Por Lucas Renan Domingos -
Em 15/08/2022 às 19:09O atendimento que já é feito presencialmente pela Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma agora também acontecerá interiamente pela internet. Foi lançado na tarde desta segunda-feira, dia 15, o Procon Digital, uma ferramenta que promete aproximar o órgão dos consumidores e desburocratizar o serviço. A cidade é a primeira do país a contar com uma plataforma 100% digitalizada.
Por meio do endereço procon.criciuma.sc.gov.br os cidadãos criciumenses poderão tirar dúvidas, realizar uma triagem, efetuar um atendimento preliminar, formalizar uma denúncia, solicitar fiscalizações e até participar de audiências de conciliação. A novidade, que já está em funcionamento, promete poupar tempo dos consumidores e dar celeridade e transparência aos encaminhamentos protocolados no órgão.
“Não é apenas um novo site. É um sistema 100% digital, onde forneceremos todo o atendimento que já acontece presencialmente também pela internet. O consumidor, os advogados de fornecedores e todo mundo poderá acompanhar de forma online o andamento dos procedimentos, a documentação. É uma inovação. Vai evitar que os consumidores percam tempo em filas, que os representantes das empresas percam tempo indo até a sede do Procon”, destacou o coordenador do Procon de Criciúma, Gustavo Colle.
Diminuição de tempos
A ferramenta já vinha sendo testada desde o mês de abril. Em Criciúma foram mais de 3 mil testes que já resultaram na coleta de informações e que impactaram em melhorias focadas na diminuição do tempo nos atendimentos. A expectativa nos próximos meses é de que todo o trâmite de um procedimento ocorra em um período 50% menor do que ocorre atualmente dentro do Procon.
“O consumidor conseguirá ver todas as etapas do processo, em que fase está e quais partes estão pendentes. Ao longo do andamento ele vai poder acrescentar informações, anexar documentos e realizar outros trâmites sem a necessidade de ir até o Procon. Há ainda um chat onde o Procon vai ser o intermediador entre consumidor e fornecedor para que eles conversem. Isso vai diminuir, por exemplo, a quantidade de intimações geradas e, consequentemente, de processos administrativos”, explicou Rodrigo Medeiros, diretor da Global Tecnologia, responsável pela execução do Procon Digital.
Antes da nova plataforma os atendimentos no Procon de Criciúma eram considerados analógicos, feitos com uso de papel e minimamente digitalizados. Por meio da ferramenta lançada nesta segunda-feira também será possível ver, por exemplo, indicadores sobre os procedimentos, como as empresas que mais recebem reclamações, os setores mais reclamados e fornecedores que apresentam melhor resolutividade.
“O Procon de Criciúma tem se dedicado para oferecer o melhor para o consumidor criciumense. Há uma tendência de regionalizarmos o nosso serviço do Procon. Algumas cidades da nossa região não têm Procon. É por isso que a atuação do Procon de Criciúma também deve ser estendido aos municípios da região, principalmente os que não tem condição de implantar este serviço. O Procon Digital é a tecnologia a serviço do cidadão”, destacou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
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