Por Lucas Renan Domingos -
Em 09/09/2022 às 18:33Criciúma ganhou um novo monumento. A estrutura de concreto em formato de obelisco tem 20 metros de altura, pesa 43 toneladas e marca as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em Criciúma. A inauguração aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 9, no alto do Morro Cechinel.
“O monumento é mostrar para o Brasil o quanto Criciúma é importante para a nossa Nação. São 200 anos de independência do país e o nosso município está há 143 anos contribuindo para o desenvolvimento desta nação. A construção deste monumento vai simbolizar e resgatar, ainda mais, o amor à pátria na cidade e ao nosso município que durante anos, infelizmente, foram deixados de lado”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
A estrutura foi doada pela empresa BPM Pré-Moldados, além da comemoração de 200 anos da Independência do Brasil, o monumento também simboliza o início das obras do Parque Astronômico.
“Vamos fazer do Morro Cechinel um monte do saber e do conhecimento. Adquirimos este terreno e aqui vamos construir o nosso Parque Astronômico, que terá este monumento, uma sala maker e o nosso planetário. Logo aqui ao lado teremos o nosso mirante e ainda estamos estudando com os arquitetos onde construiremos o Stonehenge”, acrescentou Salvaro.
Cápsula do tempo
A cerimônia de inauguração contou com a participação de alunos das escolas municipais de Criciúma. Os estudantes cantaram o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Criciúma e o Hino da Independência e ainda puderam acompanhar de perto a encenação sobre a transição do Brasil de uma Monarquia para República.
Após o ato de descerramento da placa de inauguração do Monumento do Bicentenário da Independência do Brasil uma cápsula do tempo foi fechada com quase 250 cartas aos pés da estrutura. A ideia é de que o cilindro seja reaberto no dia 7 de setembro de 2032.
“Fizemos a capsula do tempo para colocarmos ali todo o pensamento dos nossos alunos, gestores, professores, equipe de governo e as entidades. Cada um escreveu uma carta de como eles imaginam a nossa cidade daqui dez anos. Quem for o prefeito em 2032 vai fazer a abertura desta cápsula e vamos saber se o que foi imaginado se realizou”, afirmou o secretário de Educação de Criciúma, Miri Dagostim.
Prefeitura Clésio Salvaro fecha a cápsula do tempo - Vídeo: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
De acordo com a estudante, Maria Eduarda Colombo de Souza, essas atividades são importantes para o aprendizado e para estimular ainda mais o gosto pelos estudos. “Eu sou uma pessoa bem tranquila e comunicativa. Então, daqui dez anos meus objetivos são estudar e me dedicar ainda mais, para conseguir conquistar um bom futuro em minha vida”, comentou
Parque Astronômico
A previsão da Prefeitura de Criciúma é de que o Parque Astronômico seja inaugurado no próximo aniversário da cidade de Criciúma, no dia 6 de janeiro de 2023. Além das obras estruturantes, outras duas etapas do projeto já estão em andamento, que são a construção da cúpula e a edificação das salas makers. Somente na execução do projeto, o município deverá investir R$ 4 milhões.
Projeto do Parque Astronômico de Criciúma - Vídeo: Divulgação/Decom
A ideia é que o Parque Astronômico se torne uma referência turística e um local de aprendizado lúdico e prático para os alunos da cidade. Para isso, além do planetário e do laboratório de robótica, o parque terá marcações de constelações e astros na pavimentação, escultura de uma esfera armilar – um instrumento de astronomia aplicado em navegação –, relógio do sol, e esculturas representando os solstícios das estações e os planetas.
Leia mais sobre:
criciuma,
geral,
brasil,
monumento,
independência,
Bicentenário.
Solidariedade
Siderópolis
Próximos quatro anos
Edição histórica
Oportunidade
Vagas de emprego no Sul de Santa Catarina
Passeando por SC
Siderópolis
Próximos quatro anos
Edição histórica
Passeando por SC