Por Rafaela Custódio -
Em 08/07/2021 às 11:49No dia 4 de dezembro, a empresa Engie, proprietária do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, anunciou que não tem mais intenção de manter as atividades na unidade. Mas a decisão acendeu um sinal de alerta. Acontece que 99% do carvão mineral produzido no Sul de Santa Catarina é consumido pelo complexo, que possui três usinas termelétricas. Após o anúncio, foi criada uma Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia para tratar do assunto, que deve entregar um relatório sobre a importância do complexo para o Ministério de Minas e Energia no próximo dia 13.
“A parte burocrática da compra está avançando e fala-se no início de outubro da efetivação da compra. O segundo assunto é a manutenção da conta de desenvolvimento energético e que torna a Jorge Lacerda competitiva no mercado. A necessidade está mostrando a importância do complexo”, destacou o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, em entrevista ao jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado.
A projeção é que o fechamento da unidade deixaria de movimentar aproximadamente R$ 6 bilhões na região e poderia gerar mais de 20 mil demissões de toda a cadeia produtiva envolvida na produção de energia a carvão no Sul catarinense.
Leia mais
Fernando Zancan fala sobre nova reunião para discutir o futuro do carvão mineral
Carvão e fechamento da Usina de Jorge Lacerda é tema da reunião da Regional Sul da Fiesc
Ministério de Minas e Energia debate fechamento da usina Jorge Lacerda
Em Brasília, Salvaro busca manutenção do Complexo Jorge Lacerda e a continuidade do Canal Auxiliar
Audiência Pública define criação de nova política estadual do carvão para a usina Jorge Lacerda
Alesc debate fechamento da usina Jorge Lacerda com Ministério de Minas e Energia
Comissão articula para continuidade dos trabalhos da Usina Jorge Lacerda
Leia mais sobre:
Sul catarinense,
Complexo Jorge Lacerda.
Vagas limitadas
Acesso à Justiça
Ritmo acelerado
Emprega Mais Social
Dia dos Pais
Bairro Próspera
Acesso à Justiça
Emprega Mais Social
Dia dos Pais
Bairro Próspera