Por Redação Engeplus -
Em 24/09/2022 às 14:54Depois de 40 anos de espera, a comunidade de Jaguaruna voltou a conviver com a vida no canal da Barra do Camacho. A lagoa está cheia novamente e o pescado - principal fonte de renda de pelo menos 2 mil pescadores artesanais da região - também está de volta. Este é o resultado do trabalho de recuperação que foi feito no canal, com recursos do Estado. As obras foram entregues na manhã deste sábado, dia 24, em ato com a presença do governador em exercício, Moacir Sopelsa.
A execução dos trabalhos, que iniciou em janeiro, ficou a cargo do município, com investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões do Governo de Santa Catarina. A recuperação envolveu o desassoreamento, com a dragagem da barra e o enrocamento, que é a colocação de pedras às margens do canal. Pescadores da região comemoram, principalmente a volta das espécies de peixes no local, mas a lagoa aberta também impacta de maneira positiva o turismo do município e a segurança na contenção de cheias.
Foto: Julio Cavalheiro/Secom
"Estou muito feliz em poder entregar essa obra reivindicada há anos, desde quando eu fui secretário da Agricultura", relembra Moacir Sopelsa. No evento, ele afirmou ainda que o Governo vai continuar o trabalho de prolongamento dos molhes pelo canal.
"Não há uma parte desse Estado que não seja produtiva e aqui é a pesca que será fortalecida, proporcionando às famílias envolvidas com a atividade, mais oportunidades, incremento na renda e mais qualidade de vida", acrescenta o governador em exercício, que chegou ao evento acompanhado da primeira-dama Valentina Sopelsa.
O prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva dos Santos, disse que a inauguração da obra é um dia de gratidão para ficar na história do município e na vida de muitas pessoas das comunidades da região norte da cidade. "É um sonho realizado, com eficiência, transparência e um grande trabalho de equipe", assinala.
Moradora da região há oito anos, Marlise Pickler diz que a realidade mudou completamente, trouxe vida e melhores condições de trabalho para os pescadores. "A região estava tomada de areia, os peixes e outros animais estavam morrendo. A obra trouxe vida para nós, para a natureza e para os produtores que dependem da pesca e agora podem voltar ao trabalho e garantir sua renda", conta Pickler.
Leia mais sobre:
inauguração,
geral,
desassoreamento,
Barra do Camacho,
enrocamento.
Homenagens
Sustentabilidade
Dia das Mães
Siderópolis
Primeira edição
Câmara Municipal
Solidariedade
Sustentabilidade
Edital da Fapesc apoia projetos de negócios sociais para o enfrentamento de desafios socioambientais
Siderópolis