Geral

Criciumense Rubison Olivo lança novo livro com o médico cardiologista Lair Ribeiro

Título aborda os benefícios da gordura e colesterol para a boa saúde

Por Lucas Renan Domingos -

Em 18/06/2021 às 18:19
imagem da noticia
Foto: Divulgação

“Rompendo o paradigma das gorduras saturadas e do colesterol” é o título do novo livro assinado pelo médico cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro em parceria com o farmacêutico-bioquímico e doutor em Ciência dos Alimentos criciumense Rubison Olivo. O exemplar já está em pré-venda e será lançado oficialmente neste sábado, dia 19. O evento acontece das 10 horas às 13 horas na loja do Centro das Livrarias Fátima, onde também pode ser adquirido.

Na obra, os autores defendem a importância do consumo de gorduras saturadas e do colesterol para a manutenção da saúde. Segundo Olivo, as substâncias são essenciais para a homeostase metabólica, necessária para que o corpo realize suas funções corretamente. “O livro tem este nome para quebrar o mito de que gorduras saturadas e o colesterol são inimigos da boa saúde. Nas últimas seis décadas, essas substâncias têm sido apontadass como grandes causadoras de doenças cardiovasculares e comorbidades, fato que não corresponde à realidade”, garante o farmacêutico-bioquímico.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Olivo aponta que o consumo de gorduras e o colesterol contribuíram para a evolução da espécie humana. “O ser humano é resultado de um processo evolutivo graças a ingestão de carnes e suas gorduras. A maioria dos animais herbívoros possuem cérebro pequeno, porque o cérebro precisa de gordura para crescer. Acontece que as gorduras foram modificadas na Revolução Industrial e a introdução dela nos alimentos em sua forma industrializada passaram a ser vistas como elementos estranhos pelo corpo, levando a inflamações crônicas e doenças da modernidade”, ressalta.

O doutor afirma que as gorduras saudáveis passaram a ser substituídas por refinados, gorduras industrializadas, carboidratos e farináceos. “Aumentou-se, por exemplo, o consumo de açucares. Há 300 anos, o ser humano ingeria dois quilos de açúcar por ano. Hoje essa quantidade é de 82 quilos por ano, chegando aí a 250 gramas por dia em média. A falta de gordura saudável, que contribuiu para o crescimento do cérebro, tem aumentado os casos de autismo, por exemplo. Até 1985, as escolas de medicina não tinham esta preocupação. Agora, estudos americanos mostram que no fim desta década metade das crianças de lá terão autismo”,

A troca de gorduras saudáveis por carboidratos refinados e gorduras industrializadas também faz aumentar os índices de obesidade. Ao ingerir açúcar, o corpo produz insulina e manda para as membranas das células que produzirão energia, que, se não forem gastas, são armazenadas. “Em 2020, a quantidade de americanos com sobrepeso ou obesos atingiu 75% da população. O Brasil já se aproxima dos 50%”, conta Olivo.

As explicações para os estudos realizados pelo farmacêutico-biomédico e pelo cardiologista Lair Ribeiro estão no livro de mais de 280 páginas, escritas durante um trabalho de três anos tendo como embasamento mais de 500 estudos científicos. “É um conteúdo científico para profissionais da saúde, mas a escrita também é de entendimento de leigos. Revelamos os verdadeiros agentes prejudiciais para o bom funcionamento do organismo”, finaliza.

Leia mais sobre:

geral,

lançamento,

livro,

Lair Ribeiro,

rubison olivo.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral