veja o vídeo do Instituto Felinos do Aguaí
Confira a matéria completa clicando aqui.
Leia mais sobre:
Circuito PET.
Reconhecimento
Investimento
Ação para 2025
Programação
Oportunidade
Investimento