Por Douglas Saviato - douglas.saviato@engeplus.com.br
Em 29/08/2017 às 10:44Um dos mais famosos e tradicionais pontos turísticos de Laguna foi alvo de vandalismo na madrugada dessa segunda-feira, dia 28. A Pedra do Frade, localizada na extremidade do Morro do Gi, na Praia do Gi, foi pichada com a frase “Luana amo você”. De acordo com a assessoria de comunicação do município, a pichação começará a ser removida com produtos químicos ainda nesta terça-feira.
As secretarias de meio ambiente e de obras acompanharão os trabalhados, que deverão ser concluídos provavelmente nesta quarta-feira, dia 30. Ainda não há suspeitos de quem cometeu o ato de vandalismo no local, mas denúncias podem ser realizadas tanto na ouvidoria da prefeitura de Laguna quanto na Polícia Militar (190) e na Polícia Civil (197).
Beleza natural
A Pedra do Frade aguça a imaginação dos visitantes e desafia a lei da gravidade. São 30 toneladas em nove metros de altura e cinco de diâmetro. O monumento, segundo relatos de historiadores, foi o primeiro marco oficial do Tratado de Tordesilhas, acordo assinado entre Portugal e Espanha, em 1494. Além disso, também foi considerado o primeiro cartão-postal do Brasil.
Inúmeras versões e especulações giram entorno do surgimento da pedra, entre elas, a história de que há muitos anos, enquanto alguns sábios meditavam naquele lugar, começou uma forte tempestade que provocou uma espécie de avalanche de pedras que em vez de os atingirem, simplesmente pararam. Assim, elas teriam permanecido naquele local até hoje.
A pedra está a aproximadamente dez quilômetros do Centro de Laguna, na região norte do município. O acesso pode ser feito pela praia ou pela estrada da Praia do Gi, passando à esquerda pelo trevo do Laguna Internacional.
Leia mais sobre:
Circuito PET.
Cocal do Sul
4ª edição
Clínicas integradas
Capivari de Baixo
Neste sábado
O amor está no ar
Cooperativismo
Fomento à prática
Fomento à prática