Criciúma

Parque da Santa Luzia terá circuito oficial de parkour e possui data para ser inaugurado

Planejamento é iniciar obras em fevereiro e inaugurar no dia 6 de janeiro de 2023

Por Thiago Hockmüller - thiago.hockmuller@engeplus.com.br

Em 26/12/2021 às 18:19
imagem da noticia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Criciúma/Portal Engeplus

Criciúma deve ganhar um novo parque em janeiro de 2023, desta vez na Santa Luzia. A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana está em fase de conclusão do projeto, que deve ser licitado em janeiro, com início das obras em fevereiro e inauguração no dia 6 de janeiro de 2023, no aniversário da cidade.

O Parque da Santa Luzia terá cerca de 28 mil metros quadrados e custará R$ 15 milhões, sendo R$ 5 milhões investidos pelo Governo do Estado. O projeto está dividido em dois níveis: um envolve equipamentos para esportes radicais e outro de convivência, com previsão de oito quiosques com churrasqueira.


Novo parque deve ser inaugurado em janeiro de 2023.

Continua após anúncio
Fim do anúncio

Circuito de parkour 

Localizado na avenida Universitária, ao lado da igreja católica, o terreno possui um campo de futebol e também a Praça João Constante Milioli, que será anexada ao novo parque. O projeto conta com palco, um circuito oficial de parkour, duas quadras de beach tennis, três para vôlei de praia e futvôlei, um parque infantil radical (foto ao lado), duas quadras poliesportivas e uma cancha para futebol de areia. 

A perspectiva do Paço Municipal é obter no início do ano a licença ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para então licitar a obra. A perspectiva é conhecer a empresa vencedora em fevereiro, para então começar a construção. 

“O projeto está concluído, faltam apenas os projetos estruturais e estamos fazendo o orçamento para ir para licitação no início do ano que vem. Estamos aguardando também a licença ambiental. Estive com o IMA, que é o órgão ambiental que vai licenciar esta obra, para agilizar. Até metade de janeiro temos a licença, aí lançamos a terraplenagem e enquanto isso mandamos o projeto para licitação para começar a obra no final de fevereiro”, projeta a engenheira Kátia Smielevski, responsável pela gerência dos projetos da Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana.

O projeto também contempla ciclovia, circuito de caminhada, cross training, espaços de lazer, mini ciclovia para crianças e estacionamento com 140 vagas. Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, este será mais um equipamento de lazer e promoção da saúde. 

“O parque é uma necessidade da família atual. Quem mora nas grandes cidades precisa ter um parque, é uma área de lazer. O que as pessoas mais observam para morar em uma cidade é se tem escolas, creches e áreas de lazer, que neste caso é o parque. O parque é um instrumento de qualidade de vida para as pessoas. Sempre digo que é o nosso maior e melhor posto de saúde. Quanto mais vão para o parque, mais estão promovendo saúde e qualidade de vida. Esperamos poder inaugurar no dia 6 de janeiro de 2023”, planeja o prefeito.

Fazem parte da equipe técnica responsável pela elaboração do projeto o arquiteto André Luiz Laitano, o engenheiro sanitarista Murilo Barbosa Flores, os engenheiros eletricistas João Carlos Zilli e Glauber Teza Salvador. Fabiano Martins de Farias é o responsável pelo cálculo estrutural e complementares e o engenheiro civil Sérgio Agustinho é responsável pela planilha orçamentária e será o fiscal da obra.

Abaixo, confira imagens do projeto:

Leia mais sobre:

criciuma,

prefeitura de Criciúma,

Santa Luzia,

Parque da Santa Luzia.

Receba as principais notícias de
Criciúma e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Clique aqui

Confira mais de Geral