Por Rafaela Custódio -
Em 23/08/2021 às 08:34O Banco de Leite de Criciúma comemora dois anos de funcionamento no próximo domingo, dia 29. A unidade está localizada no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) e atende toda a região sul catarinense. Nos últimos 24 meses, 324 bebês receberam doações do banco. Ao todo, 735 litros de leite foram recebidos através de doações de 162 doadoras.
O aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os 5 anos, evita diarréia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. Além disso, o ato contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal do pequeno e promove o vínculo afetivo entre mãe e bebê.
Todo leite recebido no banco é destinado para bebês em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) do próprio HMISC. "O leite materno salva vidas. Nossa unidade é a única na região, pois a mais próxima fica em Tubarão. Atualmente, temos 27 mulheres doadoras, mas todo mês varia o número", explica a enfermeira responsável pelo Banco de Leite, Hariele Teixeira Barcelos.
Doadora incentiva outras mulheres a doar
Patricia Spillere é mãe de duas crianças e doadora do Banco de Leite há 30 dias e conta sua experiência. "Quando engravidei da minha segunda filha, já tinha a intenção de doar. Fiz um propósito que seria doadora e, depois que consegui resolver um problema de dor na hora da amamentação, cumpri com o plano", lembra.
A organização do Banco de Leite chamou a atenção de Patricia. "Todo o atendimento funciona muito bem, desde a coleta de dados até a entrega dos frascos. Achei muito organizado e, por isso, estou incentivando outras mulheres a doarem", destaca.
Agosto Dourado
O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
Os benefícios do aleitamento materno são inúmeros, no entanto, segundo a OMS, apenas 39% dos bebês brasileiros são amamentados com exclusividade até os cinco meses de vida.
Para celebrar o mês e incentivar a doação de leite, o Hospital Materno Infantil Santa Catarina fará uma ação no próximo sábado, dia 28, na Praça Nereu Ramos, das 9 às 13 horas. "O objetivo é conversar com mulheres sobre amamentação e falar sobre leite materno", destaca Hariele.
O HMISC ainda fará duas lives por meio das redes sociais sobre os dois anos do Banco de Leite. Confira abaixo a programação.
Leia mais sobre:
criciuma,
Banco de Leite.
Ação especial
Passageiros e cargas
Siderópolis
Dia da Independência
Passageiros e cargas